Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado

A Bienal de Arquitetura Latino-Americana foi inaugurada ontem, 26 de setembro, na cidade de Pamplona, Espanha. Até o dia 29 deste mês, o programa principal da Bienal, que tem o Equador como país convidado, será realizado no Palácio do Condestable e na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra. Além disso, parte do programa paralelo ocorre em Sevilha, Granada, Barcelona e Madri de 2 a 5 de outubro.

Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 13 de 15
© Fabian Dejtiar
Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 12 de 15
© Fabian Dejtiar

Como atividades prévias à abertura, o Colégio Oficial de Arquitetos Basco-Navarro organizou ontem, em 25 de setembro, uma sessão presencial e virtual de encontro entre arquitetos equatorianos e navarros com apresentações breves e debates sobre as diferenças e as potenciais colaborações entre os dois países. Ao mesmo tempo, hoje, antes da abertura oficial às 18:00 (horário da Espanha), foram apresentados os resultados da "mini-oficina de representação e recriação gráfica da arquitetura", que teve como principal expoente desenhos de obras do Equador, juntamente com a palestra de María Samaniego, que nos deu uma prévia da próxima Bienal Pan-Americana de Arquitetura em Quito 2024.

Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 10 de 15
© Fabian Dejtiar

A Bienal de Arquitetura Latino-americana é organizada pela associação AREA com a colaboração da Prefeitura de Pamplona, do Colégio de Arquitetos Basco-Navarro, do Governo de Navarra, da Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra e do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana da Espanha. Este evento busca destacar a trajetória de jovens arquitetos latino-americanos e, como em edições anteriores, pretende dar visibilidade na Espanha à produção de profissionais emergentes, ajudando assim em sua projeção no país e em seus países de origem. Desde sua primeira edição em 2009, a BAL tem destacado práticas emergentes e profissionais que eventualmente são reconhecidos mundialmente, como Adamo Faiden, Carla Juaçaba, Pezo von Ellrichshausen, Daniel Moreno e Ambrosi Etchegaray. Nesta nova ocasião, juntam-se à lista jovens escritórios de arquitetura provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Equador, México, Paraguai e Uruguai.


Artigo Relacionado

Artigo relacionado

Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 3 de 15
Cortesía de BAL 2023

As 14 equipes selecionadas para a BAL 2023 são BHY, GSARQS+, Manuel González Veglia, GOAA, Tomás de Iruarrizaga, Lezaeta Lavanchy, Rama Estudio, Emilio López, Escobedo Soliz, 3ME arquitectura, TO, LANZA Atelier, Oficina X e MASA Arquitectos. Durante os quatro dias da Bienal, teremos suas apresentações junto com outras conferências e diálogos por diferentes figuras da arquitetura, como Manuel Ramos, Espinoza Carvajal Arquitectos, Diez + Muller, Surreal estudio, MCM + A Taller de Arquitectura e Durán & Hermida, entre outros. A conferência de encerramento será ministrada por Rafael Vélez Calisto, um dos grandes expoentes da arquitetura equatoriana e latino-americana.

Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 9 de 15
© Fabian Dejtiar
Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 15 de 15
© Fabian Dejtiar

As sessões da manhã, com as exposições dos participantes de todos os países e três conferências de arquitetura do Equador, podem ser acompanhadas de acordo com o horário no programa, que pode ser acessado e baixado aqui. Nos dias 27, 28 e 29, das 9h30 às 14h30, horário de Madri (Espanha), você poderá participar do seguinte link da reunião no Zoom.

Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 14 de 15
© Fabian Dejtiar

Além disso, será possível visitar uma exposição com as obras de arquitetos que participaram das edições anteriores da Bienal, que mostram a evolução e o futuro da arquitetura dos países latino-americanos apresentados.

Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado - Imagem 11 de 15
© Fabian Dejtiar
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado" [La Bienal de Arquitectura Latinoamericana 2023 se inaugura en Pamplona, destacando a Ecuador como país invitado] 27 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007304/bienal-de-arquitetura-latino-americana-2023-destaca-equador-como-pais-convidado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.