Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel

O antigo aeroporto de Berlim-Tegel está previsto para ser reestruturado. O plano diretor inclui o Schumacher Quartier, um novo bairro residencial com 200 hectares de área verde, e um parque industrial de pesquisa para tecnologias urbanas, o Berlin TXL – a Urban Tech Republic. Além de criar um espaço para a indústria, os negócios e a ciência, o parque de inovação pretende pesquisar e testar tecnologias urbanas. O parque se concentrará em temas principais no desenvolvimento das cidades: o uso eficiente da energia, construção sustentável, mobilidade ecológica, reciclagem, controle de sistemas em rede, água limpa e aplicação de novos materiais.

Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 2 de 16Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 3 de 16Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 4 de 16Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 5 de 16Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Mais Imagens+ 11

A Urban Tech Republic acomodará cerca de 1.000 pequenas e grandes empresas centradas em pesquisa, desenvolvimento e produção. O número estimado de funcionários chega a 20.000. O plano inclui áreas designadas para todas as fases de desenvolvimento da empresa: startups, centros tecnológicos e instalações comerciais e industriais. Também serão previstas acomodações para 2.500 alunos, que se mudarão para o antigo edifício do terminal.

Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 8 de 16
© Tegel Projekt GmbH, gmp Architekten

O Schumacher Quartier desenvolverá mais de 5.000 casas e suas comodidades necessárias: creches, escolas e estabelecimentos comerciais. O desenvolvimento também será usado para testar soluções de vanguarda para fornecer energia neutra e oferecer novos modelos de mobilidade. As tecnologias serão pesquisadas e desenvolvidas bem ao lado - na Urban Tech Republic. Outras 4.000 casas estão planejadas para os distritos vizinhos de Cité Pasteur e TXL Nord.

A Urban Tech Republic se tornará um distrito compacto e de curtas distâncias com uma via de acesso livre para transporte público e meios de transporte com opções de compartilhamento de bicicletas e carros, bem como veículos elétricos. Além disso, o parque de inovação será conectado à rede superordenada de ciclovias e transportes públicos.

Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 4 de 16
Visão geral do Berlin TXL SQ. Imagem © Tegel Projekt GmbH, Macina

O Estado de Berlim encomendou o projeto ao Tegel Projekt GmbH, uma empresa estatal, com o desenvolvimento e gestão do Berlin TXL - Urban Tech Republic, e do Schumacher Quartier. A conclusão da primeira fase de construção do Urban Tech Republic e do Schumacher Quartier está prevista para 2027, assim como a conclusão de grande parte das reformas do edifício existente.

Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 2 de 16
Rua do bairro Berlim TXL SQ. Imagem © Tegel Projekt GmbH, rendertaxi
Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel - Imagem 11 de 16
Praça do barirro de Berlim TXL SQ. Imagem © Tegel Projekt GmbH, rendertaxi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Berlim planeja construir distrito residencial inteligente no antigo aeroporto de Tegel" [Berlin Plans Smart Residential District and Research Park on Former Tegel Airport] 17 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987085/berlim-planeja-construir-distrito-residencial-inteligente-no-antigo-aeroporto-de-tegel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.