O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams
Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams , via © Wikipedia User: Magnus Manske Licensed under public domain
via © Wikipedia User: Magnus Manske Licensed under public domain

Localizada em um cenário natural particular da cidade de Mar del Plata, a Casa sobre o arroio –também conhecida com a Casa da Ponte– é considerada um componente paradigmático da arquitetura do século XX e uma referência obrigatória do Movimento Moderno na Argentina e na América Latina.

A projeto da residência é de autoria do arquiteto argentino Amancio Williams a partir do encargo de seu pai, o músico Alberto Williams, e é uma evidência construída da capacidade de estabelecer um vínculo entre a racionalidade moderna do ser humano com a natureza e sua topografia.

via © Wikipedia User: Edufortes Licensed under CC BY-SA 3.0
via © Wikipedia User: Edufortes Licensed under CC BY-SA 3.0

© Javier Deyheralde © Lucía Mariotto © Javier Deyheralde © Javier Deyheralde + 40

Projetada e construída entre 1943 e 1946, com a colaboração da arquiteta Delfina Gálvez de Williams, a residência implanta-se em um terreno composto de duas quadras em uma área natural caracterizada pelo arroio 'Las Chacras' que atravessa o lote. 

© Javier Deyheralde
© Javier Deyheralde

A estrutura está projetada em três dimensões, sintetizada em formas geométricas puras que trabalham de forma integral. Constitui-se por três elementos básicos: uma superfície curva, os componentes horizontais do volume principal e o plano da cobertura terraço.

© Javier Deyheralde
© Javier Deyheralde

© Javier Deyheralde © Lucía Mariotto © Javier Deyheralde © Javier Deyheralde + 40

O arco que vincula as duas margens do arroio trabalha em paralelo com a laje do pavimento principal mediante as paredes verticais e as vigas que materializam a varanda que rodeia todo o volume, resultando em uma estrutura que permite que todos os espaços internos se relacionem com o contexto natural a partir das janelas que se posicionam em todo o perímetro horizontal da habitação.

Sección en Axonométrica. Image Cortesia de Fabián Dejtiar
Sección en Axonométrica. Image Cortesia de Fabián Dejtiar

O concreto armado utilizado para a estrutura foi mantido áspero e rústico, e tratado quimicamente para dar um aspecto significativo e deixá-lo aparente, sem revestimentos.

© Javier Deyheralde
© Javier Deyheralde

O acesso às duas escadas principais contidas na curva do arco é realizada no espaço que constitui os dois pontos de apoio da ponte. No que diz respeito aos degraus da escada, eles são erguidos com alturas decrescentes à medida que sobem, acompanhando a curvatura do arco.

Detalle Grafismo Sección Axonométrica. Image Cortesia de Fabián Dejtiar
Detalle Grafismo Sección Axonométrica. Image Cortesia de Fabián Dejtiar

Sección Perspectivado Planta. Image Cortesia de Fabián Dejtiar Detalle Sección Vista. Image Cortesia de Fabián Dejtiar Axonométrica. Image Cortesia de Fabián Dejtiar Sección Perspectivado Vista. Image Cortesia de Fabián Dejtiar + 40

O interior da residência evidencia uma tipologia linear, constituindo uma série de locais abertos a uma galeria que faz referência à tradicional casa portenha tipo 'chorizo', com as divisões materializadas por placas de compensado de cedro com montantes de nogueira, que estabelecem uma distintiva divisão entre os espaços públicos e privados.

via CC0 - Public Domain
via CC0 - Public Domain

© Javier Deyheralde © Lucía Mariotto © Javier Deyheralde © Javier Deyheralde + 40

Apesar dos atos de vandalismo que a edificação sofreu por conta de seu abandono –entre incêndios intencionais e pichações em seu exterior–, ela se mantém firme e foi restaurada para ser transformada em um museu. Atualmente apresenta diversas declarações em relação a seu valor como patrimônio cultural e histórico, constituindo a obra como um importante sucesso na abordagem da arquitetura moderna do arquiteto argentino Amancio Williams.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Dejtiar, Fabian. "Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams " 20 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805606/classicos-da-arquitetura-casa-sobre-o-arroio-amancio-williams> ISSN 0719-8906