ULTRADISTANCIA, uma percepção estilizada de nosso planeta a partir de imagens de satélite

ULTRADISTANCIA é um projeto fotográfico do artista Federico Winer que trabalha modificando imagens de satélite do Google Earth para estilizar a percepção aérea que temos e nosso planeta.

O trabalho conceitual se concentra em viagens, o movimento e as possibilidades de nossos padrões visuais: nos movemos sobre nosso mundo estando parados, ao passo que necessitamos de movimento para poder fixar as imagens sobre o céu.

Saiba mais sobre ULTRADISTANCIA, uma série de 40 imagens.

ULTRADISTANCIA, uma percepção estilizada de nosso planeta a partir de imagens de satélite - Mais Imagens+ 36

© Federico Winer @Google Earth e satélite

Através de meticulosos percursos pelo Google Earth, o artista encontra um repertório virtualmente infinito de geometrias, formas arquitetônicas e topografias as vezes produzidas pela própria natureza, outras pela mão do homem, mas, em geral, pela combinação de ambas.

© Federico Winer @Google Earth e satélite

ULTRADISTANCIA é um projeto de arquitetura visual que resulta dessa interação. Traçados urbanos se mesclam com o caos das grandes rodovias, plantações geometrizadas e edificações fantásticas com formas inusitadas para produzir texturas visuais que remetem à arte abstrata.

© Federico Winer @Google Earth e satélite

O que o olho humano vê, a partir de uma perspectiva aérea, seja de um computador ou através de uma lente, é sempre uma forma de ver.

© Federico Winer @Google Earth e satélite

O processo de produção de cada imagem é o resultado de meticulosos percursos e enquadramentos, capturando diversos ângulos sobre uma forma ou geografia. Utilizam-se programas de tratamento de imagem, modificando parâmetros de luz, cor, contraste etc. ULTRADISTANCIA respeita as formas da natureza, do urbanismo e da arquitetura, alterando os valores originais de cada fotografia até encontrar um equilíbrio.

© Federico Winer @Google Earth e satélite

ULTRADISTANCIA é um projeto que tem como foco as galerias de arte e coleções particulares, porém, foi pensado também para ser utilizado por arquitetos e designers de interiores que buscam obras de arte de vanguarda em grande formato para serem incorporadas a projetos de interiores.

© Federico Winer @Google Earth e satélite

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "ULTRADISTANCIA, uma percepção estilizada de nosso planeta a partir de imagens de satélite" [ULTRADISTANCIA, una percepción estilizada de nuestro planeta con imágenes satelitales] 30 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766045/ultradistancia-uma-percepcao-estilizada-de-nosso-planeta-a-partir-de-imagens-de-satelite> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.