Guilherme Wisnik conversa com Paola Berenstein Jacques sobre o presente e o futuro do campo da arquitetura

A tradição moderna hegemônica, ou “vencedora”, nos campos da arquitetura e do urbanismo, é racionalista, purista e teleológica. Mas outras tradições abafadas historicamente, ligadas a diferentes experiências de vida cotidiana nas grandes cidades, e crítica à ideia de progresso, podem (e devem) ser recuperadas, entendendo-se o presente como um palimpsesto de várias temporalidades heterogêneas que coexistem. Diante do grave “momento de perigo” que passamos a testemunhar historicamente hoje, essa escavação das nossas ruínas pode ser a semente para voltarmos a desejar outros futuros possíveis.

Guilherme Wisnik conversa com Paola Berenstein Jacques, professora da Faculdade de Arquitetura e dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Dança da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora CNPq, pesquisadora associada ao Laboratoire Architecture Anthropologie (LAVUE/CNRS) e coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA). Autora dos livros: Les Favelas de Rio (2001); Estética da Ginga (2001); Maré, vida na favela (2002); Esthétique des favelas (2003) e Elogio aos errantes (2012); Fantasmas Modernos e Pensamentos selvagens (2020, no prelo).

Reveja as lives organizadas pela Escola da Cidade nos últimos meses:

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Guilherme Wisnik conversa com Paola Berenstein Jacques sobre o presente e o futuro do campo da arquitetura" 19 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945985/guilherme-wisnik-conversa-com-paola-berenstein-jacques-sobre-o-presente-e-o-futuro-do-campo-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.