Feliz aniversário, Paulo Mendes da Rocha!

Feliz aniversário, Paulo Mendes da Rocha!

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

Comemoramos hoje o aniversário de 92 anos de Paulo Mendes da Rocha. Nascido em Vitória, formou-se em São Paulo em 1954 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tornou-se um dos arquitetos brasileiros mais reconhecidos mundialmente e um dos grandes nomes da Escola Paulista. Foi também professor de projeto da FAU-USP entre 1961 e 1999, afastado em 1969 pela ditadura militar e sendo reintegrado ao corpo docente da universidade somente em 1980, após a anistia. Além disso foi presidente do IAB/SP em duas ocasiões.

Cortesia de Ruth Verde Zein
Cortesia de Ruth Verde Zein

É autor de diversos projetos importantes, públicos e privados, no Brasil e no exterior. Entre eles, destacam-se o Pavilhão Oficial do Brasil na Expo 70, em Osaka, o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo (1987), o Ginásio de Esportes do Clube Atlético Paulistano, a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Edifício Guaimbê, a Capela de São Pedro, entre muitos outros. Ainda em atividade, vem colaborando com outros escritórios e profissionais, como Eduardo Colonelli, MMBB, Piratininga Arquitetos Associados, Metro Arquitetos, entre outros, realizando projetos como o Sesc 24 de Maio, Museu dos Coches, a nova Galeria Leme e o Cais das Artes, em Vitória.

Vencedor do Pritzker de 2006, ganhador do Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2016 pelo conjunto de sua obra e com o 28º Prêmio Imperial do Japão. Também foi anunciado como Gold Medal do ano de 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA).

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Segundo o júri da Bienal de Veneza o principal mérito de sua arquitetura é ser atemporal: "Muitas décadas após serem construídos, cada um de seus projetos resiste ao avanço do tempo, tanto estilisticamente e fisicamente. Essa consciência estarrecedora deve ser a consequência de sua integridade ideológica e sua genialidade estrutural. Ele é um desafiador inconformado e, ao mesmo tempo, um realista apaixonado"

© PMDR Archive
© PMDR Archive

Em 2017, foi lançado o documentário "Tudo é Projeto", que aborda a vida e obra do arquiteto, dirigido por sua filha, Joana Mendes da Rocha, e apresenta as ideias sobre urbanidade, natureza, humanidade e técnica do arquiteto.

Neste ano, o arquiteto doou seu acervo completo para a instituição portuguesa Casa da Arquitectura. O mesmo será digitalizado e poderá ser acessado pelo público.

Confira notícias, artigos, obras e entrevistas com o arquiteto aqui.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Feliz aniversário, Paulo Mendes da Rocha!" 25 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798041/em-foco-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.