![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Janela, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b48e/c07a/809a/0e00/0439/large_jpg/Arquivo_do_Arquiteto2.jpg?1412281479)
Por Karine Daufenbach
Os edifícios são grandes blocos longitudinais que apresentam continuidade nos espaços, e são organizados de acordo com a modulação interna do edifício seguindo a regularidade do volume externo. O acesso aos ambientes é facilitado pela presença de circulações horizontais externas, que também reúnem a circulação vertical, e protegem os ambientes contra a incidência solar e intempéries.
![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Imagem 8 de 23](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b486/c07a/809a/0e00/0438/large_jpg/Arquivo_do_Arquiteto.jpg?1412281470)
Em todos os edifícios é característica a marcação das juntas das fôrmas de madeira, conservando uma austeridade por fora; uma arquitetura voltada para si, mas com apuro nos detalhes.
![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b440/c07a/809a/0e00/0431/large_jpg/Cristiano_Mascaro.jpg?1412281399)
Volumes horizontalizantes, que por vezes são quebrados pela composição rítmica da estrutura, ou reforçados como se fossem linhas de cheios e vazios que capturam o olhar para longe, introduzindo uma dinamicidade ao volume. Esta marcação na fachada do bloco da costura, que são guarda-corpos e marquises de proteção ao sol, encontra seu contraponto no volume vertical da torre de escadarias, que funciona como marco da matriz. Ao contrário dessa fachada, a fachada frontal do mesmo bloco, uma empena de concreto, conserva uma austeridade, e neutralidade em vista do prédio da costura antiga localizado ao lado. A ligação entre ambos se dá por uma passarela envidraçada, recuada, de mesma escala. Esta empena possui apenas algumas aberturas circulares. Seu volume não toca o solo e tem a estrutura recuada. O mesmo recurso foi utilizado no edifício da Malharia, onde os volumes das escadas parecem estar suspensos.
![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Fachada, Janela, Pilar](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b44b/c07a/809a/0e00/0432/medium_jpg/Angelina_Wittmann2.jpg?1412281409)
![](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b7af/c07a/80c9/ea00/0428/large_jpg/Corte.jpg?1412282277)
![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Corrimão](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b4c3/c07a/809a/0e00/043c/large_jpg/Angelina_Wittmann12.jpg?1412281527)
Semelhante solução encontra-se no bloco do Centro Social, em que o fechamento voltado para o jardim é de vidro, o que permite visão ao jardim, mas também confere leveza, tendo em vista a grande altura da viga longitudinal somada à presença do terraço-jardim. O acesso a este é feito pela Praça Histórica, um ambiente composto por diversos níveis, com jogo de escadas de diferentes desenhos, ângulos, perfazendo um espaço dinâmico com jogo criativo dos elementos constituintes.
![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Floresta, Jardim](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b47d/c07a/809a/0e00/0437/large_jpg/Angelina_Wittmann7.jpg?1412281461)
Assim como no bloco da Malharia, os blocos do Beneficiamento, da Tinturaria, a modulação da estrutura é representada na fachada. O único edifício que não obedece a esta regra é o bloco da Costura, com suas linhas horizontais ressaltadas.
![Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos - Imagem 11 de 23](https://images.adsttc.com/media/images/542d/b485/c07a/80c9/ea00/0422/large_jpg/Karine_Daufenbach3.jpg?1412281469)
Referência
Karine Daufenbach. Continuidades e Dissonâncias na Arquitetura Industrial de Hans Broos.
- Ano: 1968