O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Uruguai
  5. Candida Tabet Arquitetura
  6. 2006
  7. Casa Luna Llena / Candida Tabet Arquitetura

Casa Luna Llena / Candida Tabet Arquitetura

  • 05:00 - 6 Abril, 2016
Casa Luna Llena / Candida Tabet Arquitetura
Casa Luna Llena / Candida Tabet Arquitetura, © Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

© Tuca Reinés © Tuca Reinés © Tuca Reinés © Cristiano Mascaro + 48

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma equação sócio-cultural se apresentou, ao sermos convidados, um escritório de arquiteto brasileiro de SP, por um casal americano de NY, para projetar uma casa de veraneio, em José Ignácio, Uruguai.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Observamos as construções locais com intenções de capturar e seqüestrar traços regionais habituais. Notamos uma contemporaneidade maciça, onde raras unidades escorregam no passeisme. As casas de José Ignácio têm estilo José Ignácio, mesmo as arquiteturas despretensiosas.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Ficamos encantados com o legado de Eládio Dieste, engenheiro de formação, arquiteto honoris causa e suas obras em tijolo aparente, um material muitíssimo popular e largamente utilizado no passado.

Planta Baixa
Planta Baixa

Observamos também nossos clientes, Anne, franco-americana, decidida, entusiasmada, linda e grande cozinheira, mãe atenta e cuidadosa de Julian e Max (14 e 15), e Bill, seu marido. Em nossos rápidos encontros apontou seu interesse por motivos gráficos, o que nos levou a salpicar os espaços exteriores com pérgulas que, ao caminhar o sol, projetariam sobre as grandes paredes, na forma de luz e sombra, um grafismo abundante e mutante.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Para a mãe atenta que se mostrou nossa cliente, observadora de todos os movimentos, previmos uma planta onde a circulação, através de uma passarela que percorre a casa pouco compartimentada, expõe seus transeuntes.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Inserts metálicos sustentam esta passarela, um grande anel em balanço, que circunda e conecta internamente a área central, do living room, com as suítes no pavimento superior. A arquitetura transita por soluções estruturais independentes com materiais variados. As empenas de tijolos aparentes definem os quatro volumes principais que resultam as áreas funcionais como cozinha / sala de jantar / suítes. Os enormes volumes perpendiculares, projetados para o exterior e com a cobertura única e altíssima, define as áreas de convívio comunitário. As salas e varandas estão interligadas por dois eixos comuns, transversal e longitudinal, como o olhar de Anne que tudo vê e percebe. A cozinha, descomunal, parque de diversões para a dona da casa e provavelmente futuro deleite para seus convidados, os sortudos.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

Na decisão do revestimento principal, optamos por homenagear o Eng.º Eladio Dieste e vestimos a casa com tijolos aparentes, que acumulados no grande cubo, resultaram antagônicos, um monolítico de mosaico, homogeneizado pela escala monumental das paredes. As madeiras dos pergolados e terraços que compõem as fachadas exploram os recursos das instalações em balanço, exceto naquela do grande vão da fachada oeste, definida por mãos francesas, técnica mais primitiva.

© Cristiano Mascaro
© Cristiano Mascaro

The wooden pergolas and terraces that shape the facades explore the cantilevered solutions, except the large span of the west façade, defined by consoles, a more primitive technique.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Também não nos esquecemos de Figari, pintor uruguaio e provocamos o enquadramento do encontro do céu e pastagem nos largos e altos vãos direcionados ao exterior, retratando por meio de (ou através) largos e abundantes vãos, o colorido azul e verde definidos no horizonte dos Pampas, como é chamada a tão característica planície, paisagem dominante na região.

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Luna Llena / Candida Tabet Arquitetura" [Luna Llena House / Candida Tabet Arquitetura] 06 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784965/luna-llena-house-candida-tabet-arquitetura> ISSN 0719-8906