"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari

Nesta entrevista do Louisiana Channel com Yasmeen Lari, a renomada arquiteta paquistanesa fala sobre o papel dos arquitetos e as mudanças de perspectiva necessárias na indústria hoje em dia. Premiada com a RIBA Royal Gold Medal 2023 por seus esforços humanitários, Lari enfatiza a necessidade de repensar a indústria da arquitetura para lidar com as disparidades sociais e deficiências de recursos. Na entrevista, Lari reflete sobre sua educação, formação arquitetônica e sua prática atual.

"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 2 de 7"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 3 de 7"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 4 de 7"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 5 de 7Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto: entrevista com Yasmeen Lari - Mais Imagens+ 2

"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 2 de 7
© Yasmeen Lari, Heritage Foundation of Pakistan |Makli Zero Carbon Training Centre / Yasmeen Lari, Heritage Foundation of Pakistan, since 2016.

A entrevista começa com a arquiteta premiada descrevendo o papel dos arquitetos nos últimos séculos, desde o trabalho com os Médicis até as gigantes de tecnologia e empresas corporativas de hoje. O arquiteto sempre foi condicionado a servir aos ricos. Lari compartilha que percebeu a necessidade de uma mudança de perspectiva. Na verdade, edifícios icônicos nem sempre são suficientes; o mundo requer expertise para causas mais significativas e humanitárias.

Lari acredita que os arquitetos possuem habilidades e aptidões únicas para o design, que são essenciais para lidar com disparidades e deficiências de recursos. Além disso, os arquitetos são treinados para considerar o contexto, coordenar com diferentes disciplinas e entender seus clientes. Isso torna os profissionais adequados para servir à humanidade. Para alcançar isso, é necessária uma redefinição do próprio sentido do campo da arquitetura.


Artigo Relacionado

Artigo relacionado

A designer fundou a Lari Associates, responsável por muitos projetos importantes no país. Na verdade, o primeiro projeto habitacional público do Paquistão e muitos edifícios emblemáticos em Karachi são atribuídos ao estúdio. No entanto, seu verdadeiro impacto global se deu por meio de seu trabalho para a Heritage Foundation of Pakistan, que ela co-fundou. Hoje, na verdade, a arquiteta agora está totalmente dedicada a causas humanitárias e recebeu muitos prêmios prestigiosos.

"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 6 de 7
© Heritage Foundation of Pakistan |Zero Carbon Women Centre on Bamboo Stilts, Moak Sharif, Tando Allahyar, Sindh–2011..

O tipo de pessoa que molda um ambiente construído deve estar pensando em seu dever. Como salvar o planeta - mas mais do que isso, descolonizar e democratizar a arquitetura. Não mais atendendo a uma entidade ou a alguém com poder, mas como uma forma democrática de prática - conversar com as pessoas e trabalhar com elas. Tratando-as como parceiras, não como pessoas sem habilidade. - Yasmeen Lari

"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 4 de 7
© Yasmeen Lari at Green Women’s Center, Khairpur.

Para a arquiteta, a evolução do campo vai além do projeto de edifícios. Na verdade, envolve descolonizar e democratizar a área. Ela acredita que os arquitetos não devem mais atender a entidades com poder, mas trabalhar com as pessoas e tratá-las como parceiras. Além disso, essa mudança muitas vezes requer abrir mão do controle, um contraste explícito com as práticas arquitetônicas mais tradicionais.

A conversa mencionou também a pandemia de COVID-19, quando um momento de humanização nivelou o campo de jogo para todos. Yasmeen Lari incentiva um foco contínuo no fazer o bem para os outros, especialmente apoiando os jovens que estão se esforçando para entrar nesses campos e permitindo que eles promovam mudanças positivas no mundo. Ela acredita que é responsabilidade fundamental das instituições e dos arquitetos já estabelecidos orientar e apoiar jovens profissionais, abrindo novas oportunidades para que eles adentrem o campo. Isso inclui a ideia da designer de criar um espaço de incubação de arquitetura em universidades, onde programas de mentoria e apoio possam ocorrer.

"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 5 de 7
© Yasmeen Lari/Heritage Foundation of Pakistan The Architect as Humanitarian Worker- Yasmeen Lari working in earthquake affected areas, since 2005. Yasmeen Lari/Heritage Foundation of Pakistan

Yasmeen Lari também destaca a capacidade dos arquitetos de abordar preocupações globais urgentes, incluindo desabrigados, mudanças climáticas, aumento do nível do mar e migração de conflitos. Ela chama a atenção para lições que podem ser tiradas do urbanismo convencional, que pode ser visto como eco-urbanismo quando o componente ecológico é priorizado. Ela também enfatiza o quão crucial é usar a água de forma adequada e abraçar técnicas de ponta de todo o mundo para se ajustar às condições regionais.

"Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 3 de 7
© Yasmeen Lari/Heritage Foundation of Pakistan | Build Back Safer - Innovating Tradition- Green Karavan Ghar, low-carbon, low-cost houses, Yasmeen Lari/Heritage Foundation of Pakistan, Khairpur, 2010.

O ArchDaily recentemente entrevistou a arquiteta no Congresso Mundial de Arquitetura UIA 2023 em Copenhague, onde ela explicou mais sobre seu trabalho em conservação do patrimônio e ativismo humanitário. Em abril, o Royal Institute of British Architects anunciou que a Professora Yasmeen Lari receberá a Medalha de Ouro Real de 2023 em arquitetura. O prêmio, uma das maiores honrarias da arquitetura e a primeira a ser pessoalmente aprovada pelo Rei Charles III, reconhece o trabalho de Yasmeen Lari em defender conceitos de autoconstrução com zero emissão de carbono para populações deslocadas.

Para ver mais vídeos de arquitetura, confira a cobertura completa do ArchDaily da série de entrevistas do Louisiana Channel.

Para assistir ao vídeo legendado, basta clicar no ícone da engrenagem e, em seguida, clicar em "Legendas/CC" para ativar as legendas em inglês. Para legendas em português, clique novamente em "Legendas/CC", selecione "Traduzir automaticamente" e escolha "Português".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. ""Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari" [“We Have to Change the Whole Definition of the Architect”: Yasmeen Lari in Louisiana Channel Interview] 24 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008272/temos-que-mudar-toda-a-definicao-do-que-e-ser-arquiteto-entrevista-com-yasmeen-lari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.