O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Teresa Mascaro
  6. 2013
  7. Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro

Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro

  • 12:00 - 4 Abril, 2014
Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro
Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro, © Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

© Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro © Cristiano Mascaro + 22

  • Cálculo Estrutural

    Yopanan Rebello
  • Fundações e Estrutura

    Ycon Engenharia
  • Steelframe

    Walltech Engenharia e Construção
  • Fornecedores

    EJC (instalações elétricas), Antoniazzi (instalações hidráulicas), Duar (ar condicionado), RPS (tecnocimento), Serralheria GH (serralheria e caixilhos), Artcor (pintura e tratametno das placas cimentícias), Premium Vidros (vidros), PHd Marcenaria (marcenaria), Reka (iluminação).
  • Mais informações Menos informações
© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

O estúdio implanta-se dentro do lote da residência de um fotógrafo, nos arredores da grande São Paulo. Já havia sido construído um espaço de trabalho neste terreno, que com o passar do tempo, tornou-se espacialmente insuficiente com o crescente estoque de ampliações, caixas de negativos, equipamentos e etc. Por isso um novo espaço seria necessário, para acomodar a área de trabalho (mesa, bancada, prateleiras para arquivos digitais) de forma mais confortável, reservada e inspiradora.

Corte e Detalhe
Corte e Detalhe

O local disponível para a nova construção é uma área inclinada com muita vegetação, por isso a ideia de soltar o volume construído do solo, a fim de não se fazer necessários cortes e aterros radicais.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Mantendo o conceito de evitar agressões no terreno, a estrutura de aço foi a solução adotada, por sua facilidade de montagem, resistência, agilidade e esbelteza.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Do mesmo modo, laje de piso e vedações, foram montados na obra. A laje de piso é formada por uma dupla camada de “painel wall”, as paredes são no sistema steelframe, com placa de gesso internamente e placa cimentícia externamente e lã mineral para isolamento térmico e acústico, os caixilhos são em perfis de ferro galvanizado com grandes planos de vidro laminado e a cobertura em telhas termo-acústicas de poliuretano, elementos estes que tornaram a obra “limpa”, com redução de desperdício de material e de entulho, rapidez na montagem e consequentemente economia de custos e energia.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

A nova construção se resume, em planta, a um quadrado de 4m x 4m internamente, o suficiente para acomodar a área de trabalho. Apenas 2 apoios (pilares) metálicos principais sustentam a construção, onde se apoiam 2 “anéis”, formados por 2 vigas e 2 pilares cada um, que envolvem o volume. Ou seja, as vedações independem da estrutura, que propositalmente fica totalmente exposta.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Com o ganho na cota de nível, o piso se igualou à altura das copas das árvores, fato que proporcionou visão para os belos planos verdes que naturalmente integram o espaço interior com o exterior. Porém, paredes são necessárias para um fotógrafo e suas fotografias. Por isso dosou-se vidro e planos opacos, levando-se em consideração insolação e função.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Definitivamente não se trata de um escritório convencional, de paredes brancas, divisórias, forro de gesso com iluminação embutida e fria. Para um profissional das artes a intenção foi criar uma ambiente de trabalho livre e inspirador.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Teresa Mascaro
Escritório
Cita: "Estúdio 4x4 / Teresa Mascaro" 04 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/187526/estudio-4x4-slash-teresa-mascaro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.