Luminárias desenhadas por arquitetos são atração na Semana do Design de Milão 2019

A Semana de Design de Milão, que este ano acontece entre os dias 09 e 14 de Abril, é o principal e mais conhecido evento de design do mundo, aonde são apresentados todos os anos as principais tendências do design contemporâneo. O Salone del Mobile, como parte dos eventos da Semana de Design, acolhe este ano a Bienal Euroluce, uma exposição internacional de design de iluminação.

A Euroluce deste ano apresenta duas tendências para os próximos anos: "redescobrindo o passado" e "referenciando a natureza". Antigas peças de design foram redescobertas e trazidas de volta à vida, não apenas para servir como símbolos do passado, mas como uma nova fonte de inspiração para o futuro. A referência à natureza é, evidentemente, a principal tendência no mundo do design hoje, dominando não apenas as peças apresentadas na Euroluce mas todas as outras categorias de objetos presentes na Semana de Design de Milão de 2019. São peças inspiradas na natureza e em suas formas naturais e orgânicas, além é claro, de materiais reciclados e ecologicamente corretos.

Seguindo estas linhas, as peças mais chamativas do Euroluce deste ano levam a assinatura de renomados arquitetos e estúdios de design do mundo. Importantes arquitetos fazem sua estréia como designers e apresentam ao mundo suas peças e soluções inteligentes de iluminação.

Sergey Makhno Architects

Sergey Makhno Architects. Imagem Cortesia de ArchDaily

O estúdio de arquitetura ucraniano está fazendo sua estreia na Euroluce deste ano, apresentando uma coleção de peças artesanais fabricadas em cerâmica. O premiado escritório do leste europeu buscou inspiração nos históricos vasos de cerâmica, trazendo-os de volta a vida através de soluções contemporâneas de design.

LASVIT

Kengo Kuma for Lasvit. Imagem Cortesia de ArchDaily

A grande vencedora do Milan Design Award de 2018, a empresa checa LASVIT, trouxe para o Salone del Mobile deste ano uma coleção chamada "The Theory of Light, luminárias desenvolvidas a partir de conceitos como a reflexão, a percepção,o espectro e a natureza da luz. A missão da LASVIT é seguir inspirando o mundo do design com a beleza de seus objetos criados através de técnicas tradicionais de fabricação de vidro, e para a bienal deste ano, a empresa está apresentando uma série de ítens flexíveis e personalizáveis que podem se adaptar perfeitamente a diferentes ambientes. A empresa não poupou esforços para afirmar-se como uma das principais empresas de design de iluminação do mundo. Entre seus principais colaboradores estão Zaha Hadid e Kengo Kuma para citar apenas dois.

Zaha Hadid Design for Lasvit. Imagem Cortesia de ArchDaily

ARTEMIDE

Artemide Pavilion Entrance.Imagem Cortesia de ArchDaily

Considerada uma das mais importantes empresas de design de iluminação do país, a marca italiana é considerada um sinônimo de luxo e inovação na industria do design. Criadas "por arquitetos e para arquitetos", suas principais peças deste ano levam a assinatura de escritórios como o BIG e o Elemental além de muitos outros. A Artemide apresenta ao mundo na Euroluce deste ano, peças inteligentes que respondem à presença das pessoas e se adaptam as suas necessidades.

BIG for Artemide. Imagem Cortesia de ArchDaily

La Linea é um tubo de luz flexível, capaz de girar e entortar-se em todas as direções, permitindo ao usuário configurar a luminária das mais distintas formas. Ripple é uma luminária suspensa composta por módulos circulares que não apenas funcionam como peças de iluminação mas também proporcionam um maior conforto acústico devido a seu tecido absorvente. A terceira peça desenvolvida em parceria entre o BIG com a Artemide, a Gople RWB, conecta as pessoas à natureza através da luz. Utilizando uma tecnologia chamada de RWB, este sistema de iluminação auxilia o crescimento das plantas em ambientes internos e fechados.

Elemental for Artemide. Imagem Cortesia de ArchDaily

A série Huara desenvolvida pelo Elemental é uma coleção interativa inspirada no passado e no futuro da iluminação. O que antes foi apenas um dado da natureza, hoje está se transformando em uma criação do homem: o futuro da iluminação é eletrônico, e não elétrico. Huara é uma concha geométrica de plástico que emite luz quando tocada pelas nossas mãos. "O" é outra peça assinada pelo Elemental, uma luminária que quando desligada se torna praticamente invisível, e somente se ascende através de um inteligente sistema de sensores. 

BIG for Artemide. Imagem Cortesia de ArchDaily

Mas nem todos os colaboradores da Artemide neste ano são arquitetos famosos. ‘GenerAction Artemide’, é um novo projeto desenvolvido inteiramente pela própria empresa, a qual trabalha em parceria com jovens visionários para criar e desenvolver novas tendências para o mundo do design.

Elemental for Artemide. Imagem Cortesia de ArchDaily

NEMO

Nemo. Imagem Cortesia de ArchDaily

A NEMO trouxe para a Euroluce deste ano uma ampla gama de formas e materiais exclusivos. Talvez algumas de suas peças mais interessantes sejam os ítens da coleção baseada em desenhos e croquis de importantes nomes da arquitetura como Le Corbusier, Charlotte Perriand e Kazuhide Takahama.

Nemo. Imagem Cortesia de ArchDaily

Além destas ilustres participações, centenas de outros designers trabalharam duro para preencher o centro de exposições com milhares de outros projetos de luminárias. Os designers da Vibia por exemplo, buscaram inspiração nas formas geométricas básicas criando peças únicas que, apesar de pequenas, são capazes de iluminar grandes espaços e de forma bastante dramática e eficiente.

Vibia. Imagem Cortesia de ArchDaily
Vibia. Imagem Cortesia de ArchDaily

Salone del Mobile Milano 2019 | ArchDaily

Learn more about the most important event in the world of furniture.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Luminárias desenhadas por arquitetos são atração na Semana do Design de Milão 2019" [Architect-Designed Light Fixtures at the 2019 Salone del Mobile] 15 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914982/luminarias-desenhadas-por-arquitetos-sao-atracao-na-semana-do-design-de-milao-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.