Arquitetos projetando móveis: Salone del Mobile 2019

À medida que a semana chega ao fim, a Semana de Design de Milão encerra mais um ano de sucesso de criatividade e inovação. Milhares de empresas de design exibiram suas criações para mais de 200.000 visitantes vindos de diferentes países, com diferentes perfis e carreiras.Embora a feira de design gravitasse em torno do mundo do design de interiores, muitos arquitetos de renome participaram dessa exposição de uma semana e juntaram suas forças a especialistas em design de interiores e mobiliário.

Além das impressionantes colaborações de arquitetos com empresas de iluminação,veja como eles usaram seus conhecimentos em formas e estruturaspara desenvolver peças de mobiliário exclusivas.

Arquitetos projetando móveis: Salone del Mobile 2019 - Mais Imagens+ 31

Sawaya & Moroni

A principal inspiração por trás da coleção de Sawaya & Moroni este ano foi o papel da estrutura nos projetos como um elemento estético, não apenas como uma questão de engenharia. A empresa queria destacar a importância da estrutura na criatividade arquitetônica e, para explorar ainda mais esse conceito de design, eles colaboraram com pesos-pesados da arquitetura que estão muito familiarizados com estruturas e seu potencial de design.

Mesa de Centro MEW, por Zaha Hadid Designs

Mesa de Centro MEW - Zaha Hadid Design x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

Em sequência da escrivaninha MEW em 2016, Zaha Hadid Designs complementou sua peça anterior com uma mesa de centro. O mobiliário que se inspira no origami é inesperadamente leve, fabricado com poliuretano de alta densidade moldado. Um elemento central que lembra uma lâmina age como parte de um terceiro plano,dando a impressão de que a superfície da mesa está suspensa em equilíbrio.

Mesa de Centro MEW - Zaha Hadid Design x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

Cadeira Empilhável 5.PM, por William Sawaya

Cadeira Empilhável 5.PM - William Sawaya x Sawaya & Moroni . Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

A criação de Sawaya remete aos chifres de um animal grande, que são muitas vezes a sua "veia de apoio".Ele traduziu a ideia com um tubo de metal principal que define as pernas, o assento, os apoios de braços e o encosto continuamente, envolvendo-se no usuário. O assento e o encosto são feitos de poliuretano macio moldado, com acabamento em tecido colorido ou couro.

Cadeira Empilhável 5.PM - William Sawaya x Sawaya & Moroni . Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

Poltrona e Sofá KOR, por William Sawaya

Poltrona e Sofá KOR - William Sawaya x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

A segunda coleção de móveis da Sawaya apresenta uma combinação de design tradicional e contemporâneo. Um tubo de aço cromado é trançado com faixas que apoiam o acolchoamento dos assentos, um elemento de design que tradicionalmente era usado e oculto em peças antigas de móveis.

Poltrona e Sofá KOR - William Sawaya x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

ALESSANDRO I-II-III, por William Sawaya

ALESSANDRO I-II-III - William Sawaya x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

A coleção final de Sawaya na edição deste ano foi inspirada em uma peça de mobiliário que remonta ao século XVI. A coleção Alessandro é uma combinação de três armários de diferentes formas e tamanhos, mas com o mesmo padrão geométrico arrojado. Uma composição em preto e branco é enquadrada por uma superfície estrutural contínua, criando uma ilusão de ótica que oculta os contornos dos gabinetes e gavetas. Alessandro III, a mais longa de todas as três peças, possui um elemento verde fluorescente no meio do aparador e um bar dentro dele.

ALESSANDRO I-II-III - William Sawaya x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

Banquetas SLOYD, por Snøhetta Design

Banquetas SLOYD - Snohetta Designs x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

O estúdio de arquitetura norueguês voltou às suas raízes com este projeto colaborativo. A coleção de banquetas é feita de madeira natural e é minimamente desenhada de forma semelhante ao design tradicional norueguês. Dois cortes entalhados nas laterais do assento personalizado permitem que o usuário pegue facilmente as banquetas.Um gancho de metal é fixado a uma das pernas da banqueta, projetado para pendurar bolsas ou mochilas.

Banquetas SLOYD - Snohetta Designs x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

Cadeira GU, por Ma Yansong de MAD Architects x Sawaya & Moroni

Cadeira GU - MAD Architects x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

A cadeira GU foi o resultado de uma pesquisa feita com a MAD Architects sobre o cruzamento fértil entre arquitetura e paisagem, onde a arquitetura é uma extensão do ambiente em que ela se encontra. Os componentes da cadeira de madeira se encaixam perfeitamente, complementando-se em matéria e forma.

Cadeira GU - MAD Architects x Sawaya & Moroni. Imagem Cortesia de Sawaya & Moroni

Mattiazzi

Cadeira Leva, por Foster + Partners

Cadeira Leva, Mattiazzi x Foster+Partners. Imagem Cortesia de Foster+Partners

Esta é a primeira cadeira de madeira projetada pela Foster + Partners, e foi inspirada pela eficiência e forma de um remo. A peça foi desenvolvida com uma única peça de madeira, esculpida e tratada habilmente para proporcionar o máximo conforto e qualidade possível. O uso de material mínimo é derivado da ideia de design sustentável, razão também pela qual a cadeira é projetada para reduzir a quantidade de resíduos gerados durante a produção.

Cadeira Leva, Mattiazzi x Foster+Partners. Imagem Cortesia de Foster+Partners

CITCO

A empresa italiana de pedra natural CITCO colaborou com arquitetos renomados para o design de várias peças em sua coleção 2019. A empresa exibiu produtos curvilíneos e afiadosfeitos inteiramente de mármore.

Banco Volta & Mesa de Centro Malea, por Zaha Hadid Designs

Mesa Mercuric - Zaha Hadid x CITCO. Imagem Cortesia de CITCO

Os projetos de Hadid são conhecidos por ir além dos limites da geometria e engenharia, razão pela qual a CITCO colaborou com o escritório de arquitetura para criar duas peças de mobiliário de espírito livre para a exposição deste ano. O Banco Volta é feito de mármore Nero Assoluto enquanto a Mesa de Centro Malea combina Onyx Ivory e Plexiglass.

Mesa de Centro Malea - Zaha Hadid x CITCO. Imagem Cortesia de CITCO

Mesa Lateral Endless, por Daniel Libeskind

Mesa Lateral Endless - Daniel Libeskind x CITCO. Imagem Cortesia de CITCO

Conhecido por suas explorações e experimentos com formas dinâmicas, Libeskind brincou com proporção, espaço e perspectiva em seu projeto para uma mesa lateral. A peça esteticamente intrigante é esculpida em mármores italianos (Rosso Rupas, Silver Wave e Bianco Carrara C) usando tecnologia de ponta e servindo tanto funções estéticas quanto funcionais.

Mesa Lateral Endless - Daniel Libeskind x CITCO. Imagem Cortesia de CITCO

Molteni&C

Mesa AVA, por Foster + Partners

Mesa Ava - Foster+Partners x Molteni&C. Imagem Cortesia de Molteni&C

A empresa de arquitetura tem colaborado com a empresa de design de móveis desde 2006 e, para a exposição deste ano, sua colaboração explora a tangibilidade da madeira em termos de sustentabilidade e viabilidade. A Mesa Ava é o resultado da demanda constante por uma “eco-sustentabilidade”, uma mesa leve e em balanço que pode ser usada em ambientes fechados e ao ar livre.

Mesa Ava - Foster+Partners x Molteni&C. Imagem Cortesia de Molteni&C

Coleção TWELVE A.M., por Neri&Hu

Coleção Twelve A.M. - Neri&Hu x Molteni&C. Imagem Cortesia de Molteni&C

A dupla, de Xangai, desenvolveu um sistema integrado de móveis para quartos que é ao mesmo tempo convidativo e confortável, inspirado na noção de tempo e na transição do dia para a noite. Madeira foi unida ao metal, couro e tecidos macios para criar a coleção de design simples. Todos os elementos da coleção foram projetados para serem confortáveis durante o dia e a noite.

Coleção Twelve A.M. - Neri&Hu x Molteni&C. Imagem Cortesia de Molteni&C

Salone del Mobile Milano 2019 | ArchDaily

Learn more about the most important event in the world of furniture.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Arquitetos projetando móveis: Salone del Mobile 2019" [Architect-Designed Furniture Pieces at the 2019 Salone del Mobile ] 20 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915146/arquitetos-projetando-moveis-salone-del-mobile-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.