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Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto.

ULTRADISTANCIA, uma percepção estilizada de nosso planeta a partir de imagens de satélite

ULTRADISTANCIA é um projeto fotográfico do artista Federico Winer que trabalha modificando imagens de satélite do Google Earth para estilizar a percepção aérea que temos e nosso planeta.

O trabalho conceitual se concentra em viagens, o movimento e as possibilidades de nossos padrões visuais: nos movemos sobre nosso mundo estando parados, ao passo que necessitamos de movimento para poder fixar as imagens sobre o céu.

Saiba mais sobre ULTRADISTANCIA, uma série de 40 imagens.

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LandArchs elege os 10 melhores parques em torno de rios urbanos

Em várias cidades do mundo, os rios estão sendo valorizados como um lugar essencial para que os cidadãos possam desfrutar da natureza na cidade. Para tanto, foram desenvolvidos projetos que não somente centram seus valores no rio propriamente dito, mas também o inserem em uma rede de parques e espaços públicos.

O site Landscape Architects Network, dedicado a difundir o ponto de vista de arquitetos, urbanistas e de profissões relacionadas, sobre a conexão entre a arquitetura da paisagem e as cidades, elabora uma lista com os 10 melhores projetos que cumprem com este requisito.

LandArchs elege os 10 melhores parques em torno de rios urbanos  - Arquitetura PaisagísticaLandArchs elege os 10 melhores parques em torno de rios urbanos  - Arquitetura PaisagísticaLandArchs elege os 10 melhores parques em torno de rios urbanos  - Arquitetura PaisagísticaLandArchs elege os 10 melhores parques em torno de rios urbanos  - Arquitetura PaisagísticaLandArchs elege os 10 melhores parques em torno de rios urbanos  - Mais Imagens+ 7

Estudantes projetam micro-habitações do tamanho de uma vaga de estacionamento

Uma equipe de estudantes da Escola de Construção SCAD assumiu o desafio de desenvolver um protótipo de habitação mínima que utiliza apenas o espaço de uma vaga de estacionamento. Essas micro-casas têm todas as comodidades básicas de uma habitação tradicional (banheiro, cozinha, quarto, sala) contidas dentro das dimensões de uma vaga de 5m de comprimento por 2,5m de largura.

As unidades serão construídas na sede da escola em Atlanta e outros estudantes poderão se candidatar para morar nelas durante algumas semanas, devendo documentar a experiência através da hashtag #tinydetails nas redes sociais.

Estudantes projetam micro-habitações do tamanho de uma vaga de estacionamento - Image 1 of 4
© SCADPad

Assista, a seguir, a um vídeo que mostra o processo de pesquisa e projeto das micro-casas:

Intervenção no espaço público: Cartas de Mulheres, um lugar para escrever / Al Borde

Cartas de Mujeres (Cartas de Mulheres) é uma campanha da ONU Mujeres e o CAC - Centro de Arte Contemporáneo, criado para mostrar a diversidade do feminino e nos distanciar desse desgastado clichê da mulher frágil e "rosa". Tudo isto a partir de mulheres e homens escrevendo suas próprias histórias nos espaços públicos da cidade.

A campanha abordou uma grande quantidade de frentes, desde oficinas em diferentes cidades do país até noites de eventos públicos dirigidos para mulheres. O estúdio de arquitetura equatoriano AL BORDE desenhou os dispositivos onde as mulheres escreveram suas cartas.

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Instalação temporária para crianças: explorando a flexibilidade do papel

Instalação temporária para crianças: explorando a flexibilidade do papel - Sustentabilidade
Cortesia de Architecture Global Aid

O projeto Temporary Playground Houses foi concebido pelos arquitetos do estúdio Architecture Global Aid e construído em uma das sinuosas ladeiras da ilha de Sntorini, Grécia. A instalação tinha como objetivo oferecer um espaço recreativo para um grupo de crianças que visitaria a região pela primeira vez durante suas férias escolares, servindo como tela para pinturas e outras atividades criativas.

O estúdio construiu, então, uma pequena cidade dobrável na escala das crianças, com a possibilidade de poder ser montada durante o dia e recolhida à noite. O material escolhido foi o papel, em um tipo de alta gramatura e grande resistência e flexibilidade.

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Cinema e Arquitetura: "O Vingador do Futuro" (1990)

Um clássico de ação, "O Vingador do Futuro" é um filme que transcende seu rótulo de obra comercial, cuja mensagem vai mais além do que um simples entretenimento fundamentado somente na ação. Baseado em um relato do grande autor de ficção científica, Phillip K. Dick e dirigido por Paul Verhoeven, o filme apresenta um perfeito balanço entre uma fantasia tecnológica, uma crítica social e a violência que não se envergonha para mostrar uma realidade onde a humanidade entrou em um espiral decadente e pessimista do qual parece não haver saída.

A realidade do planeta na primeira metade do filme é apresentada dentro de um futuro palpável e próximo, que superpovoado obrigou a humanidade a tomar decisões drásticas sobre sua forma de vida. Filmado quase por completo nos estúdios Churubusco da Cidade de México, devido a mão-de-obra barata da época, a maioria das locações que vemos nesta primeira parte pertence a edifícios emblemáticos da própria cidade e da arquitetura mexicana. Tais obras vão desde a década de 70 até os anos 90 como uma busca, por parte do governo, de integrar o país dentro da modernidade.

Arte e Arquitetura: O espaço infinito de Yayoi Kusama

Com um estilo inconfundível, a exposição retrospectiva da obra de Yayoi Kusama: Obsesión Infinita, curada por Philip Larratt-Smith e Frances Morris, já percorreu a América do Sul passando por México, Brasil, Argentina e encontra-se atualmente no Chile.

A artista japonesa começou a interessar-se pela arte desde muito cedo, sendo influenciada pela pop art e o minimalismo, tendo criado seu próprio estilo que baseia-se em sua personalidade obsessiva. A obra torna-se interessante quando a obsessão transforma-se em espaço, tornando sua obra plana, num primeiro momento, em algo tridimensional. Seu trabalho, sempre minucioso e repetitivo, busca alcançar o espaço infinito e sugere uma reflexão sobre os limites no lugar que habitamos. São esses mesmos ou são impostos pela sociedade? Existe realmente um espaço infinito?

Arte e Arquitetura: O espaço infinito de Yayoi Kusama - Arts & ArchitectureArte e Arquitetura: O espaço infinito de Yayoi Kusama - Arts & ArchitectureArte e Arquitetura: O espaço infinito de Yayoi Kusama - Arts & ArchitectureArte e Arquitetura: O espaço infinito de Yayoi Kusama - Arts & ArchitectureArte e Arquitetura: O espaço infinito de Yayoi Kusama - Mais Imagens+ 16

Cinema e Arquitetura: "O Demolidor"

O cinema de ação clássico, caracterizado por altas doses de testosterona fílmica e um estilo impróprio encontrou o final da sua era no início dos anos 90. O gosto do público se concentrou nos filmes com efeitos especiais revolucionários, onde fantasias como “Jurasic Park” (1993) tornaram-se clássicos instantâneos no momento da sua estreia. Justo neste ano, onde se produziu o ponto de inflexão, vemos a estreia de “Demolition Man”. Apesar do mencionado anteriormente, sua acolhida entre o público foi boa, em grande parte pelo caráter irreverente e cômico que mostrava, quase como uma paródia, a fórmula clássica do cinema de ação, transportando-nos à um futuro pacífico onde somente os homens vindos do passado "bárbaro" da humanidade poderiam corrigir o rumo da mesma.

A premissa do filme, mesmo que simples, nos permite observar o processo de evolução da área metropolitana de Los Angeles. No presente (1996) nos mostra uma versão apocalíptica, uma cidade consumida pela violência e criminalidade onde somente a brutalidade policial consegue manter a ordem a preço de converter o território em um campo de batalha. Tal situação imaginária foi baseada no aumento da criminalidade na cidade e no ceticismo em encontrar uma solução clara para erradicá-la.

1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa

"O reflexo da arquitetura em seu contexto, sua escala, como se relaciona com as pessoas e com o tempo, depende muitas vezes do questionamento da obra, além da própria informação que um desenho, uma fotografia ou um texto pode fornecer. Os aspectos emotivos, sensíveis, particularmente perceptivos, se fazem presentes principalmente quando o espaço e o sujeito entram em contato. Quando, de alguma forma, o editor do registro deixa de contar com intermédios."

1 minute series, uma série de 4 vídeos realizados em diferentes locais do continente europeu pelo arquiteto Fernando Schapo, nasce da necessidade de poder se relacionar com os espaços de um modo mais sensorial, menos determinado por aspectos racionais. Texturas, sons, ritmos e velocidades entram em jogo, narrando a relação com esses espaços em lapsos breves, deixando-se levar pelo imediatismo dos sentidos.

Assista aos quatro vídeos a seguir:

1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa - Arte E Arquitetura1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa - Arte E Arquitetura1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa - Arte E Arquitetura1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa - Arte E Arquitetura1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa - Mais Imagens

Volta ao mundo em muito menos de 80 dias com o Google Street View

Sonhando com aquela viagem pelo mundo que você planeja há anos? Cobrindo mais de cinquenta países em sete continentes, o Google Street View permite que você embarque nessa jornada no conforto de sua própria casa, sem precisar de vistos no seu passaporte.

Veja alguns dos melhores destinos do Street View, a seguir:

Arte e Arquitetura: Cidades e paisagens urbanas construídas com resíduos de madeira

McNabb & Co. é um estúdio dirigido por um casal de apaixonados pela arte gráfica e arquitetura, James e Stephanie criaram juntos a Serie City, uma coleção de esculturas de madeira, onde cada peça representa a perspectiva de uma paisagem urbana.

Completamente construídas com resíduos de madeira, esta obra é uma interpretação de fazer algo a partir do nada. Cada peça é cortada de maneira intuitiva com uma serra de fita. O resultado é uma coleção de formas arquitetônicas, cada uma diferente da outra.

Saiba mais detalhes e veja um vídeo destas esculturas arquitetônicas, a seguir.

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Cinema e Arquitetura: "As Crônicas de Riddick"

O personagem de Richard B. Riddick viu seu nascimento no ano de 2000 dentro do filme de baixo orçamento "Pitch Black", que mesmo com poucos recursos conseguiu captar a atenção do público e crítica através do seu estilo de humor negro e um universo espacial intrigante, que embora não fosse tão bem representado na tela, contextualizava a ação dentro do filme. Seu diretor, David Twohy teria a oportunidade de levar aos cinemas uma nova aventura do personagem de Riddick quatro anos mais tarde, dando à história um rumo inesperado.

Ao invés de criar um filme seguindo a fórmula do original, ele optou por uma expansão abrupta dos seus elementos, construindo um universo rico e palpável dentro da tela. Se no filme prévio contava-se com cenários limitados e elementos minimalistas, agora conta com uma arquitetura detalhista, intimista e exuberante, que tem tanto peso quanto os próprios personagens na história.

Intervenção Urbana: estruturas infláveis que se apropriam da arquitetura por Penique productions

Recentemente apresentamos o projeto "A piscina do Parque Lage" que consistia em uma instalação no Palácio da Escola de Artes Visuais no Rio de Janeiro, realizado por Penique productions, um coletivo espanhol de artistas que realizam instalações efêmeras infláveis que invadem e se expandem em espaços únicos.

Hoje apresentamos uma seleção de seu trabalho realizado na Espanha e México que traz o mesmo ponto de partida - apropriar-se de um espaço original que perde seu uso habitual - o espaço passa a formar parte da obra, que cresce até relacionar-se com a arquitetura existente e a experiência com o espectador, concebendo um novo espaço.

Veja seu trabalho realizado na Espanha, México e Brasil, a seguir.

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Como voltar para a casa de nossos pais? Uma resposta a partir da arquitetura

Poucas vezes encontramos arquitetos que planejam soluções espaciais e arquitetônicas para situações tão concretas e específicas como o retorno à casa de nossos pais após alguns anos vivendo sozinhos. A equipe PKMN [pacman] Architectures procura justamente trabalhar com os espaços temporários derivados desta mudança, levando em conta o quão recorrente esta situação se tornou na Espanha entre a população de 25 a 40 anos.

Para desenvolver o Home Back Home, os arquitetos estudaram detalhadamente dois casos reais. Saiba mais detalhes sobre essa proposta e o resultado "espacial" da pesquisa, a seguir.

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Arte e Arquitetura: "Città Minime" por Matteo Mezzadri

"Città Minime" (ou Cidades Mínimas) explora o espaço no qual a maioria das pessoas vivem, um espaço urbano reconhecível em suas estruturas essenciais: edifícios, estradas e árvores. Mas desta vez ele é visto a partir de um ponto de vista diferente, distorcido e recriado. As diferentes cenas fotografadas por Matteo Mezzadri são o resultado de um trabalho meticuloso, quase obsessivo, em que a imagem é a única evidência das instalações em larga escala feitas no estúdio do fotógrafo ou ao ar livre. O uso do Photoshop foi reduzido ao mínimo, enquanto o ambiente é recriado com um uso inteligente de dispositivos técnicos

Saiba mais sobre este trabalho e novas perspectivas fotografadas abaixo.

Arte e Arquitetura: "Città Minime" por Matteo Mezzadri  - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: "Città Minime" por Matteo Mezzadri  - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: "Città Minime" por Matteo Mezzadri  - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: "Città Minime" por Matteo Mezzadri  - Arte E ArquiteturaArte e Arquitetura: Città Minime por Matteo Mezzadri  - Mais Imagens+ 6

Cinema e Arquitetura: "Divergente"

Dentro do cinema atual existe uma febre pela adaptação de sagas literárias juvenis. "Divergente" faz parte deste âmbito para criar uma série de filmes cada vez mais rentáveis economicamente. A recorrente comparação com "Jogos Vorazes" diminuiu sua originalidade devido a similaridade do seu argumento, entretanto, ambos apresentam características próprias que os tornam únicos e oferecem panoramas muito diferentes quanto seu desenvolvimento. Particularmente, "Divergente" mostra um contexto mais palpável e completo, que nos permite analisá-lo a fundo. 

A trama nos situa em uma realidade daqui a cem anos. Diferentemente das realidades altamente tecnológicas ou apocalípticas que a ficção científica geralmente representa, vemos uma cidade de Chicago congelada no tempo. Seu skyline se mantém firme sobre o horizonte, e nele, vemos os estragos de um conflito marcado na sua estrutura como se fosse uma radiografia. Os caminhos foram destruídos e o grande lago Michigan foi substituído por um deserto que rodeia a cidade até perder-se no horizonte.

Intervenção urbana: Mais espaço para os pedestres e ciclistas nas ruas de Riga

Em Riga, capital da Letônia, existem nove linhas de bonde que conectam grande parte da cidade. Segundo o escritório de arquitetura e urbanismo Fine Young Architects, 90% dos automóveis circulam pelos trilhos dos bondes, deixando livre e sem uso grande parte da via destinada aos carros.

Com o objetivo de trazer um uso a esse espaço livre, o escritório projetou uma intervenção urbana bastante simples que, em apenas um dia, conseguiu transformar a rua Miera, proporcionando aos ciclistas e pedestres um espaço mais amplo e lúdico.