Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes

O século XX marcou uma mudança definitiva no campo da arquitetura, à medida que o movimento modernista rompeu com os estilos tradicionais de construção e encorajou a experimentação e inovação. Com a ajuda de novos materiais e tecnologias, essa época representa um momento crucial na história da arquitetura, já que tanto as cidades quanto as técnicas de construção evoluíram em um ritmo sem precedentes. No entanto, muitas estruturas – que até hoje permanecem como testemunho – estão perto de completar cem anos de idade. O design austero dessas estruturas nem sempre são acolhidas pelo público, enquanto os princípios funcionalistas muitas vezes dificultam a adaptabilidade dos seus espaços interiores. Considerando que muitas vezes ocupam posições centrais dentro da cidade, há uma pressão crescente para demolir essas estruturas e reconstruir essas áreas completamente. 

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 2 de 13Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 3 de 13Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 4 de 13Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 5 de 13Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Mais Imagens+ 8

Estruturas modernistas são frequentemente vistas como rígidas, ao mesmo tempo futuristas e ultrapassadas, e não estão de acordo com os padrões modernos de eficiência energética e conforto. Além disso, estão em uma posição intermediária: muitas vezes não são antigas o suficiente para serem consideradas monumentos, mas também não são novas o suficiente para serem vistas como úteis para a cidade. Todos esses argumentos contribuem para a pressão em favor da demolição, apesar do entendimento intrínseco de que 'o edifício mais sustentável é aquele que já existe'.

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 13 de 13
Demolição de prédio fabril. Imagem © Dietrich Leppert via Shutterstock

O processo comum de preparação para a demolição não faz muito para mudar essa mentalidade. Com o principal propósito de assegurar a segurança da demolição, ele geralmente se concentra em aspectos superficiais, como a condição física do edifício, enquanto negligencia o valor intrínseco, qualidades intangíveis e as histórias que estão enraizadas na estrutura desses prédios. A possibilidade e viabilidade de reformar e adaptar essas estruturas para padrões modernos raramente são consideradas, já que a documentação está focada em preparar a demolição e não em questioná-la. No entanto, tanto arquitetos quanto uma parte do público estão em busca de um processo de seleção mais criterioso.

Salvando Mäusebunker: um novo procedimento modelo

Os laboratórios de animais da Universidade Livre de Berlim, também conhecidos como Mäusebunker, seriam demolidos em 2020. Construído entre 1971 e 1981 pelos arquitetos Gerd und Magdalena Hänska, essa impressionante estrutura brutalista serviu como centro de pesquisa para medicina experimental até 2010. No entanto, a proposta de demolição do prédio foi feita como parte de uma tentativa de renovar e modernizar o campus. Essa decisão enfrentou resistência de arquitetos e do público em geral, pois dois outros edifícios brutalistas dentro do mesmo complexo, o hospital e o Instituto de Higiene e Microbiologia, já eram considerados monumentos modernos.

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 2 de 13
Mäusebunker em Berlim. Imagem © Mo Photography Berlin via Shutterstock

O Escritório Estadual de Monumentos de Berlim contribuiu para os debates ao tornar público o resultado de uma nova análise, denominada "Modellverfahren Mäusebunker". A pesquisa foi conduzida em colaboração com a Charité University Medicine e o Departamento de Desenvolvimento Urbano, Construção e Habitação do Senado, com o objetivo de avaliar o prédio em termos de sua utilidade e potencial futuro. Essa abordagem interdisciplinar representa uma mudança em relação ao processo típico de preparação para a demolição. Ela destaca a importância histórica dos elementos únicos do edifício, como o complexo sistema de ventilação visível do lado de fora, enquanto também considera a imagem do prédio, uma vez que um edifício altamente reconhecível pode tornar os usos futuros mais atraentes para o público.

Esse processo enfatizou a importância do Mäusebunker em seu contexto mais amplo, como um símbolo do compromisso com o progresso científico que moldou a arquitetura pós-guerra e o planejamento urbano na Alemanha. A arquitetura experimental brutalista agora é vista como parte de uma identidade cultural específica. Além disso, especialistas exploraram o potencial do "retrofitting" como uma alternativa sustentável para conservar recursos. A análise também considerou a viabilidade da estrutura e possíveis usos futuros, procurando entender como uma nova função poderia ser compatível com as estruturas existentes.

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 3 de 13
Instituto de Higiene e Microbiologia de Fehling+Gogel, 1969-74, vista externa, 2021. Imagem © Kay Fingerle

O Mäusebunker nos faz questionar: como devemos lidar com edifícios altamente especializados dessa época, considerando que anteriormente presumimos, de forma equivocada, que energia e recursos eram abundantes? - Christoph Rauhut, chefe do Escritório Estadual de Monumentos de Berlim, em entrevista para o Tagesspiegel

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 6 de 13
Mouse Bunker, da série Out of Homestories, 2020. Imagem © Kay Fingerle

No planejamento urbano, estudos de viabilidade são frequentemente empregados para analisar uma proposta e determinar a viabilidade real da implementação do projeto, levando em consideração aspectos técnicos, administrativos, legais e financeiros. Esse novo método segue a mesma lógica, mas o aplica à viabilidade de reutilização de uma estrutura já existente.

Graças a esses esforços conjuntos, o Mäusebunker agora recebeu o status de monumento protegido. O Escritório Estadual de Monumentos de Berlim determinou que os antigos laboratórios poderiam ser transformados em um espaço cultural de uso diversificado, incluindo cafés, salas de eventos e várias atividades comerciais, mantendo sua identidade cultural. Contribuindo para essa discussão, a ERA Architects mostrou como é possível adaptar edifícios para atender aos modernos padrões de eficiência energética sem realizar alterações significativas em sua estrutura externa de concreto.

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 10 de 13
Mäusebunker 2023. Imagem © bullahuth

Além do resultado positivo relacionado ao Mäusebunker, todo esse capítulo demonstra a viabilidade do procedimento modelo experimental, que foi planejado para se tornar o procedimento padrão do Escritório de Monumentos. Esperamos que ele sirva de exemplo para outras administrações locais responsáveis pela preservação do patrimônio.

Compreendendo o potencial das estruturas existentes

A opção de reutilizar e adaptar edifícios tem múltiplas vantagens. Além de garantir a continuidade da identidade cultural do local, também conserva a energia e os materiais já utilizados e limita a necessidade de consumir novos recursos, tornando-se a opção mais sustentável na maioria dos casos. Esse conceito é conhecido como “energia cinza”, um termo que se refere à soma de toda a energia necessária para produzir um produto. A energia primária utilizada durante a construção representa uma grande parte do consumo total de energia do edifício ao longo de seu ciclo de vida, com materiais como o concreto contribuindo com quantidades significativas de CO2 necessárias para a produção. No entanto, as estruturas de concreto sólido têm vantagens para a reutilização, já que suas estruturas podem suportar grandes intervenções.

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 11 de 13
Escola de Arquitetura de Nantes - Lacaton & Vassal. Imagem © Philippe Ruault

Os edifícios existentes são o material de construção de amanhã. Valorizar o que existe não é uma atitude conservadora, mas sim um método (muitas vezes esquecido) de continuidade e enriquecimento. Baseia-se numa filosofia de cuidados e muitas vezes é muito mais responsável economicamente. - Anne Lacaton

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 5 de 13
Museu de Arte Contemporânea Zeitz na Africa / Heatherwick Studio. Imagem © Iwan Baan

Exemplos de silos e bunkers de concreto reformados demonstram que a criatividade e a liberdade de design podem surgir a partir de estruturas existentes. Entre 1973 e 1975, Ricardo Bofill transformou uma antiga fábrica de cimento em La Fàbrica, um complexo de moradia e trabalho que se tornou um de seus projetos mais conhecidos. Um projeto de conversão semelhante foi realizado entre 1977 e 1986 em São Paulo pela arquiteta Lina Bo Bardi, resultando na Fábrica da Pompéia, um grande exemplo de conversão pós-industrial e um modelo de arquitetura brutalista. Recentemente, a transformação do Studio Thomas Heatherwick do Complexo de Silos da Cidade do Cabo no Museu de Arte Contemporânea Zeitz demonstra mais uma vez a qualidade e complexidade dos espaços que podem resultar da integração e reutilização de estruturas existentes.

Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes - Imagem 4 de 13
SESC Pompéia / Lina Bo Bardi. Imagem © María González

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Descarbonização da arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Como salvar um edifício da demolição: procedimentos que revelam o potencial das estruturas existentes" [How to Save a Building from Demolition: Emerging Procedures to Uncover the Potential of Existing Structures] 12 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008595/como-salvar-um-edificio-da-demolicao-procedimentos-que-revelam-o-potencial-das-estruturas-existentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.