O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP

Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP

Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP
Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP, Parklet em Oakland, EUA
Parklet em Oakland, EUA

Entre os dias 15 e 18 de agosto, duas vagas da Zona Azul de São Paulo serão transformadas em áreas de convivência semelhantes a pequenas praças, inspiradas nos “parklets” americanos. Serão ocupadas duas vagas em diferentes locais da cidade, uma na rua Amauri, no bairro Itaim Bibi, e outra na rua Maria Antônia, em Higienópolis.

 Os idealizadores do projeto, do Instituto Mobilidade Verde, preferem o nome “zona verde”, em contraponto à Zona Azul do sistema de estacionamento. As mini-praças serão equipadas com bancos, estacionamentos de bicicletas, vegetação e iluminação através de energia solar. Todos os materiais utilizados no projeto são certificados.

O local onde comumente pára o carro se transformará em um lugar de encontro e trocas entre pessoas, provocando um debate sobre o uso dos espaços da cidade, ditos públicos.

Em outubro haverá uma segunda etapa do projeto, com zonas verdes espalhadas por 20 pontos da cidade durante um mês inteiro, fazendo parte da Bienal de Arquitetura. Segundo o grupo, o objetivo é que, se a resposta do público for positiva, a criação destes espaços passe a ser uma política da própria administração.

Esta é a espécie de iniciativa de curto prazo que, para um olhar superficial, pode significar apenas uma provocação e “menos duas vagas”, entretanto, além dos benefícios aos pedestres e ciclistas - que dispõem de um local confortável para se sentar e se reunir -, ela aumenta o movimento do comércio circundante, já que as pessoas consomem mais quando há um lugar para descansar em segurança, segundo uma pesquisa sobre intervenções semelhantes realizadas e Nova Iorque.

Os responsáveis pela iniciativa são José Marton, Vanessa Espínola, Pedro Useche, Paulo Alves, SuperLimão Studio e André Cruz, ligados ao grupo Design OK, e Helena Camargo e Guilherme Ortenblad. 

Fonte: mobilize.org


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP" 08 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/133314/vagas-de-carro-se-transformarao-em-areas-de-convivencia-em-sp> ISSN 0719-8906