Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Argentina

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Argentina

Projetos mais recentes em Argentina

Últimas notícias em Argentina

Protótipos de residências em madeira: soluções pré-fabricadas como alternativa ao déficit habitacional

Os protótipos de residências unifamiliares aqui apresentados surgiram da necessidade de validar o sistema construtivo desenvolvido pelo CAUH. Como todos os sistemas pré-fabricados e industrializados que não são considerados sistemas construtivos tradicionais, é necessário passar por um processo de certificações e validações empíricas. Este processo permite adquirir o CAT (Certificado de Aptidão Técnica) fornecido pela Subsecretaria de Habitação da Argentina. Para isso não apenas são feitos testes das partes do sistema, mas também se constrói um protótipo em escala real ou residência tipo que possa passar duas temporadas para que então seja verificado seu desempenho no local.

Adamo Faiden conversa sobre arquitetura para situações ordinárias

O escritório Adamo Faiden segue atraindo o interesse de todos, não só por suas múltiplas e apaixonadas aproximações da arquitetura contemporânea, que constantemente se estendem ao campo do ensino e da pesquisa. Seu edifício Bonpland 2169 na Argentina foi selecionado pelo nosso júri de especialistas - vocês, leitores - entre os vencedores do prêmio Obra del Año de 2020.

95 Ideias para enfrentar a crise hospitalar e sanitária

O Colégio de Arquitetos da Província de Córdoba convocou recentemente seus arquitetos e arquitetas para contribuir com o desenvolvimento de projetos voltados a solucionar os principais problemas enfrentados com a crise sanitária de COVID-19 – especialmente a falta de espaços adequados para o tratamento de pessoas infectadas e para a contenção da disseminação do vírus –, buscando criar um espaço de debate e construção coletiva nutrido pelo intercâmbio de experiências e saberes para oferecer uma resposta imediata através da arquitetura.

Cozinhas com luz natural: iluminação zenital em residências latinoamericanas

Seja por meio de claraboias tradicionais, superiores, aberturas lineares, aberturas tipo lanternas ou coberturas tipo shed, a manipulação e incorporação de luz natural nos projetos arquitetônicos pode significar uma mudança radical na percepção dos espaços internos e atmosferas dos projetos. A cozinha, como espaço de trabalho, é considerada em muitos projetos residenciais, como uma área central os residentes passam uma grande quantidade de tempo em suas vidas diárias. Fornecer uma boa qualidade de luz permitirá incrementar o conforto visual e proporcionar um melhor bem-estar àqueles que realizem tarefas nesses espaços.

Arquitetura residencial argentina: 15 casas organizadas por pátios internos

Pátios internos se caracterizam por serem áreas descobertas, localizadas no interior dos edifícios e com seus perímetros delimitados por paredes ou galerias. Esses espaços exteriores, mas contidos, em muitos casos cumprem um papel crucial na configuração e organização da planta. Em certos casos, podem funcionar como um pulmão central, organizando os espaços ao longo de seu perímetro. Também podem ser concebidos como elementos organizadores de fluxos ou como espaços articulados, conectando e, ao mesmo tempo, dividindo diferentes setores do projeto.

5 Casas modernas de Amancio Williams que nunca foram construídas

Quando estudamos os projetos residenciais desenhados por Amancio Williams, geralmente fazemos referência a sua emblemática Casa sobre o arroio - construída em Mar del Plata entre os anos de 1943 e 1946 - ou a sua ativa participação na direção técnica da Casa Curutchet de Le Corbusier. Mas, existem projetos de residência desenhados por este arquiteto? Que ideias e conceitos chave da modernidade eles nos permitem vislumbrar? Que influências tiveram no desenvolvimento da arquitetura argentina?

Estudantes constroem abrigos para comunidades em situação de emergência na Argentina

A Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón (UM FADAU) na região metropolitana de Buenos Aires, tornou-se conhecida em toda a Argentina por implementar uma nova tipologia de trabalho de conclusão de curso, chamado de Projeto Final Integrador (PFI). Desde a sua implementação em 2016, ao longo do último ano do curso os estudantes de arquitetura se comprometem a desenvolver projetos sociais em escala real, projetando, gerenciando e construindo edifícios que devem então ser doados à uma organização sem fins lucrativos ou município de sua escolha. A iniciativa da Faculdade de Arquitetura de Morón faz parte do Programa Acadêmico de Assistência Federal “PAAF!!”, criado pela mesma Faculdade com o intuito de aproximar o ensino e a extensão, capacitando seus alunos para enfrentar os problemas mais urgentes e a desenvolver soluções inteligentes e que possam contribuir de imediato para a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais carentes do país.

Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo entre as 50 melhores cidades para se investir em 2019

O Global Power City Index (GPCI) é um relatório anual no qual as principais cidades do mundo são ranqueadas conforme o seu poder de "magnetismo", ou seja, a capacidade que estas cidade tem para atrair investimentos, pessoas e capital. No relatório deste ano, o GPCI incluiu três cidades latino-americanas entre as cinquenta cidades mais atrativas para se investir.

8 Casas que definem a arquitetura moderna na Argentina

O Movimento Moderno teve um papel inquestionável na renovação dos ideais arquitetônicos, aportando uma nova atitude frente ao entendimento dos modos de habitar, da técnica e da estética, marcando profundas mudanças na percepção geral do mundo. Em relação à Argentina, apesar de ser complexa a localização periódica da produção arquitetônica moderna, é possível mencionar alguns dos arquitetos que começaram, a partir dos anos 20, a vincular-se com estas ideias. As contribuições intelectuais e de criação arquitetônica de Alejandro Virasoro, Alberto Prebisch, Ernesto Vautier, Fermín Beretervide, Wladimiro Acosta, Alejo Martinez, Antonio e Carlos Vilar, Juan Kurchan, Jorge Ferrari Hardoy, Antonio Bonet, Abel López Chas, Eduardo Catalano, Eduardo Sacriste e Amancio Williams, entre outros, incluiram, em muitos casos, abordagens originais associadas a novos modos de pensar, manifestando uma arquitetura resultante da análise das condições locais e regionais de seus cidadãos.

A subversão da medianera em 5 projetos do escritório argentino Monoblock

A palavra espanhola medianera carrega um significado que, em português, poderia ser traduzido como “empena cega", no entanto seu sentido na língua hispânica ganha uma apreensão cultural e de vivência urbana se pensada em termos locais. Esse elemento arquitetônico que, ao mesmo tempo, parece separar e vincular lotes vizinhos de forma tão marcante, é recorrente em cidades da América colonizadas pela Espanha. No caso argentino, a cidade de Buenos Aires se consolidou a partir dos preceitos daqueles que chegaram ao território com as réguas da quadrícula e o rigor da organização ortogonal e se desenvolveu a dentro dessa lógica que chegou aos dias de hoje a uma situação urbana recorrentemente marcada pela presença desses elementos duros e aparentemente inadiáveis que são as medianeras.

Carregando... Pode demorar alguns segundos