Dia Mundial sem Carro 2016

Hoje é comemorado o Dia Mundial sem Carro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Os promotores do evento aconselham a população a deixar os carros e motos em casa e utilizar, durante o dia 22 de setembro, meios de transportes alternativos: transporte coletivo, bicicleta, caminhadas etc. 

Origem do Dia Mundial Sem Carro

Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias. Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.

Dia Mundial Sem Carro no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e conscientizar a população.

Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu à Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso critico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana. Este ano, a Semana da Mobilidade acontece entre os dias 17 e 23 de setembro, em várias cidades brasileiras.

Leitores do ArchDaily Brasil, no entanto, sabem que para nós, todos os dias deveriam ser sem carro, basta ver a enorme quantidade de artigos e matérias que temos publicado ao longo dos anos sobre o tema. Cidades de todo o mundo voltando-se para a mobilidade mais limpa e saudável; iniciativas comunitárias que buscam abrir espaço para pedestres e e ciclistas no espaço urbano: uma gradativa mudança no paradigma de mobilidade urbana que, embora ainda em estágios iniciais no Brasil, já dá sinais claros de que veio para ficar.

Reviste, a seguir, alguns de nossos melhores artigos sobre mobilidade urbana:

5 vídeos sobre mobilidade urbana e direito à cidade

As 6 metas de mobilidade urbana de Copenhague para 2025

BRTs como alternativa de mobilidade urbana em cidades globais

Um mês sem carros: a bem sucedida experiência da Coréia do Sul

Carros versus Pedestres (em cinco Cidades Europeias) / Rui Pereira, Rute Silva e Nuno Fonseca

Um novo movimento para a nova cidade: a redistribuição do espaço dos carros

Infográfico: Como reutilizar as vagas para carros e beneficiar a cidade?

Em 2025 os habitantes de Helsinki não terão mais razões para possuir um carro

Zurique: "Você é bem-vindo na cidade, mas seu carro não"

7 cidades que estão tirando os carros de suas ruas

Os jovens americanos deixam o carro

Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP

"No fundo o que está em jogo é a estupidez do automóvel" - Paulo Mendes da Rocha fala ao El País

Uma cidade sem carros: A superação do domínio do automóvel em Nova Iorque

Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA

O plano de Hamburgo para eliminar o uso do automóvel nos próximos 20 anos

Paris proíbe a circulação de veículos a diesel no centro da cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Dia Mundial sem Carro 2016" 22 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795742/dia-mundial-sem-carro-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.