Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain

Devido a circunstâncias inesperadas, a Bienal de Arquitetura de Tallinn anunciou o novo vencedor do seu concurso de instalações: Fungible Non-Fungible Pavilion por iheartblob, uma inédita abordagem "descentralizada e sistemática" para o projeto arquitetônico permitiu que a comunidade participe sendo designer ou investidora, criando uma estrutura que evolui ao longo do tempo. O TAB 2022 acontecerá de setembro a outubro de 2022, com a semana de abertura de 7 a 11 de setembro.

Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 2 de 14Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 3 de 14Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 4 de 14Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 5 de 14Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Mais Imagens+ 9

Há alguns meses, a dupla australiana Simulaa e Natalie Alima foi anunciada como vencedora do concurso de 2022 do pavilhão da Bienal de Arquitetura de Tallinn com uma instalação feita de cogumelos. Intitulada Burlasite, a base da estrutura feita com impressão 3D foi coberta com fungos. A proposta destacava-se por usar o conceito de reaproveitamento e reutilização de materiais locais e por demonstrar como é possível criar projetos sustentáveis de maneiras criativas através da adaptação ambiental. No entanto, circunstâncias inesperadas forçaram a dupla a sair da competição.

Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 3 de 14
Cortesia de iheartblob

A nova proposta vencedora redefiniu o papel do arquiteto, transferindo-o de "construtor principal" para "um designer de sistemas", mesclando inovação com o conhecimento de artesãos locais para capacitar as comunidades através do uso de blockchain (cadeia de informações que permite o registro e a criação de, por exemplo, criptomoedas). Com o surgimento das NFTs e da inteligência artificial, o pavilhão, que é considerado o primeiro projeto de arquitetura financiado por blockchain, serve como um novo modelo arquitetônico que se concentra na comunidade e na consciência ambiental.

Esta integração digital e física permite que o design do pavilhão evolua nesses dois campos. Em vez de projetar e construir a própria estrutura, o iheartblob criou uma ferramenta geradora NFT; uma configuração paramétrica que permite aos indivíduos projetar e “cunhar” seus próprios objetos. A forma como o pavilhão funciona é através de uma matriz que, inicialmente fornece um conjunto de restrições, componentes predefinidos de travamento das peças e características da madeira, a fim de calcular os custos do material e fabricação dos componentes. Basicamente, cada NFT criada financia uma réplica física que é usada no pavilhão. As peças digitais podem então ser vendidas pelos proprietários em mercados secundários como um modo para os designers locais gerarem retornos sobre suas criações.

Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 4 de 14
Cortesia de iheartblob

Eventualmente, o pavilhão será composto por peças exclusivas criadas por diferentes designers e proprietários, refletindo uma comunidade ampla e inclusiva. A solicitação de peças estará online a partir de 1 ° de maio e vai até 1 ° de julho, data prevista para o início das obras. A instalação será construída entre julho e agosto, em frente ao Museu de Arquitetura da Estônia, e será aberta ao público 7 de setembro, durante a semana de abertura da bienal e permanecerá até a próxima edição do evento, em 2024.

Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain - Imagem 5 de 14
Cortesia de iheartblob

Sob o tema Comestível (ou Arquitetura do Metabolismo), a 6ª edição da TAB explora maneiras pelas quais o mundo pode nos ensinar sobre economia circular e destaca a relação entre o mundo natural e as cidades e edifícios. Os curadores do evento, arquitetos Lydia Kallipoliti e Areti Markopoulou em colaboração com o co-curador Ivan Sergejev, explicaram como o evento explora como “nutrir a produção manual local, utilizar melhor os recursos disponíveis, responder aos impactos ambientes a longo prazo divulgar o chamado design sob medida”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Bienal de Arquitetura de Tallinn premia pavilhão financiado por blockchain" [Tallinn Architecture Biennale Announces First Ever Blockchain-Funded Pavilion as New Winning Installation] 31 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974044/bienal-de-arquitetura-de-tallinn-premia-pavilhao-financiado-por-blockchain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.