O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

MODUL Architectural Bureau transformará antiga fábrica em sala de exposições nos arredores de Moscou

15:00 - 18 Março, 2019
© MODUL architectural bureau
© MODUL architectural bureau

A MODUL architectural bureau está trabalhando em um projeto de reforma que transformará uma antiga fábrica nos arredores de Moscou em uma moderna sala de exposições. Encomendando por uma empresa de materiais de construção em pedra, o projeto foi concebido como uma série de diferentes espaços expositivos, áreas de atendimento ao cliente assim como uma ampla infra-estrutura de escritórios e áreas de lazer.

Para melhor atender ao programa do cliente, os arquitetos decidiram por dividir os espaços existentes da antiga fábrica em duas categorias: uma área de “intervenção” e uma zona de “produção”. Isso para que durante o processo de projeto e reforma do edifício a produção da fábrica não fosse parada nem mesmo por um dia. Além da estrutura existente, o projeto conta ainda com uma nova área de armazenagem projetada para abrigar o estoque da fábrica, liberando o espaços do histórico edifício para transforma-lo em um grande centro de exposições.

© MODUL architectural bureau © MODUL architectural bureau © MODUL architectural bureau © MODUL architectural bureau + 35

Aeroporto Jewel Changi de Safdie Architects está perto de ser concluído em Singapura

13:00 - 18 Março, 2019
Aeroporto Jewel Changi de Safdie Architects está perto de ser concluído em Singapura, Cortesia de Safdie Architects
Cortesia de Safdie Architects

O escritório Safdie Architects divulgou novas imagens da construção do Jewel Changi Airport, em Singapura. Com a maior cachoeira interna do mundo, uma floresta exuberante e uma verdadeira "trilha" que conecta os serviços típicos de um aeroporto, o projeto tem inauguração prevista para o dia 17 de abril deste ano.

O Jewel Changi Airport pretende reinventar o espaço do aeroporto, apresentando-o não apenas como um espaço genérico para os viajantes, mas como uma grande atração pública. Uma linha de transporte coletivo da cidade passará por dentro do domo central do novo aeroporto, fazendo deste um nó de encontro público.

Cortesia de Safdie Architects Cortesia de Safdie Architects Cortesia de Safdie Architects Cortesia de Safdie Architects + 6

Debates no IMS discutem a história e a influência da arquitetura brasileira

21:00 - 17 Março, 2019
Debates no IMS discutem a história e a influência da arquitetura brasileira, Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Infinito Vão: Brasil, o ciclo de conversas que acontecerá nos dias 22 e 23 de Março no IMS, é uma extensão do programa de atividades da Exposição com o mesmo nome que está em cartaz até 28 de abril, na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Portugal.

Com curadoria de Fernando Serapião, Guilherme Wisnik e Nuno Sampaio, Infinito Vão: Brasil reunirá durante dois dias um conjunto de arquitetos, fotógrafos e gestores culturais para uma série de conversas e debates sobre a história da arquitetura brasileira, a sua influência na vida cotidiana e cultural e as pontes que estabelece com outras linguagens artísticas.

SOM apresenta torre de 300 metros para o Hudson Yards em Nova Iorque

19:00 - 17 Março, 2019
SOM apresenta torre de 300 metros para o Hudson Yards em Nova Iorque, 35 Hudson Yards. Cortesia de Related Oxford
35 Hudson Yards. Cortesia de Related Oxford

O escritório Skidmore, Owings & Merrill divulgou novas imagens de seu projeto para a 35 Hudson Yards, uma torre que fará parte do maior empreendimento imobiliário privado da história dos Estados Unidos. Com cerca de 300 metros de altura, o edifício será o mais alto do masterplan.

35 Hudson Yards. Cortesia de Related Oxford 35 Hudson Yards. Cortesia de Related Oxford 35 Hudson Yards. Cortesia de Related Oxford 35 Hudson Yards. Cortesia de Related Oxford + 12

Mecanoo projeta o maior parque natural do mundo nos Países Baixos

15:00 - 17 Março, 2019
Mecanoo projeta o maior parque natural do mundo nos Países Baixos, Nieuw Land National Park. Cortesia de Mecanoo
Nieuw Land National Park. Cortesia de Mecanoo

O escritório holandês Mecanoo projetou o masterplan do maior parque natural feito pelo homem do mundo, que será construído em Nieuw Land, Países Baixos. No mês passado, o governo local aprovou o plano com uma esmagadora maioria. O Parque Nacional está localizado perto da região metropolitana de Amsterdã e abrange mais de 29.000 hectares. O masterplan integra quatro reservas naturais e busca proteger e preservar o futuro do Parque Nacional.

Nieuw Land National Park. Cortesia de Mecanoo Nieuw Land National Park. Cortesia de Mecanoo Nieuw Land National Park. Cortesia de Mecanoo Nieuw Land National Park. Cortesia de Mecanoo + 9

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Edifício-paisagem: mercado de alimentos do MVRDV começa a ser construído em Taiwan

21:00 - 16 Março, 2019
Edifício-paisagem: mercado de alimentos do MVRDV começa a ser construído em Taiwan, O mercado de frutas e vegetais de Tainan Xinhua eleva uma parte prosaica da cadeia de fornecimento a um local onde o público pode experimentar alimentos. Imagem © MVRDV
O mercado de frutas e vegetais de Tainan Xinhua eleva uma parte prosaica da cadeia de fornecimento a um local onde o público pode experimentar alimentos. Imagem © MVRDV

O MVRDV inovou em um mercado atacadista de frutas e vegetais em Tainan, Taiwan. Definido por um telhado verde acessível e com terraços, o mercado ao ar livre servirá como um importante centro na cadeia de fornecimento de Taiwan e um destino para reuniões, socialização e observação da paisagem circundante.

Chamado de “Mercado de Frutas e Vegetais de Tainan Xinhua”, o projeto do MVRDV transforma um aspecto muitas vezes prosaico da indústria de alimentos em uma experiência pública com os alimentos e a natureza. Localizado em uma posição estratégica entre a cidade e as montanhas, com boas conexões com transportes públicos, o edifício fica em um ponto conveniente para os comerciantes, compradores e visitantes.

O projeto compreende uma estrutura aberta simples com tetos altos e ondulados que permitem a ventilação natural. Imagem © MVRDV O projeto honra o ambiente circundante. Imagem © MVRDV O mercado a céu aberto será também um importante ponto de encontro. Imagem © MVRDV O mercado de frutas e vegetais de Tainan Xinhua eleva uma parte prosaica da cadeia de fornecimento a um local onde o público pode experimentar alimentos. Imagem © MVRDV + 4

Maquetes detalhadas capturam a beleza do brutalismo e do Art Déco na arquitetura irlandesa

19:00 - 16 Março, 2019
Maquetes detalhadas capturam a beleza do brutalismo e do Art Déco na arquitetura irlandesa, © Model Citizen
© Model Citizen

John Donnelly, arquiteto da Irlanda do Norte, abriu recentemente um escritório dedicado à produção de maquetes detalhadas que explorem a diversidade do ambiente construído de Belfast. Model Citizen foi fundado buscando promover um maior entendimento apreciação da arquitetura e dos trabalhos manuais das cidades irlandesas.

O escritório vê suas esculturas e maquetes como um “mecanismo para enfatizar a beleza e o significado do nosso patrimônio”, traduzindo os estilos art déco, brutalista e internacional em objetos esculturais tangíveis que podem ser manuseados e explorados.

© Model Citizen © Model Citizen © Model Citizen © Model Citizen + 15

"Recifes de Silêncio": uma utopia fúnebre submarina

13:00 - 16 Março, 2019
"Recifes de Silêncio": uma utopia fúnebre submarina, © Yunil Nam
© Yunil Nam

O artista e arquiteto Yunil Nam, de Londres, desenvolveu um projeto ilustrado inspirado no romance de ficção científica de Jules Verne, Vinte Mil Léguas Submarinas. O projeto, intitulado The Reef of Silence [O Recife de Silêncio], explora “espaços fúnebres e o cultivo de corais em uma estrutura submarino como forma de investigação sobre questões culturais e ambientais no Oceano Índico."

A proposta fictícia se volta aos abutres ameaçados de extinção que se alimentam de cadáveres humanos e os simbolismos religiosos envolvidos nisso. O processo de sepultamento de Tectonic Vultures consiste em novas técnicas de decomposição, como liofilização e liquefação, que transformam o corpo humano em nutrientes na forma de pó ou líquido.

© Yunil Nam © Yunil Nam © Yunil Nam © Yunil Nam + 12

Cooperação Brasil-Portugal trará exposições e modelos dos Centros de Interpretação do patrimônio

07:30 - 16 Março, 2019
Cooperação Brasil-Portugal trará exposições e modelos dos Centros de Interpretação do patrimônio, Porto, Portugal. Foto: Fernanda Pereira
Porto, Portugal. Foto: Fernanda Pereira

A delegação brasileira da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em missão a Portugal trouxe novidades no campo do Patrimônio Cultural. Em maio de 2019, o país europeu receberá uma missão de intercâmbio com gestores, prefeitos e trades turísticos brasileiros. O objetivo é conhecer referências em Centros de Interpretação portugueses, a fim trazer modelos para as 13 cidades detentoras de sítios culturais Patrimônio Mundial, no Brasil.

Categorias para você

Morpholio AR Sketchwalk: a mais nova ferramenta imersiva de realidade aumentada para arquitetos

21:00 - 15 Março, 2019
Morpholio AR Sketchwalk: a mais nova ferramenta imersiva de realidade aumentada para arquitetos , Cortesia de Morpholio
Cortesia de Morpholio

A Morpholio acaba de lançar o AR Sketchwalk, a mais nova ferramenta de realidade aumentada criada para auxiliar os arquitetos nos processos de transição entre a modelagem e a realidade. A partir de hoje, o AR Sketchwalk estará disponível para arquitetos e designers do mundo todo, proporcionando aos projetistas uma nova ferramenta de projeto e para seus clientes, um jeito totalmente novo de experimentar o espaço antes mesmo de assentar o primeiro tijolo.

Studio Gang divulga projeto para o Centro da Universidade de Chicago em Paris

19:00 - 15 Março, 2019
© ParisRender com ICADE e Studio Gang
© ParisRender com ICADE e Studio Gang

Studio Gang revelou um projeto para o Centro da Universidade de Chicago, em Paris. O projeto Centre in Paris busca “criar um novo local para bolsas de estudos e intercâmbio cultural no 13º arrondissement de rápido desenvolvimento de Paris” com um centro acadêmico e um edifício residencial de uso misto.

O projeto é composto também por espaços verdes biodiversos e uma arquitetura que física e intelectualmente tece o bloco no tecido urbano existente. Para apoiar um diálogo dinâmico entre a universidade e as comunidades locais, os espaços compartilhados foram cuidadosamente organizados para conectar-se ao exterior e incentivar a comunicação.

Roda-gigante de Balneário Camboriú viola legislação ambiental, diz Ministério Público de SC

12:00 - 15 Março, 2019
Roda-gigante de Balneário Camboriú viola legislação ambiental, diz Ministério Público de SC, Imagem: Big Wheel S.A./Reprodução
Imagem: Big Wheel S.A./Reprodução

O projeto que propõe a construção da maior roda-gigante da América do Sul em Balneário Camboriú (SC) passou por mais uma audiência pública nesta segunda-feira (11), desta vez para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da obra, que prevê a construção de um complexo com 57,2 mil m² na região da Praia do Coco.

KPF conclui arranha-céu inspirado nas esculturas de Brâncuși em Xangai

21:00 - 14 Março, 2019
KPF conclui arranha-céu inspirado nas esculturas de Brâncuși em Xangai , © Ai Qing
© Ai Qing

A Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) acaba de inaugurar mais um projeto de aranha céu na cidade de Xangai. Inspirada nas formas da “coluna infinita” de Constantin Brâncuși, a SOHO Gubei Office Tower empresa a suave silhueta em zigue-zague da mais famosa escultura do mestre romeno para erguer-se imponente sobre o céu de Xangai.

A torre é composta por uma sequência de quatro volumes empilhados, cujas superfícies apresentam tramas deslocadas que jogam com a densidade e transparência da fachada. A profundidade destes elementos assim como os ângulos das suas superfícies, foram projetados como um sistema de proteção solar, protegendo as aberturas e minimizando condições de ofuscamento.

© Ai Qing © Ai Qing © Ai Qing © Ai Qing + 7

World Architecture Festival e INSIDE World Festival of Interiors 2019 abrem chamada para projetos

19:00 - 14 Março, 2019
World Architecture Festival e INSIDE World Festival of Interiors 2019 abrem chamada para projetos, © Darren Soh. Imagem Edifício do Ano de 2018, apoiado por GROHE: WOHA Architects - Kampung Admiralty, Singapura
© Darren Soh. Imagem Edifício do Ano de 2018, apoiado por GROHE: WOHA Architects - Kampung Admiralty, Singapura

A busca pelo melhor edifício do mundo começou quando o World Architecture Festival lançou seu programa anual de prêmios globais. A 12ª edição do festival acontecerá em Amsterdã de 4 a 6 de dezembro, onde mais de 550 arquitetos e empresas de mais de 68 países deverão competir por prêmios de categorias específicas e gerais.

Juntamente com o World Architecture Festival há seu festival da irmão, o INSIDE - Festival Mundial de Interiores. INSIDE é uma festa de criatividade, inspiração e conhecimento para a indústria de interiores e está agora aberto para inscrições de prêmios. Reunindo os interiores mais originais e emocionantes dos últimos 12 meses, os projetos podem ser inscritos em nove diferentes categorias.

Os destaques brasileiros e portugueses no "Building of the Year" dos últimos cinco anos

06:30 - 14 Março, 2019
Os destaques brasileiros e portugueses no "Building of the Year" dos últimos cinco anos

O "Building of the Year" chegou a sua décima edição e hoje é considerado o maior prêmio de arquitetura realizado por voto popular do mundo, mostrando os projetos que vocês, nossos leitores, consideram os mais significativos do ano. Na edição de 2019, um dos mais recentes marcos da arquitetura brasileira, o "Sesc 24 de Maio", foi eleito vencedor na categoria Arquitetura Pública e o projeto português das "Capelas Imaculada e Cheia de Graça" também se destacou na categoria de Arquitetura Religiosa. No entanto, não é de agora que os dois países aparecem entre os vencedores da premiação. Por esse motivo, fizemos uma retrospectiva dos últimos cinco anos do prêmio apresentando os projetos brasileiros e portugueses que se destacaram nas mais diversas categorias, trazendo um vislumbre do que têm sido produzido de melhor em ambos os países lusófonos.

Pirâmide de uso misto do OMA em Hangzhou começa a ser construída

21:00 - 13 Março, 2019
Pirâmide de uso misto do OMA em Hangzhou começa a ser construída , Cortesia de OMA, por Boomimages
Cortesia de OMA, por Boomimages

A construção do edifício de uso misto em forma de pirâmide do OMA em Hangzhou começou. Intitulada Xinhu Hangzhou Prism, a obra se localiza no coração da Future Tech City, o novo Distrito Empresarial de Tecnologia (CBD) da cidade. O projeto é liderado pelo sócio do OMA, Chris van Duijn, e foi encomendado pelo Zhejiang Xinhu Haichuang Group.

Estação Comandante Ferraz projetada pelo Estúdio 41 está pronta para inauguração na Antártica

09:30 - 13 Março, 2019
Estação Comandante Ferraz projetada pelo Estúdio 41 está pronta para inauguração na Antártica , Cortesia de Estúdio 41
Cortesia de Estúdio 41

A Estação Antártica Comandante Ferraz, base de pesquisas da Marinha do Brasil na Antártida, está com sua construção concluída após três anos de obras no continente mais extremo do planeta. Trata-se de uma obra de arte da Arquitetura e Engenharia, com estruturas de aço de 700 toneladas, formato aerodinâmico para resistir aos ventos de até 200 km/h e base de palafitas para impedir que a neve acumulada no inverno chegue até o prédio.

Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia

21:00 - 12 Março, 2019
Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia, © Jatinder Marwaha
© Jatinder Marwaha

O indiano Morphogenesis tornou-se um dos primeiros escritórios de arquitetura do mundo a relatar uma disparidade salarial entre os gêneros em favor de suas funcionárias. Políticas de recrutamento e promoção foram criadas para criar condições equitativas para todos os candidatos, independentemente do gênero, sendo o mérito o único critério de revisão. O relatório reflete os esforços da empresa para apoiar o progresso da carreira a longo prazo para as mulheres em um país onde ganham apenas 62% do que os homens recebem.

Cortesia de Morphogenesis Cortesia de Morphogenesis © Jatinder Marwaha © Randhir Singh + 7

UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano

16:00 - 12 Março, 2019
UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano, Cortesia de International Union of Architects (UIA)
Cortesia de International Union of Architects (UIA)

Como parte do plano de revitalização econômica de Trípoli, no Líbano, a União Internacional de Arquitetos (UIA), em colaboração com a Federação Libanesa de Engenheiros e Arquitetos (em nome da Zona Econômica Especial de Trípoli / TSEZ), a União de Arquitetos Mediterrâneos (UMAR), e o governo libanês, lançou um concurso internacional de arquitetura para criar um Centro de Conhecimento e Inovação na cidade. 

O local de intervenção é um terreno dentro da abandonada Feira Internacional Rachid Karami, de Oscar Niemeyer, um complexo de exposições modernista que clama por restauração. O objetivo do concurso é criar um centro de tecnologia e negócios que promova e fomente pequenas empresas e empreendedores, atraindo estudantes, jovens graduados e empresas locais e internacionais para Trípoli e seus arredores.

Cortesia de TSEZ Cortesia de TSEZ Cortesia de TSEZ Cortesia de TSEZ + 12

Sesc 24 de Maio vence o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019 na categoria 'Arquitetura Pública'

13:00 - 12 Março, 2019
Sesc 24 de Maio vence o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019 na categoria 'Arquitetura Pública', © Nelson Kon
© Nelson Kon

O Prêmio Building of the Year 2019 - reconhecimento anual do ArchDaily em que os projetos vencedores são eleitos por votação do público - anunciou a lista de obras vencedoras e, como de costume, a seleção abrange edifícios em todo o mundo. Entre os escolhidos por nossos leitores, um projeto brasileiro levou o prêmio na categoria "Arquitetura Pública": o Sesc 24 de Maio, de Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.

Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto

12:00 - 12 Março, 2019
Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 23

Pesquisa é a chave para o projeto Shed #19 de Andrea Oliva— não apenas porque essa antiga fábrica foi transformada em um pólo tecnológico para investigação industrial, mas também porque a proposta arquitetônica usa a pesquisa como uma maneira de identificar as possíveis transformações no edifício. Neste caso, a rica história industrial e do lugar é considerada essencial na remodelação; e o projeto depende da compreensão de seu significado.

Vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2019

09:30 - 12 Março, 2019
Vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2019

Mais de 80.000 votos foram dados nas últimas duas semanas e, depois de uma análise cuidadosa, os resultados do Building of the Year Awards 2019 do ArchDaily, apresentado por Unreal, foram divulgados. O prêmio que comemorou dez anos em 2019, é o maior prêmio de arquitetura crowdsourced baseado em pares no mundo, mostrando os projetos escolhidos por vocês, nossos leitores, como os mais significativos do ano.

Isto não é uma tarefa fácil. Mais de 4000 projetos estiveram em disputa neste ano, desafiando os leitores a considerarem cuidadosamente uma grande variedade de projetos de todo tipo, escala e localização. 4000 projetos foram reduzidos a 75 finalistas; 75 foram agora reduzidos para os 15 vencedores - um para cada categoria tipológica.

Os resultados são tão diversos quanto a própria arquitetura. Nomes bem conhecidos estão, como nas edições passadas, presentes entre o grupo, entre eles Zaha Hadid Architects, MVRDV, e Heatherwick Studio.. Para este último, com sede em Londres, sua vitória marca o segundo ano consecutivo em que são premiados por um projeto de remodelação. Mas nomes menos conhecidos dominam as fileiras dos vencedores este ano. O edifício de escritórios serenamente simples do Innocad para uma empresa imobiliária eleva o que a arquitetura corporativa pode ser, enquanto o domínio técnico e material da Biblioteca Somaiya Maya de Sameep Padora é suficiente para fazer qualquer arquiteto olhar duas vezes. A biblioteca é, na verdade, um dos dois projetos indianos a serem homenageados este ano - mostrando para a nação cujo talento em projeto parece finalmente estar em primeiro plano.

Mas, apesar de todas as suas diferenças, os vencedores compartilham um elemento crucial em comum: eles representam os valores de nossa missão, que é trazer inspiração, conhecimento e ferramentas para os arquitetos em todos os lugares. Building of the Year - e na verdade, o próprio ArchDaily - não seria possível sem a generosidade das empresas e dos leitores que investem em nossa missão como nós. Expressamos nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram este ano, independentemente da forma. Parabéns a todos os vencedores!



Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia

19:00 - 11 Março, 2019
Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia, © Angel Segura
© Angel Segura

Antonio Serrano e o Mad Lab, de Madri, projetaram uma série de objetos cotidianos inspirados no conceito renascentista de “Utopia”. O conjunto de bandejas, caixas e centros de mesa são feitos de madeira de bordo e cedro.

A série, que se manifesta como uma forma de “cidade em escala reduzida”, considera a utopia uma reflexão imaginada sobre a realidade, em vez de um anseio por uma cidade ideal. 

© Angel Segura © Angel Segura © Angel Segura © Angel Segura + 9

Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo

13:00 - 11 Março, 2019
Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo, Interior da Igreja Presbiteriana St. John em Berkeley, CA. Imagem © Mark Anthony Wilson
Interior da Igreja Presbiteriana St. John em Berkeley, CA. Imagem © Mark Anthony Wilson

Desde que foi fundado em 1851, o The New York Times tem por costume publicar obituários de pessoas famosas. Em sua quilométrica lista de pessoas influentes que já se foram desta para uma melhor, estão algumas das personalidades mais influentes do mundo. Entretanto, assim como o proprio NYT já admitiu, esta lista esteve históricamente dominada pela presença majoritária de apenas uma parcela destas pessoas famosas e influentes, escolhidas por gênero e raça, ou seja, homens ricos e brancos. Em busca de preencher esta lacuna, o The New York Times lançou no ano passado uma série chamada de “Overlooked”, contando a história de importantes mulheres que foram ignoradas desta seleta lista mortuária, entre elas estão Sylvia Plath e Emma Gatewood por exemplo.

Na ocasião da comemoração do dia Internacional da Mulher, o The Times publicou um obituário assinado por Alexandra Lange sobre a vida e legado de Julia Morgan, a primeira mulher a receber a licença de arquiteta no Estado da Califórnia, e “uma das mais prolíficas projetistas da história dos Estados Unidos".

The Hearst Wyntoon Estate; McCloud, CA (1919-1947) / Julia Morgan. Imagem cortesia de California Polytechnic State University, San Luis Obispo, Robert E. Kennedy Library, Sarah Holmes Boutelle Archive Julia Morgan foi a oitava pessoa a receber o prêmio postumamente, o qual vem sendo outorgado desde 1907. Imagem cortesia de The Chronicle Vista aérea de San Simeon em construção. Imagem cortesia de Cal Poly San Luis Obispo Mills College; Oakland, CA (1904-1925) / Julia Morgan. Imagem © Mills College, F. W. Olin Library, Special Collections + 6

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.