Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 12 de 28
Paulo Mendes da Rocha. Image © PMDR Archive

O Royal Institute of British Architects (RIBA) acaba de anunciar o vencedor da Royal Gold Medal 2017: Paulos Mendes da Rocha. Com 87 anos, Mendes da Rocha é um dos arquitetos brasileiros mais celebrados da história, e sua abordagem brutalista vem deixando um importante legado no país e especialmente em São Paulo. O recente prêmio vem na esteira de um ano muito bem sucedido para o arquiteto, reconhecido com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2016 por sua trajetória e, há algumas semanas, anunciado como vencedor do Prêmio Imperial 2016. Paulo Mendes da Rocha também já foi agraciado com o Prêmio Pritzker em 2006 e com o Prêmio Mies van der Rohe por seu projeto na Pinacoteca de São Paulo em 2000.

Mendes da Rocha se tornou o segundo brasileiro a receber a RIBA Gold Medal, após Oscar Niemeyer tê-la recebido em 1998. Rocha faz parte agora de um seleto grupo que inclui Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983) e Frank Lloyd Wright (1941).

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 20 de 28
Patriarch Plaza / Paulo Mendes da Rocha. Image © Nelson Kon

Nascido em Vitória, Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha atraiu a atenção pela primeira vez por seu projeto para o Clube Atlético de São Paulo, de 1957. Desde então, projetou e construiu muitas obras importantes em São Pailo, como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) (1988), a Praça do Patriarca (1992-2002), a remodelação da Pinacoteca do Estado de São paulo (2000) e o Centro Cultural FIESP (1997).

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 18 de 28
Capela de S.Pedro / Paulo Mendes da Rocha. Image © Cristiano Mascaro

“A obra de Paulo Mendes da Rocha é muito incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mundialmente celebrados”, comentou a presidente do RIBA, Jane Duncan. “Ele é um arquiteto com incrível reputação internacional, apesar da maioria de suas obras primas se localizar em seu país natal. Revolucionária e transformadora, a obra de Mendes da Rocha caracteriza a arquitetura brasileira da década de 1950 – concreto bruto, aparente e belo.”

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 5 de 28
Pinacoteca Estado / Paulo Mendes da Rocha. Image © Nelson Kon

Respondendo ao prêmio, Paulo Mendes da Rocha disse: “Após tantos anos de trabalho, é uma grande alegria receber este reconhecimento do Royal Institute of British Architects pela contribuição que minha obra e experimentos ofereceram ao progresso da arquitetura e da sociedade. Gostaria enviar uma calorosa saudação a todos aqueles que compartilham de minha paixão, em particular os arquitetos britânicos, e compartilhar este momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram com meus projetos.”

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 24 de 28
Museu dos Coches / Paulo Mendes da Rocha. Image © Arménio Teixeira
Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 28 de 28
Pinacoteca Estado / Paulo Mendes da Rocha. Image © Nelson Kon

O júri da RIBA Gold Medal foi compost pela Presidente do RIBA, Jane Duncan, juntamente com Sir Peter Cook, Neil Gillespie OBE, Victoria Thornton OBE e a vencedora da Royal Gold Medal de 2015, Sheila O’Donnell. Mendes da Rocha foi nomeado por Neil Gillespie OBE e John McAslan CBE.

Leia a citação original de John McAslan, aqui.

Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 6 de 28
MuBE / Paulo Mendes da Rocha. Image © Nelson Kon
Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017 - Imagem 21 de 28
MuBE / Paulo Mendes da Rocha. Image © Nelson Kon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Paulo Mendes da Rocha é premiado com a RIBA Gold Medal 2017" 29 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796344/paulo-mendes-da-rocha-e-premiado-com-a-riba-gold-medal-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.