O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Cinema e Arquitetura: "Bernardes"
Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto.

Cena do documentário: "Bernardes"
Cena do documentário: "Bernardes"

Sérgio Bernardes é responsável por inúmeros projetos no Brasil e no exterior, pelos quais recebeu importantes prêmios. Alguns de seus projetos já foram publicados no Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de São Cristovão, Planetário de Brasília, e o Pavilhão de Volta Redonda.

Além de suas obras, o filme aborda o homem que existia por trás do arquiteto, charmoso e sedutor, cercado por mulheres, era uma pessoa que ousava e não tinha medo de tomar atitudes radicais.

Cena do documentário: "Bernardes"
Cena do documentário: "Bernardes"

Apesar de sua relevante importância como arquiteto na mesma época de outros grandes nomes, como Oscar Niemeyer, Sérgio Bernardes foi esquecido pela história da arquitetura brasileira - a qual não destaca suas obras que em outrora já foram colocadas como grandes ícones da arquitetura nacional. Seu neto indaga “por que pararam de falar dele?” e esta é a questão que o documentário pretende expor ao espectador.

Cena do documentário: "Bernardes"
Cena do documentário: "Bernardes"

SINOPSE

“Eu invento meu mundo... e cada um de vocês deve inventar o seu mundo". Dita por Sergio Bernardes aos seus alunos em uma das cenas do documentário Bernardes, a frase é uma das inúmeras provocações levadas às telas pela vida e obra do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta, inventor e, sobretudo, humanista incompreendido pelo seu tempo, que faleceu em 2002, aos 82 anos. 

O longa nasceu da busca pessoal do neto, também arquiteto Thiago Bernardes, pela história do avô,. É ele quem assina o argumento do filme, que tem direção de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, e vai à frente das câmeras entrevistar pessoas que conviveram com Sergio e visitar suas obras. 

Cena do documentário: "Bernardes"
Cena do documentário: "Bernardes"

FICHA TÉCNICA

Direção: Paulão de Barros e Gustavo Gama Rodrigues
Produção: 6D Filmes
Pesquisa Documental: Adriana Caúla e Kykah Bernardes
Depoimentos de: Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre, Lauro Cavalcanti,  Alfredo Schwartz, Murilo Boabaid, Marcio Rebello, Sydnei Menezes, Maria Ângela Dias e outros familiares.
País: Brasil

TRAILER

Para mais informações, acesse o site oficial do documentário.

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: "Bernardes"" 01 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766246/cinema-e-arquitetura-bernardes> ISSN 0719-8906