Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Cristiano Mascaro

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

20 Detalhes construtivos estruturais em projetos de pequena escala

Ao longo da história, a simplicidade estrutural constituiu algumas das formas mais habituais de prática e expressão da humanidade. Habitações, refúgios e mirantes de pequena escala foram configurados por uma infinidade de materiais que conformaram de maneira eficaz, através da técnica, diferentes formas de respostas a uma mesma necessidade.

Veja uma seleção de 20 detalhes construtivos de projetos que se destacam por seu tamanho reduzido e por sua estrutura de execução prática.

Paulo Mendes da Rocha: “Arquitetura não quer ser funcional; quer ser oportuna”

Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais cultuados do Brasil. E apesar do fato de pouco de seu trabalho ser encontrado fora de São Paulo, seu estilo é reverenciado mundo afora, o que lhe rendeu o Prêmio Pritzker em 2006 e recentemente, a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects. À luz desta nova premiação e como parte de sua coluna City of Ideas (Cidade de Ideias, em tradução livre), Vladimir Belogolovsky compartilha conosco uma entrevista realizada com Paulo Mendes da Rocha em 2014. Tal entrevista aconteceu em seu escritório em São Paulo e contou com a colaboração do arquiteto Wilson Barbosa Neto como tradutor, e foi originalmente publicada no livro de Belogolovsky intitulado “Conversations with Architects in the Age of Celebrity,” até então sem tradução para o português.

Ginásio do Clube Atético Paulistano, 1957. Imagem Cortesia de Paulo Mendes da Rocha Ginásio do Clube Atético Paulistano, 1957. Imagem Cortesia de Paulo Mendes da Rocha Capela de São Pedro, 1999. Imagem © Cristiano Mascaro Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998. Imagem © Nelson Kon + 27

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017

Paulo Mendes da Rocha. Image © PMDR Archive
Paulo Mendes da Rocha. Image © PMDR Archive

O Royal Institute of British Architects (RIBA) acaba de anunciar o vencedor da Royal Gold Medal 2017: Paulos Mendes da Rocha. Com 87 anos, Mendes da Rocha é um dos arquitetos brasileiros mais celebrados da história, e sua abordagem brutalista vem deixando um importante legado no país e especialmente em São Paulo. O recente prêmio vem na esteira de um ano muito bem sucedido para o arquiteto, reconhecido com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2016 por sua trajetória e, há algumas semanas, anunciado como vencedor do Prêmio Imperial 2016. Paulo Mendes da Rocha também já foi agraciado com o Prêmio Pritzker em 2006 e com o Prêmio Mies van der Rohe por seu projeto na Pinacoteca de São Paulo em 2000.

Mendes da Rocha se tornou o segundo brasileiro a receber a RIBA Gold Medal, após Oscar Niemeyer tê-la recebido em 1998. Rocha faz parte agora de um seleto grupo que inclui Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983) e Frank Lloyd Wright (1941).

Clássicos da Arquitetura: Orquestra Mágica do SESC Itaquera / Teuba Arquitetura e Urbanismo

Cortesia de Teuba Arquitetura Cortesia de Teuba Arquitetura Processo Construtivo. Image Cortesia de Teuba Arquitetura + Cortesia de Teuba Arquitetura. Image © Cristiano Mascaro + 75

Fórum Trabalhista Ruy Barbosa / Decio Tozzi

© Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro + 47

Sao Paulo, Brasil

Casa Luna Llena / Candida Tabet Arquitetura

© Tuca Reinés © Tuca Reinés © Tuca Reinés © Cristiano Mascaro + 48

Casas  · 
José Ignacio, Uruguai

Documentário "Vilanova Artigas - O Arquiteto e a Luz" é premiado no Arquiteturas Film Festival Lisboa

O festival português de cinema "Arquiteturas Film Festival Lisboa 2015" divulgou as produções premiadas em suas sete categorias. Entre os premiados, o documentário "Vilanova Artigas - O Arquiteto e a Luz", escrito por Laura Artigas e dirigido por ela em parceria com Pedro Gorski para a ocasião do centenário do arquiteto este ano, venceu na categoria "Prêmio Lusofonia", destinado a produções de língua portuguesa.

Itaú Cultural promove a “Ocupação Vilanova Artigas” em homenagem ao centenário do arquiteto

O que significa pensar a arquitetura a partir de uma ótica humanista? O trabalho e a vida de João Batista Vilanova Artigas são uma resposta a essa pergunta. Alinhado à comemoração do seu centenário de nascimento, o programa Ocupação, que acontece entre 24 de junho e 9 de agosto no Itaú Cultural, em São Paulo, coloca em foto a trajetória do arquiteto.

Lançamento do site oficial de Vilanova Artigas em comemoração ao centenário do arquiteto

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove, no dia 27 de novembro, o lançamento do site oficial do arquiteto Vilanova Artigas, que completaria 100 anos em 23 de junho 2015. O evento marca o início das celebrações do nascimento de um dos maiores arquitetos do país, que contará com diferentes atividades.

Ao longo de 2015, o site ficará cada vez mais completo e abrigará todas as informações dos outros eventos programados para o 100 anos de Vilanova Artigas. O projeto do centenário engloba o documentário sobre a vida e a obra do arquiteto, o livro com seus principais projetos e a inauguração de exposição promovida pelo Itaú Cultural.

O site oficial tem como objetivo ser a grande fonte de pesquisa para estudantes universitários, pesquisadores e curiosos sobre a obra de Artigas. A página também vai concentrar todas as novidades do projeto "Artigas 100 anos". O projeto foi viabilizado pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, por meio de edital público de apoio a projetos culturais, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SP).

Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos

© Angelina Wittmann © Angelina Wittmann © Angelina Wittmann © Angelina Wittmann + 23

Por Karine Daufenbach

Os edifícios são grandes blocos longitudinais que apresentam continuidade nos espaços, e são organizados de acordo com a modulação interna do edifício seguindo a regularidade do volume externo. O acesso aos ambientes é facilitado pela presença de circulações horizontais externas, que também reúnem a circulação vertical, e protegem os ambientes contra a incidência solar e intempéries.

O2 Filmes / Cristina Xavier Arquitetura

© Pedro Kok © Daniel Ducci © Pedro Kok © Pedro Kok + 45

São Paulo, Brasil

Pavilhão Fazenda Matão / LEGORRETA + LEGORRETA

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro
 · 
Matão, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2014

© Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro + 10

Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro

© Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro + 22

Casas  · 
Carapicuíba, Brasil

Clássicos da Arquitetura: Igreja São Bonifácio / Hans Broos

© Paula Mastrocola. Cortesia de Arquitetura Brutalista © Paula Mastrocola. Cortesia de Arquitetura Brutalista © Cristiano Mascaro. Acervo Hans Broos © Cristiano Mascaro. Acervo Hans Broos + 31

Por Bernardo Brasil Bielschowsky e João Serraglio.

Numa rua estreita, entre residências em fileiras, flutua, há quatro metros e meio do chão, uma caixa: sem símbolos, toda em concreto aparente, ritmado horizontalmente pelas marcas das fôrmas de tábuas de madeira.