7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 1 de 8
© JOURNEE

No ano passado, os NFTs entraram no domínio da arquitetura, provocando discussões sobre o papel da profissão na futura economia digital. Do design de imóveis digitais a exposições e eventos de arquitetura explorando seu valor até chegar aos escritórios de arquitetura estabelecidos que abraçaram o novo meio, os NFTs foram adotados pela profissão como a promessa de uma nova forma de produção criativa. Veja, a seguir, um resumo dos experimentos da arquitetura com NFTs até agora, juntamente com uma série de artigos do Archdaily esclarecendo o assunto.

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 2 de 87 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 3 de 87 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 4 de 87 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 5 de 87 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Mais Imagens+ 3

Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 2 de 8
© iheartblob

Devido a circunstâncias inesperadas, a Bienal de Arquitetura de Tallinn anunciou o novo vencedor do seu concurso de instalações: Fungible Non-Fungible Pavilion por iheartblob, uma inédita abordagem "descentralizada e sistemática" para o projeto arquitetônico permitiu que a comunidade participe sendo designer ou investidora, criando uma estrutura que evolui ao longo do tempo. Em vez de projetar e construir a própria estrutura, o iheartblob criou uma ferramenta generativa NFT; uma configuração paramétrica que permite aos indivíduos projetar e “cunhar” seus próprios objetos.

OMA cria série de NFTs inspirada em esculturas subaquáticas

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 4 de 8
© OMA com Charlotte Taylor e Nicholas Préaud

OMA / Shohei Shigematsu, junto com os artistas Charlotte Taylor e Nicholas Préaud, criaram uma série de NFTs inspirados em uma escultura subaquática feita para o projeto ReefLine. Encomendado por Aorist para seu mercado de NFT voltado para o meio ambiente, o vídeo NFT Coral Arena desdobra uma narrativa virtual do monumento, simulando a evolução da futura obra de arte física de um objeto abstrato para ser o suporte de um ecossistema subaquático. Os NFTs foram revelados durante a Miami Art Week e os lucros de sua venda serão doados para a conclusão do projeto ReefLine.

Zaha Hadid Architects projeta galeria virtual que explora arquitetura, NFT e metaverso

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 8 de 8
© JOURNEE

O escritório Zaha Hadid Architects apresentou o projeto "NFTism", uma galeria de arte virtual na Art Basel Miami que explora a arquitetura e a interação social no metaverso. A galeria apresenta espaços que exploram a experiência do usuário, interação social e composições "dramatúrgicas", combinados com MMO (massively multiplayer online game, ou jogo multijogador massivo online) e serviços tecnológicos de interação.

Mars House, primeira casa digital vendida no mercado NFT

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 6 de 8
© Krista Kim

A Mars House, projetada em maio de 2020 pela artista Krista Kim, tornou-se a primeira casa digital NFT vendida no mundo. O arquivo digital 3D, que pode ser experimentado em realidade virtual, foi recentemente adquirido. Renderizada usando o Unreal Engine, um software para criar videogames, a casa pode ser experimentada em RV, mas também pode ser experimentada por meio de um ambiente de realidade aumentada (AR) em aplicativos. Uma estrutura composta de luz, Mars House gera uma atmosfera de relaxamento, com acompanhamento musical de Jeff Schroeder do The Smashing Pumpkins.

Além disso, o Archdaily está explorando o potencial dos NFTs no campo da arquitetura em uma série de artigos.

O que é arquitetura NFT e por que ela difere dos modelos virtuais comuns?

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 5 de 8
© Karisman

Hoje você abrirá as portas de sua casa para receber os colegas em uma reunião de trabalho. A mesa está preparada à beira da piscina de borda infinita, sob a sombra de uma imensa estrutura metálica curva, que remete aos projetos mais audaciosos de Zaha Hadid, exceto pela ausência completa de pilares. Pairando no ar, essa cobertura completa o cenário idílico do rochedo onde está inserida a mansão. A casa foi adquirida recentemente através do NFT e é acessada digitalmente via código criptografado. Pois é, essa é a sua casa virtual. A física é um pequeno apartamento de 40m2 no centro de uma das metrópoles mais movimentadas e poluídas do sul global.

Por que todo designer e arquiteto pode se beneficiar da economia criativa no metaverso

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 7 de 8
Cortesia de untitled, xyz

A Nike adquiriu recentemente o RTFKT, um estúdio de design fundado em janeiro de 2020, conhecido por seus sneakers e colecionáveis "prontos para o metaverso". Aquisições de terrenos no metaverso estão fazendo manchetes com seus preços multimilionários. Também vimos a adoção de artes NFT pelo mainstream neste ano, e estima-se que as vendas devam disparar para 17,7 bilhões de dólares até o final de 2021. Por baixo do hype e do frenesi, podemos observar uma mudança fundamental que desbloqueia uma nova economia criativa.

Bitcoin, NFT's e metaverso: refletindo sobre o ano do mercado imobiliário digital

7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura  - Imagem 3 de 8
© Decentraland

Durante o ano, uma corrida para comprar propriedades, arte e terrenos aconteceu — mas tudo isso existe em um mundo virtual chamado de metaverso. Embora este mundo já existisse muito antes da pandemia, os lockdowns impulsionaram o mundo online para um novo nível, chamando a atenção de compradores privados e corretores que começaram a canalizar dinheiro para esta realidade. Mas como surgiu este mundo, o que o futuro nos reserva, e qualquer um pode se juntar a esta realidade virtual?

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "7 Fatos sobre a entrada dos NFTs no mundo da arquitetura " [7 Stories About NFTs Entering the Realm of Architecture] 05 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975116/7-fatos-sobre-a-entrada-dos-nfts-no-mundo-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.