Espera in/em comum: conversa entre Guilherme Wisnik e Ana Luiza Nobre

No Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea desta semana, promovido pela Escola da Cidade, Guilherme Wisnik conversa com Ana Luiza Nobre, arquiteta e professora da PUC-Rio, onde coordena o Là/Laboratório de Análises Arquitetônicas.

A quarentena global imposta pelo coronavírus provoca uma experiencia radical e única de espera, vivida coletivamente, ainda que em isolamento físico. Uma espécie de suspensão do tempo, que associada ao confinamento e à incerteza com relação ao porvir provoca angústia, ansiedade, medo, desânimo. Mas a espera tem também uma dimensão geradora, como mostra Walter Benjamin. O desafio é pensar formas ativas de espera que possam nos ajudar a romper com o regime de produtividade que levou o planeta à exaustão, rever nossas práticas urbanas, sociais e espaciais e conceber outros modos de vida, fundados numa ideia de comum em sua tripla dimensão, ética, política e social.

Reveja os demais epísodios desta série de debates:

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Espera in/em comum: conversa entre Guilherme Wisnik e Ana Luiza Nobre" 18 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937774/espera-in-em-comum-conversa-entre-guilherme-wisnik-e-ana-luiza-nobre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.