MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos

A MVRDV divulgou recentemente o projeto para o masterplan WärtZ, que transforma um antigo parque empresarial próximo à estação ferroviária de Zwolle, Países Baixos, em um dinâmico hub de inovação. Desenvolvido pela AM e projetado por uma equipe que inclui também a Orange Architects e a LOLA Landscape Architect, o projeto propõe residências, espaços de trabalho criativos, restaurantes e diversas comodidades para a comunidade. O destaque é o recém-renovado Wärtsilä Hall, uma antiga fábrica redesenhada com uma cobertura ondulada coroada por um edifício de apartamentos.

MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 2 de 7MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 3 de 7MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 4 de 7MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 5 de 7MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Mais Imagens+ 2

Originalmente projetada por Gert Grosfeld em 1998, o Wärtsilä Hall é agora o ponto focal do distrito. Após a renovação da MVRDV, a intenção é transformar o hall em um espaço para empresas criativas, empreendedores visionários e organizações de pesquisa e educação. Acima do Wärtsilä Hall, um bloco de apartamentos de madeira foi posicionado, configurando um ponto central ao novo bairro.

MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 7 de 7
© AM, LOLA, MVRDV, Orange, Vivid Vision

O masterplan WärtZ está situado no coração de Zwolle, nos Países Baixos, e foi inspirado no Wärtsilä Hall. O WärtZ, com 9,5 hectares, foi concebido seguindo o zoneamento da Prefeitura de Zwolle e as diretrizes fornecidas pela Nederlandse Spoorwegen (NS), empresa ferroviária holandesa. As três áreas que compõem o masterplan são Spoorpark a leste, Lurelei a oeste e Werkplaatsen no centro.


Artigo Relacionado

Foster + Partners revela o Aeroporto Internacional Techo no Camboja, atualmente em construção

WärtZ incorpora opções de mobilidade compartilhada, um centro de inovação para bicicletas, hubs de estacionamento versáteis, caminhos de tráfego lento e estacionamento prioritário para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. Alinhado aos objetivos da NS e da Prefeitura de Zwolle, o plano visa criar uma comunidade saudável e sem carros ao redor da estação central. Aproveitando a proximidade atual da estação de Zwolle, o objetivo do projeto é criar um vibrante "segundo centro da cidade" com foco nos pedestres.

MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 4 de 7
© AM, LOLA, MVRDV, Orange, Vivid Vision

"Considero o WärtZ como a irmã audaciosa do centro histórico da cidade. A mistura de tipologias de habitação, educação, instalações e demais funções assegura uma trama social sólida e oportunidades para todos". - Doeschka Bos, gerente de desenvolvimento da AM.

MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 2 de 7
© AM, LOLA, MVRDV, Orange, Vivid Vision

O distrito WärtZ espera aproximar Zwolle de seu objetivo de ter a estação central mais verde nos Países Baixos, "servindo como exemplo nacional". Com suas políticas de baixo carbono, abordagem circular e esforços de transporte sustentável, o WärtZ visa estabelecer um padrão para outros "entornos de estações centrais" em todo o país. A expectativa é que o distrito de inovação WärtZ comece a tomar forma gradualmente por volta de 2025.

MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos - Imagem 5 de 7
© AM, LOLA, MVRDV, Orange, Vivid Vision

Em dezembro, BIG revelou "Gelephu", um masterplan inspirado na cultura do Butão, nos princípios de Felicidade Nacional Bruta e no patrimônio espiritual. Além disso, a CHYBIK+KRISTOF venceu uma competição internacional para projetar uma torre multifuncional como parte significativa da paisagem em evolução de Tirana. Por fim, a Global Architecture Development (GAD) apresentou o masterplan da Nova Cidade de Tashkent, pré-selecionado na categoria de planejamento urbano no World Architecture Festival (WAF) 2023. Esta visão abrangente espera impulsionar Tashkent, no Uzbequistão, para uma nova fase de desenvolvimento por meio de suas estratégias de design.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "MVRDV, Orange Architects e LOLA divulgam o masterplan WärtZ nos Países Baixos" [MVRDV, Orange Architects, and LOLA Unveil WärtZ Masterplan in the Netherlands] 22 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012118/mvrdv-orange-architects-e-lola-divulgam-o-masterplan-wartz-nos-paises-baixos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.