Como pronunciar corretamente o nome destes 22 arquitetos famosos

Não há dúvida de que uma das melhores coisas da arquitetura é a sua universalidade. De onde quer que você venha, o que quer que você faça, arquitetura de algum modo tocou sua vida. No entanto, quando inesperadamente temos que pronunciar o nome de um arquiteto estrangeiro ... as coisas podem ficar um pouco complicadas. Esta é uma situação que a pronúncia errada pode fazer você parecer menos profissional do que você é. (Se você for realmente azarado, isso poderia acabar fazendo você parecer estúpido na frente de seus filhos e do mundo inteiro.)

Para lhe ajudar, compilamos uma lista de 22 arquitetos cujos nomes são um pouco difícil de pronunciar, acompanhada de gravações em que seus nomes são pronunciados impecavelmente. Ouça e repita quantas vezes for necessário até acertar e você estará preparado para qualquer situação potencialmente embaraçosa.

1. Adolf Loos

2. Antoni Gaudí
Lembre-se de colocar a tônica no "i".

3. Benedetta Tagliabue

4. Bjarke Ingels

5. David Adjaye

6. Eero Saarinen
Os finlandeses são notórios por suas vogais alongadas - certifique-se de exagerar!

7. Jaques Herzog

8. Juhani Pallasmaa
De novo, vogais alongadas.

9. Jørn Utzon

10. Kazuyo Sejima

11. Kenzō Tange

12. László Moholy-Nagy
Em húngaro, o nome da família é dito primeiro, então você também pode encontrar "Moholy-Nagy László". No entanto, após décadas trabalhando na Bauhaus na Alemanha e depois nos Estados Unidos, ele adotou a ordem ocidental.

13. Le Corbusier

14. Luis Barragán
Não esqueça de forçar o "r".

15. Ma Yansong (Mǎ Yánsōng)
Em mandarim, existem 4 tons principais que podem resultar em 4 significados diferentes do mesmo caractére. Pronunciar o tom certo é o segredo para falar corretamente este nome.

16. Mies van der Rohe
Em alemão, o "e" ao fim de "Rohe" não é mudo.

17. Moshe Safdie

18. Pierre de Meuron

19. Smiljan Radić
Embora Radić seja um arquiteto chileno, ele é de ascendência croata, o que rende ao seu nome uma pronúncia que certamente não é espanhola.

20. Vo Trong Nghia

21. Wolf D. Prix
"Prix" é pronunciado exatamente como é escrito - não como o "prix" em "Grand Prix" como muitos insistem.

 Faltou alguém? Deixe suas sugestões na seção de comentários e podemos tentar descobrir a pronúncia correta dos nomes em um próximo artigo. 

Sobre este autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "Como pronunciar corretamente o nome destes 22 arquitetos famosos" 18 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869389/como-pronunciar-corretamente-o-nome-destes-22-arquitetos-famosos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.