24 Exemplos de paredes com padrões que causam ilusão de ótica

Arquitetos e designers muitas vezes procuram maneiras de fazer com que as fachadas e superfícies internas dos edifícios se destaquem em meio a outros edifícios. Mas, às vezes, uma singela mudança pode ter um grande impacto quando você dá um passo para trás e compreende o todo. Ao empregar um padrão ilusório, como pixels pontilhados, pontos de meio-tom ou alterações sutis, mas intencionais, na posição ou orientação dos materiais, as superfícies planas podem ser transformadas em formas curvas e mutáveis.

Os padrões de meio-tom, por exemplo, funcionam reduzindo uma superfície sólida colorida em pontos de tamanho decrescente. Esses pontos são diminuídos até desaparecerem e o resultado é uma superfície plana com um gradiente que imita as sombras ou realces de uma curva tridimensional. Enquanto isso, o pontilhado é o processo de suavizar vários tons da mesma cor misturando-os. O efeito permite que os arquitetos, em uma escala grande o suficiente, criem imagens curvas e com profundidade, usando apenas uma única cor ou ainda possibilita a criação de uma cor intermediária ilusória.

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Quando aplicadas às superfícies e fachadas as técnicas de ilusão visual – incluindo a ausência do material ou a alteração de sua forma, por exemplo – podem formar superfícies que não apenas mudam diante de nossos olhos, mas também nos permitem controlar a mudança à medida que alteramos o ângulo de visão. A seguir apresentamos alguns exemplos de projetos que usam esses padrões e efeitos para criar superfícies gradientes.


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Gradientes pontilhados em escala de cinza

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Uber Hong Kong. Imagem © Bean Buro

Quando pequenos gradientes pontilhados são visualizados em escala macro, as transições podem ser difíceis de se definir, com as misturas parecendo mais uniformes a medida que os pixels diminuem. Em superfícies como a área de recepção do escritório da Uber em Hong Kong, dos arquitetos Bean Buro, um grande padrão pixelado ajuda a decoração a passar do piso turquesa escuro para o teto branco claro. Usando apenas um cinza intermediário, os ladrilhos se misturam na troca.

Conheça alguns projetos com efeito pixelado em escala de cinza

Uber Hong Kong / Bean Buro

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© Bean Buro

Super Duper Burgers Gangnam / Betwin Space Design

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© Yong-joon Choi

The Local Food Factory / Studio Dali Architects

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© Arch-Exist

Criando gradientes que mudam de cor

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Pavilhão Sul-Coreano na Expo 2020 Dubai. Imagem © Kim Changmook

Na fachada de entrada dessa escola em Bergedorf, os arquitetos blrm Arkitekt*innen "adaptaram as cores de um azul celeste claro a um padrão de verde como uma pixelização", usando a técnica de pontilhamento para criar uma mistura perfeita usando apenas quatro tons separados. Enquanto isso, os arquitetos Moon Soon e Mooyuki experimentaram um sistema adaptável para criar diversos padrões de transição no Pavilhão Sul-Coreano na Expo 2020 Dubai. Com uma fachada escalonada incluindo 1.597 cubos giratórios, cada um com “uma face digital e três faces coloridas”, como explicam os arquitetos, padrões de cores simples e complexos puderam ser criados facilmente.

Conheça alguns projetos com gradientes de cores variáveis

District School Bergedorf / blrm Architekt*innen

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© Werner Huthmacher

Pavilhão da Coreia do Sul na Expo Dubai 2020 / Moon Hoon + Mooyuki

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© Kim Changmook

Casa Las Olas / Young Projects

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© Iwan Baan

Adicionando Gradientes por Remoção

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Aria Residential Building em Tehran, Irã. Imagem © Deed Studio & Bordbar

A fachada metálica da Loja Escinter em São Paulo é perfurada com um padrão repetido do logotipo da empresa para controlar a entrada de luz no interior. Ao interromper gradualmente as perfurações na entrada, no entanto, a fachada muda sutilmente de preto para cinza escuro. Enquanto isso, no Edifício Residencial Aria em Teerã, Irã, o Pargar Architecture and Design Studio optou por um padrão de telhas de concreto para sua fachada de pele dupla. Os espaços expostos entre a malha são gradualmente preenchidos com mais azulejos, formando uma onda gradiente que também é usada para controlar a luz que entra na área de estar dos apartamentos.

Conheça alguns projetos com fachadas em gradiente usando perfuração ou malhas expostas

Loja Escinter / SuperLimão

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© Maíra Acayaba

Edifício Residencial Aria / Pargar Architecture and Design Studio

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© Deed Studio & Bordbar

Museu de História Natural de Chengdu / Pelli Clarke & Partners + CSWADI

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© Xiaobin Lv

Padrões de meio-tom combinam transparência com opacidade

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Zhou Yao Insect Museum em Ningbo, China. Imagem © Arch-Exist

O padrão de meio-tom é um método simples e paramétrico de misturar duas cores contrastantes em um gradiente suave e sutil. Com gravura opaca, por exemplo, o Museu de Insetos Zhou Yao respinga o branco sobre sua fachada de vidro como uma cordilheira coberta de neve, antes de gradualmente “derreter” perto do térreo do edifício. Alternativamente, a fachada do edifício Shinhan EX:PACE usa um padrão de meio-tom para combinar transições entre seus andares. Já no interior do edifício, o efeito de meio-tom ajuda a reduzir o ganho solar nas extremidades, ao mesmo tempo que mantém a zona central livre para manter a vista.

Conheça alguns projetos com fachadas que utilizam padrões de meio-tom

Zhou Yao Insect Museum / DDB Architects + Sitarch Lab

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© Arch-Exist

Shinhan EX:PACE / Atelier KI JUN KIM + Studio in Loco

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© Joonhwan Yoon

Viewshine Headquarters / gad + line+

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© shiromio studio

Tiffany Temporary Store Paris / OMA

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© Benoit Florençon

Gradientes e imagens criadas com materiais mistos

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Chessy Cultural Center em Brie, França. Imagem © Luc Boegly

Em um esforço para fornecer privacidade e luz natural à Pixel House em Tel-Aviv, Israel, a Anderman Architects foi encarregada de criar uma parede gradiente que “começa selada, mas desaparece no ar”, conforme eles apresentam. Para cumprir o orçamento, os arquitetos criaram uma estrutura de cubos em três camadas e, em seguida, a abriram ou fecharam em profundidades variadas, permitindo que a luz e a sombra construíssem um padrão pixelado.

Ao usar azulejos personalizados nas superfícies internas do Banheiro Público Komaeyu, Jo Nagasaka e Schemata Architects conseguiram combinar vários tamanhos de azulejos para criar a imagem do Monte Fuji, expondo o gesso por trás. Os azulejos e pedras soltas retirados das alas demolidas do Centro Cultural Chessy, por sua vez, foram reutilizados pelos arquitetos do Opus 5 para construir grandes muros de gabião em todo o local. A escolha cuidadosa de onde posicionar os ladrilhos planos entre tamanhos menores e maiores de rocha permitiu aos arquitetos criar um gradiente que flui através da parede.

Conheça alguns projetos com gradientes e imagens criadas com padrões de materiais mistos

Pixel House / Anderman Architects

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© Amit Geron

Banheiro Público Komaeyu / Schemata Architects + Jo Nagasaka

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© Ju Yeon Lee

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes

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© Luc Boegly

Gradientes formados pelo movimento tridimensional de materiais de superfície

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BSH headquarters em Shaoxing, China. Imagem © Qingwei Meng, Yilun Xie

Uma parede cortina é fixada sobre o edifício da sede da BSH em Shaoxing, China, para conferir à fachada uma aparência mais leve em meio à paisagem arquitetônica local, e as placas curvas de alumínio criam um efeito ondulado como se a cortina se movimentasse com a brisa. Em outro local, uma parede impressionante, porém modesta, é formada em tijolos na Casa VIPA, criando padrões na alvenaria.

Conheça alguns projetos com superfícies gradientes tridimensionais

BSH Headquarters / Greater Dog Architects

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© Qingwei Meng, Yilun Xie

Casa de Fazenda VIPA / Studio One By Zero

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© Yash R Jain

Serena Williams Building Nike World Headquarters / Skylab Architecture

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© Jeremy Bittermann

Fachadas de grande escala usando alvenaria em diferentes padrões

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Road Corridor Cultural Station em Taizhou, China. Imagem © Archi-Translator

Quando uma fachada é composta por pequenos componentes, como tijolos, quanto menores forem as peças individuais, mais suave será o gradiente que elas conseguem criar. Quando usado para fachadas de grande escala, o tamanho e a orientação de um único tijolo são quase imperceptíveis. Mas, ao mudar sutilmente seu posicionamento, grandes fachadas de tijolos são capazes de desenhar formas na superfície usando apenas engenhosidade e criatividade. Na Estação Cultural Road Corridor em Taizhou, China, por exemplo, uma onda é formada em frente ao edifício rotacionando gradualmente cada tijolo.

Conheça alguns projetos com fachadas de tijolos com diferentes padrões

The Road Corridor Cultural Station / Hangzhou Yuanshe Architectural Landscape Design

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© Archi-Translator

Omnibus House / SON-A

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© Bojune Kwon

Edifício Damero / Francisco Cadau Oficina de Arquitectura

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© Gustavo Sosa Pinilla

Outras maneiras de criar gradientes de superfície

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Fellenoord 15 em Eindhoven, Países Baixos. Imagem © Eva Bloem

Embora frequentemente usados, esses exemplos de padrões e técnicas de pontilhamento e meio-tom não são a única maneira de criar movimento e gradientes em superfícies arquitetônicas estáticas. Usando uma fachada com camada dupla de malha metálica expandida, por exemplo, o UNStudio criou um efeito moiré sutil ao redor do edifício Fellenoord 15. A fachada ganha vida à medida que os visitantes mudam o ângulo de visão ao se aproximarem.

Enquanto isso, na Gallery Shop do NSW New Sydney Modern Building, o Akin Atelier trabalhou com Haydenshapes, que desenvolveu um material especial de bio-resina para formar as prateleiras da loja. A equipe ‘sinterizou camadas de cor com volumes de pigmento micro-ponderado’, explica Akin Atelier, ‘despejando nos moldes personalizados por 109 dias consecutivos para atingir o gradiente desejado. O que por si só fala da natureza em camadas da geologia do arenito de Sydney.

Conheça alguns projetos com gradientes de superfície

Fellenoord 15 Renovation / UNStudio

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© Facade Diagrams

Gallery Shop for Art Gallery of NSW New Sydney Modern Building / Akin Atelier

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© Rory Gardiner

Encontre esses projetos selecionados com superfícies gradientes nesta pasta do ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Cor na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

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Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "24 Exemplos de paredes com padrões que causam ilusão de ótica" [24 Examples of Dithered, Halftone, and Other Illusion Patterns Used to Create Surface Gradients] 30 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005889/24-exemplos-de-paredes-com-padroes-que-causam-ilusao-de-otica> ISSN 0719-8906

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