Atenas planeja aumentar sua infraestrutura de metrô em um terço para reduzir o tráfego de automóveis

O projeto de implementação de uma quarta linha de metrô na capital grega começou em 2021, com o objetivo de reduzir a necessidade de automóveis na cidade lotada. Como a nova linha de 15 estações é estimada para transportar 340.000 passageiros por dia, até 53.000 carros poderiam ser retirados das ruas diariamente. Embora a abertura da linha possa estar a cinco anos de distância, a obra começou para reformar sete praças urbanas que se tornarão estações. Apesar do apoio público à iniciativa, o projeto também tem gerado controvérsias, com os residentes temendo a gentrificação.

Atenas planeja aumentar sua infraestrutura de metrô em um terço para reduzir o tráfego de automóveis - Imagem 2 de 4
Foto aérea com drone da famosa Avenida Syggrou e do Centro de Cirurgia Cardíaca Onassis, Atenas, Ática, Grécia. Imagem © Aerial-motion via SHutterstock

A infraestrutura do metrô atual de Atenas oferece uma alternativa confiável de transporte, com conexões para o aeroporto e o porto de balsas em Pirus. Opções adicionais de transporte público incluem uma linha de bonde ao longo da costa da cidade. No entanto, os bairros densamente construídos, como os nas encostas do Monte Hymettus, onde estão localizadas as universidades da cidade, não se beneficiam do acesso ao metrô, e as estações de ônibus também são poucas e distantes umas das outras.

Atenas planeja aumentar sua infraestrutura de metrô em um terço para reduzir o tráfego de automóveis - Imagem 4 de 4
Portão de Adriano, Atenas. Imagem © Viacheslav Lopatin via Shutterstock

O projeto da Linha 4 tem como objetivo preencher essas lacunas no serviço de transporte público, traçando um formato de U pela parte norte da cidade. Com 15 estações planejadas para serem construídas até 2023, o projeto incluirá no total 35 novas estações. De acordo com a Empresa de Metrô de Atenas Elliniko Metro, essas primeiras 15 estações transportarão 340.000 passageiros por dia, reduzindo significativamente a dependência dos residentes em viagens de carro privado.


Artigo Relacionado

Artigo Relacionado

As autoridades de Atenas também organizaram um concurso para o design de quatro praças acima das estações de Akadimia, Alexandras, Dikastiria e Kypseli. Em novembro de 2023, o concurso foi concluído com as propostas vencedoras da Tense Architecture Network para Dikastiria, XZA Architects para Alexandras, Apostolopoulos-Tasoulis para Akadimia e Fiore Architects para Kypseli.

Embora os projetos proponham intervenções mínimas, a Bloomberg relata que alguns residentes temem que a construção do metrô possa representar uma ameaça aos espaços públicos já escassos, com argumentos de que a construção pode ameaçar o verde urbano e as árvores maduras. No bairro de Exarcheia, uma área conhecida por confrontos com as autoridades e um local preferido por muitos solicitantes de asilo, os moradores também temem que a gentrificação possa ser acelerada pelo projeto de infraestrutura.

O transporte público tornou-se um tópico importante no mundo do planejamento urbano, com vários escritórios de arquitetura internacionalmente reconhecidos trabalhando em projetos que reabilitam e ampliam elementos da infraestrutura de transporte. Recentemente, a Foster + Partners divulgou desenhos atualizados para a reforma do Terminal de Ônibus da Autoridade Portuária de Manhattan, enquanto a MAD Architects concluiu uma reforma em grande escala da Estação de Trem de Jiaxing, na China.

Notícias via Bloomberg.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Atenas planeja aumentar sua infraestrutura de metrô em um terço para reduzir o tráfego de automóveis" [Athens Plans to Grow Its Metro Infrastructure by a Third to Reduce Automobile Traffic] 20 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013447/atenas-planeja-aumentar-sua-infraestrutura-de-metro-em-um-terco-para-reduzir-o-trafego-de-automoveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.