1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa

"O reflexo da arquitetura em seu contexto, sua escala, como se relaciona com as pessoas e com o tempo, depende muitas vezes do questionamento da obra, além da própria informação que um desenho, uma fotografia ou um texto pode fornecer. Os aspectos emotivos, sensíveis, particularmente perceptivos, se fazem presentes principalmente quando o espaço e o sujeito entram em contato. Quando, de alguma forma, o editor do registro deixa de contar com intermédios."

1 minute series, uma série de 4 vídeos realizados em diferentes locais do continente europeu pelo arquiteto Fernando Schapo, nasce da necessidade de poder se relacionar com os espaços de um modo mais sensorial, menos determinado por aspectos racionais. Texturas, sons, ritmos e velocidades entram em jogo, narrando a relação com esses espaços em lapsos breves, deixando-se levar pelo imediatismo dos sentidos.

Assista aos quatro vídeos a seguir:

1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa - Mais Imagens

Rochamp / Le Corbusier

A magia de alguns lugares não reside apenas em suas próprias características espaciais; essa variável é muitas vezes cruzada pelas condições locais, pelo passado e pela aventura de chegar ao destino.

Park Guell / Antoni Gaudí

Cosmopolita como seu entorno imediato, denso e diversificado, jogando com suas próprias regras, o parque marca um contraponto em relação aos padrões urbanísticos da cidade.

Rolex / SANAA

Chegar a um edifício com mil dúvidas e partir com mil certezas. Poucos lugares nos obrigam a fazer perguntas, a colocar em dúvida temas supostamente intocáveis. A arquitetura seguindo suas próprias regras, negociando apenas o inevitável.

Kunsthal / OMA

A cidade-experimento europeia por excelência, quase inapropriável, tem sua própria crítica contemporânea declarada nesse museu. Espaço de caráter misto - algo entre metrópole e espraiamento -, contradiz a si mesmo e à cidade tantas vezes quanto a acolhe.

A série, composta por quatro vídeos, foi filmada entre junho e julho de 2014 em diferentes locais da Europa, utilizando como ferramenta de registro apenas um telefone celular e alguns amigos muito pacientes.

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "1 minute series: o registro sensorial de 4 edifícios e lugares icônicos na Europa" [1 minute series: el registro sensorial de 4 edificios y emplazamientos icónicos europeos] 16 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765368/1-minute-series-o-registro-sensorial-de-4-edificios-e-lugares-iconicos-na-europa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.