UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou

Em um terreno que também abriga o Centro Olímpico Esportivo, o complexo dos Jogos Asiáticos de 2023, a UNStudio divulgou o projeto do novo Hiwell Amber Centre, um complexo de quatro torres planejadas para oferecer uma mistura de escritórios, apartamentos, hotéis, espaços de arte e comércio ao centro da cidade de Hangzhou, China. Respondendo ao rápido crescimento econômico e cultural da região, o novo empreendimento tem como objetivo oferecer uma ampla gama de serviços para residentes e visitantes. Para se abrir à cidade, a fachada de vidro lisa das torres revela uma estrutura semelhante a uma tapeçaria que envolve as praças e os espaços cívicos, criando uma "sala de estar urbana".

UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 2 de 9UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 3 de 9UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 4 de 9UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 5 de 9UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Mais Imagens+ 4

UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 3 de 9
© Hiwell Properties / ICON, produced by SAN

Com mais de 260.000 metros quadrados, o Hiwell Amber Centre é composto por quatro torres: duas dedicadas a unidades residenciais, uma com espaços de escritórios e uma quarta torre de uso misto que abriga um hotel e escritórios. O complexo está inserido sobre uma base que abriga um centro de conferências, um salão de baile do hotel, unidades comerciais, um museu de arte, bem como instalações comunitárias adicionais. Ao usar uma variedade de plataformas e espaços abertos dinâmicos, a UNStudio visou criar uma "Sala de Estar Urbana" em grande escala, oferecendo diferentes espaços públicos abertos. As condições do entorno também influenciaram o desenho do complexo, que permite vistas desobstruídas para o Rio Dongfeng, um afluente do Rio Qiantang, e os edifícios adjacentes.

UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 4 de 9
© Hiwell Properties / ICON, produced by SAN

 As fachadas da torre de uso misto se abrem com toldos de vidro em direção à praça central, criando um gesto de transparência. Os toldos em forma de asa fluem em direção às áreas inferiores para criar uma conexão entre os pátios internos e externos. O vidro escalonado dos toldos é projetado para refletir a luz solar e criar um efeito cintilante que imita as águas do Rio Qiantang. Os espaços exteriores resultantes criam um microambiente adequado para todas as condições climáticas, incentivando os residentes a interagir e relaxar nos espaços públicos. O toldo translúcido também maximiza a luz natural no interior do edifício, enquanto as aletas verticalmente posicionadas impedem a entrada excessiva de calor.


Artigo Relacionado

Parque dos Jogos Asiáticos projetado pela Archi-Tectonics repensa o futuro ecológico de Hangzhou

No nível do solo, os volumes arquitetônicos são adaptados para melhor se relacionarem com a escala humana, com variação horizontal utilizada também se conectar à rua adjacente. De acordo com os arquitetos, o desenho das plataformas e praças nos níveis inferiores se baseia na antiga vila de Liangzhu em Hangzhou. A plataforma reinterpreta os edifícios de três andares do assentamento rural, enquanto o centro de conferências, as unidades comerciais, o salão de baile do hotel e o museu de arte adotam a imagem de volumes semelhantes a uma vila abrigados por um grande toldo. Isso resulta em uma rede fluida de praças e conexões pedonais com áreas semiabertas, criando um ambiente agradável para os moradores interagirem.

UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 2 de 9
© Hiwell Properties / ICON, produced by SAN

A arquitetura das torres cria um efeito de simplicidade atemporal. Dentro do horizonte marcante de Hangzhou, os edifícios estão enraizados na cultura urbana da cidade e em sua paisagem por meio de um gesto aberto e acolhedor. Nosso projeto propõe um atrativo vibrante de uso misto, tanto vertical quanto horizontalmente, que atende ao trabalho, vida e lazer. - Ben van Berkel

UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 5 de 9
© Hiwell Properties / ICON, produced by SAN

Em preparação para os Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022, Archi-Tectonics NYC e !Melk anunciaram a conclusão do Parque dos Jogos Asiáticos de Hangzhou, um parque ecológico de 47 mil hectares o qual incorpora arenas esportivas e diversos equipamentos em uma área renaturalizada que segue o princípio das "cidades esponja". Também em Hangzhou, MVRDV foi selecionado para transformar uma antiga refinaria de petróleo em um centro cultural situado em meio ao ambiente verde, complementado por um novo museu de arte e ciência, escritórios, comércio e uma grande variedade de ofertas culturais.

UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou - Imagem 6 de 9
© Hiwell Properties / ICON, produced by SAN

Créditos do projeto: 

  • Equipe da UNStudio: Ben van Berkel, Hannes Pfau com Erica Fang, Matt Burdalski, Judy Wong, Xiaorong Mo, Rafael Yoon, Zhengda Hou, Chengyang Liu, Cheng Tan, Chris Liu, Albert Yen, Craig Yan, Jon Espinosa Molano, Dongbo Han, Ami Nigam, Joanna Wang, Ray Wong, Haodong Hu, Yu Zhao, Junya Huang, Andres Monis Rodriguez, Ruijie Xu, Yufeng Tu, Joy Li, e Tony Hu, Antoine Muller, Shail Patel, Wei Huang, Biqin Li, Lawrence Ma, Bin Fu, Pedro Manzano Ruiz, Richard Stewart, Arturo Revilla Perez, Maya Calleja Calvo, Dongjie Qiu, Tsung-Yen Hsieh, Harsh Arora, Zhenyu Yang
  • Arquiteto Executivo Local: China United Engineering Corporation Limited
  • Estrutura: Canopy+T3: ARUP
  • Fachada: Canopy: ARUP. Torres: Positive Attitude Group (PAG)
  • Engenharia de Proteção Contra Incêndio: Hotel: RJA
  • Engenharia Mecânica, Elétrica e Hidrossanitária: Hotel: Squire Mech. Apartamento e Escritório: MJP M&E Consultant
  • Cozinha: Hotel: RICCA
  • Paisagismo: JTL Studio
  • Iluminação: Brandston Partnership. Inc (BPI)
  • Imagens (CGI): produzido por SAN. ©Hiwell Properties / ICON.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "UNStudio divulga projeto para complexo de uso misto no Centro Olímpico de Hangzhou" [UNStudio Unveils Design for Mixed-Use Complex in the Hangzhou Olympic Sports Centre Area in China] 01 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008747/unstudio-divulga-projeto-para-complexo-de-uso-misto-no-centro-olimpico-de-hangzhou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.