Arquitetura Equatoriana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Equador

Projetos mais recentes em Equador

Últimas notícias em Equador

Casas de madeira no Equador: uso e aplicação na arquitetura contemporânea

De cabanas isoladas no meio da mata a projetos inteiramente construídos em bambu, a arquitetura residencial no Equador é um prato cheio para quem gosta de casas construídas em madeira. Abundante em todo território nacional, este material construtivo é utilizado de forma versátil, capaz de atender a todos os requisitos estruturais e necessidades arquitetônica com louvor. Como estrutura portante, revestimento ou mobiliário, a madeira esta sendo utilizada tanto quanto o concreto, a pedra, o tijolo ou o metal, oferecendo uma infinidade de aplicações que têm provocado o desenvolvimento de uma nova linguagem e uma expressão única, intimamente integrada à paisagem característica dos trópicos.

As paredes de barro nas casas contemporâneas do Equador

A terra é um elemento que vem sendo utilizado para construir desde tempos imemoráveis. Seu baixo impacto ambiental e a variedade de técnicas existentes para trabalhá-la permitiram a transcendência de seu uso em projetos de arquitetura em todo o mundo. Seja na taipa, em paredes de terra batida, paredes erguidas com sistemas de barro ou estruturas em adobe, diversos projetos contemporâneos reelaboram e reinterpretam estes métodos tradicionais para dar forma a seus espaços.

Arquitetura residencial no Equador: 10 casas de concreto aparente

O concreto é ainda hoje um dos sistemas construtivos mais utilizados pela industria da construção civil ao redor do mundo. Além disso, o desenvolvimento de novas tecnologias aplicas ao uso do concreto – incluíndo uma enorme variedade de sistemas de cofragem, controles mais precisos dos processos de cura e uma mão de obra cada dia mais capacitada – permitem obter ótimos resultados e acabamentos de altíssima qualidade. Desta maneira, está se tornando cada dia mais comum a utilização do concreto aparente em suas mais variadas formas, permitindo aos arquitetos explorar uma enorme gama de diferentes tonalidades e texturas, adaptando-se melhor às decisões específicas de cada projeto.

Casas de tijolo no Equador: projetos contemporâneos com alvenaria aparente

O tijolo cerâmico é um dos materiais construtivos mais usados na cultura arquitetônica latino-americana. A diversidade e versatilidade da alvenaria deu origem a uma grande variedade de usos e aplicações. Seja por fatores econômicos ou estéticos, o tijolo é muitas vezes usado de forma aparente – sem revestimentos ou acabamentos externos – mostrando grande riqueza associada a suas texturas e tons.

Projeto de Jean Nouvel no Equador começa a ser construído

O empreendimento residencial recentemente projetado por Jean Nouvel, Aquarela, em Quito, Equador está em construção. Desenvolvido em parceria com a empresa local Uribe & Schwarzkopf, o projeto de 136.580 metros quadrados busca se integrar com a paisagem montanhosa dos arredores da cidade.

Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB vence prêmio especial da XI BIAU

Em Assunção, Paraguai, a XI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo apresentou hoje os vencedores da seção Panorama das Obras desta edição do evento, "todos fiéis ao espírito da XI BIAU: o habitar, o habitante", segundo a organização.

odD+ Architects reinterpreta os históricos pátios e jardins de Quito em uma tipologia vertical

O escritório odD + Architects projetou uma torre residencial com jardins externos em Quito, Equador. Inspirada na tradicional arquitetura da cidade de claustros e jardins, a torre reinterpreta a ideia de pátio em sua fachada. Apelidado de Jardim Comum, o projeto enquadra perspectivas da paisagem urbana em seus 12 pavimentos de jardins e arcadas.

BIG e Uribe & Schwarzkopf projetam torre de tijolos em Quito, Equador

O BIG, em parceria com a Uribe & Schwarzkopf, acaba de divulgar o projeto de uma torre de vinte e quatro pavimentos na cidade de Quito, no Equador. Inspirado pela beleza da exuberante natureza do país e a diversidade de sua comunidade local, EPIQ será o segundo edifício projetado pelo BIG na capital equatoriana. Composta por dois volumes inter-travados como uma parede de tijolos, a estrutura da torre revela uma porosidade para acomodar uma série de jardins que ecoam a vibrante paisagem natural do Equador. EPIC será a nova imagem do urbanismo sustentável de Quito, uma cidade em pleno processo de expansão.

Dois brasileiros entre os escritórios emergentes eleitos pela Bienal de Arquitectura Latinoamericana 2019

Com o objetivo de internacionalizar a produção arquitetônica emergente na América Latina, a Bienal de Arquitetura Latino-Americana (BAL 2019) anunciou os escritórios que participarão da próxima edição do evento, a ser realizado em setembro de 2019 em Pamplona, Espanha. Dois escritórios brasileiros aparecem na lista.

Conheça a programação da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito 2018

A um mês de sua inauguração, já foram divulgados os detalhes do programa oficial do que será a XXI edição da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (BAQ2018), que em seus 40 anos de existência promove o diálogo e o debate sobre arquitetura dentro do próprio campo.

Carregando... Pode demorar alguns segundos