O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA

Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA

Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA
Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA, Detroit, EUA. Imagem © Sean_Marshall, via Flickr
Detroit, EUA. Imagem © Sean_Marshall, via Flickr

Durante grande parte do século XX, Detroit foi considerada a capital do automóvel nos EUA, local onde se estabeleceram grandes marcas como Ford e General Motors. 

No entanto, o século XXI está sendo um tempo de mudanças de paradigmas na cidade; a cultura do automóvel está dando lugar ao desenvolvimento de uma cultura cicloviária. 

Com efeito, esta mudança fez com que Detroit se convertesse na cidade norte-americana com o crescimento mais acelerado em relação aos  deslocamentos de bicicleta, alcançando a cifra de 403,2% entre os anos 2000 e 2014, segundo um estudo da Liga de Ciclistas Americanos, uma ONG que promove o ciclismos urbano e a construção de infraestruturas cicloviárias mais seguras. 

O número, bastante encorajador para qualquer cidade que promove o uso da bicicleta, reflete os esforços das autoridades de Detroit em impulsionar a mobilidade sustentável, um estilo de vida mais saudável e um modo econômico de transporte urbano para seus habitantes, dos quais 20% vivem abaixo da linha de pobreza. 

Com este despontar do transporte sobre duas rodas, os pesquisadores identificaram dois fatores determinantes para que a cidade se destacasse a nível nacional. O primeiro corresponde aos 272 km de ciclovias construídos nos últimos nove anos.

O segundo está ligado à familiarização dos habitantes da cidade com este meio de transporte através da iniciativa Slow Roll, similar às bicicletadas que acontecem à noite em algumas cidades brasileiras.

Esta inciativa convida ciclistas de todas as idades a se reunirem nas segundas-feiras à noite em algum ponto da cidade para pedalarem juntos por uma rota única. Desde que foi implementada em 2010, a iniciativa tem sido bem recebida e já chegou a reunir mais de 4 mil ciclistas para um passeio.

Faça o download da pesquisa realizada pela Liga de Ciclistas Americanos aqui

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Como Detroit passou de capital do automóvel à cidade que mais usa a bicicleta nos EUA" [Cómo Detroit pasó de ser la capital automotriz de EE.UU. a la ciudad con más viajes en bicicleta] 26 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780941/como-detroit-passou-de-capital-do-automovel-a-cidade-que-mais-usa-a-bicicleta-nos-eua> ISSN 0719-8906