Com obras ainda em torno do edifício - tanto no mesmo terreno como nos arranha-céus adjacentes - o fotógrafo Laurian Ghinitoiu mirou suas lentes para a estação, buscando perceber como ela foi absorvida pelo cotidiano da cidade, registrar como a estrutura se desvela a partir de inesperados pontos de vista e mostrar como os usuários reagem ao sublime espaço interno do "óculo".
Santiago Calatrava venceu o concurso para projetar o Pavilhão dos Emirados Árabes na Expo 2020 Dubai. Nove finalistas apresentaram 11 projetos que foram avaliados de acordo com três critérios: (1) a sua relação com o tema Expo "Conectando mentes, criando o futuro "; (2) se o projeto representa aos Emirados Árabes, e (3) se o projeto demonstra equilíbrio entre o passado e o futuro do país. O projeto de Calatrava propõe um pavilhão de 15 mil metros quadrados com áreas de exposições, um auditório, restaurantes, bares e lounges. O projeto foi inspirado pelas asas de um falcão em voo, ligando a história da falcoaria no país com os seus novos objetivos voltados à conectividade global.
Dois projetos de arquitetos portugueses foram recentemente nomeados para o Archmarathon Awards, em Milão, disputando o grande prêmio e o prêmio do público.
Com fotos de Leka Mendes, Limarina D'Império, Maíra Acayaba, Marcella Camillo, Paula Monroy e Ricardo Amado, ARQUITETÔNICAS #2apresenta seis novas séries que materializam o olhar de seus fotógrafos acerca da ação do ser humano no espaço. Com visões singulares e resultados distintos entre si, os fotógrafos se aproximam quando, cada um à sua maneira, se debruçam na representação da arquitetura de forma a não restringi-la apenas ao plano espacial, mas sim ampliando suas fronteiras em direção às noções de tempo e ação humana; se aproximando da impermanência, da constante transmutação.
O Prêmio Aga Khan de Arquitetura anunciou uma lista com 19 finalistas selecionados entre 348 projetos enviados de 69 países. Apresentado a cada três anos, o prêmio reconhece novos padrões de excelência em projeto contemporâneo, habitação social, melhorias nas comunidades, preservação histórica, reuso e conservação, paisagismo e melhorias no ambiente construído e natural. A proposta por trás do Prêmio Aga Khan é "identificar e incentivar conceitos construtivos que abordem de modo eficaz as necessidades e inspirações das comunidades em que os muçulmanos tenham presença significativa." Selecionados por um júri de especialistas, os projetos finalistas concorrerão ao prêmio de US$ 1 milhão. Desde sua criação em 1977, mais de 110 projetos já foram premiados e mais de 9 mil edifícios já foram documentados.
O Conselho Administrativo da Bienal de Veneza, sob a recomendação de Alejandro Aravena, divulgou os nomes dos jurados da próxima Bienal de Veneza, que concederá o Leão de Ouro pela Melhor Participação Nacional, o Leão de Ouro pela Melhor Participação na Exposição Internacional Reporting From the Front, e o Leão de Prata para o Jovem Participante Promissor na Exposição Internacional Reporting From the Front. Eles também terão a oportunidade de premiar com menção especial mais uma participação nacional e dois participantes da exposição internacional.
O Vale de Kathmandu foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1979. Nos sítios históricos, grande parte das edificações datam do período compreendido entre 1482 e 1768, quando, após a morte do Rei Yaksha Malla, o reino do Nepal se dividiu em três: Kathmandu, Bhaktapur e Patan. A rivalidade entre os novos reinos causou conflitos e desastres, mas também proporcionou um período de ouro, pois os três reinos buscavam se superar em termos de arquitetura e arte.
Após a dinastia Malla (1200 - 1768), o país passou pelas eras Shah (1768 - 1846) e Rana (1846 - 1951), que estabeleceram o domínio Hindu no Nepal. Durante este período houve também um isolamento do Nepal, graças ao qual a cultura e o patrimônio do país se mantiveram preservados de influências estrangeiras.
Duas esculturas—Obelisk por Alison e Peter Smithson eColumns por Álvaro Siza Vieira—foram reconstruídas em Shatwell, um "complexo agrícola semi abandonado" localizado na zona rural da Inglaterra. A reconstrução dos monumentos faz parte de um programa de instalações que a organização Drawing Matterusará para explorar a relação entre arquitetura, escultura e paisagem.
O terceiro Pavihão do Kuwait na Bienal de Veneza 2016, intitulado "Between East and West: A Gulf" [Entre Leste e Oeste: Um Golfo], se voltará para as fronteiras passadas do Kuwait e para a disputada hidrografia do Golfo Persa/Árabe, a fim de propor um novo masterplan para a região. Com curadoria de Hamed Bukhamseen, do Kuwait, e Ali Karimi, de Bahrain, o pavilhão irá, numa área dividida física, religiosa e politicamente, "contar a história das ilhas do Golfo e as possibilidades para um projeto territorial unificado".
Por unanimidade, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu, nesta sexta, 06 de maio, pela inclusão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói , do Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera e da Passarela do Samba no Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.
Os três bens complementam a relação, encaminhada pelo próprio Oscar Niemeyer, de 24 monumentos protegidos como patrimônio cultural brasileiro em homenagem ao seu centenário, há nove anos.
Vinte cartões postais retratando Detroit foram selecionados para a “My Detroit,” parte da The Architectural Imagination, exposição do Pavilhão dos Estados Unidos na Bienal de Veneza de 2016. Escolhidos entre 463 inscrições pela curadora Cynthia Davidson e pelo sociologista Camilo José Vergara, os vinte cartões vencedores - elaborados por 18 pessoas - foram selecionados como uma série, por ajudar a contar a história de Detroit hoje. Dez dos 18 vencedores residem na região de Detroit.
O World Architecture Festival (WAF) anunciou que Lars Krückeberg, sócio fundador do escritório GRAFT, e Juergen Mayer, fundador do estúdio J. Mayer H., darão uma palestra no festival deste ano como parte da seção intitulada "Architect as Instigator", na qual explorarão as questões de habitação, imigração e como os arquitetos podem guiar uma mudança social através dos edifícios e espaços que propõem.
Maior evento de arquitetura mundial, o WAF acontecerá entre 16 e 18 de novembro na Arena Berlin, em Berlim, Alemanha. O WAF também conta com maior programa de prêmios da arquitetura mundial; os projetos podem ser enviados até o dia 19 de maio através deste link.
"Sempre gostei do jogo como uma forma de aprendizagem; brincadeiras quase sempre são um prelúdio de ideias sérias", diz Federico Babina sobre sua última série de ilustrações, ARCHICARDS. "O jogo também pode ser um experimento mental. Estou interessado em jogar com a seriedade da arquitetura e a leveza da ilustração".
As ilustrações de Babina convertem 12 das caras mais reconhecíveis da arquitetura num baralho, acompanhadas dos símbolos que caracterizam a maior parte de seus desenhos.
QR Code em calçada no centro de Curitiba. Image via blogdojj.com.br
A famosa calçada da Boca Maldita, no centro de Curitiba, recebeu recentemente um acréscimo tecnológico: um QR Code foi instalado na pavimentação, oferecendo informações históricas sobre o local, famoso ponto de encontro que a partir de meados do século passado reunia pessoas dos mais variados ciclos para discutirem as atualidades.
Desenhado em petit-pavé na calçada, quando lido com um aplicativo adequado o código redireciona o usuário para uma página com informações sobre a própria Boca Maldita e sobre a Rua XV de Novembro, primeiro calçadão do Brasil. inaugurado em 1972.
"Qual é o objeto mais caro da face da terra?" questiona um artigo de Ed Davey publicado pela BBC. Uma nova usina nuclear em construção no sudoeste do Reino Unido pode em breve ostentar este título. Com £24 bilhões, estima Davey, "você poderia construir uma pequena floresta de Burj Khalifas - o edifício mais alto do mundo em Dubai, que custou meros £1bilhão." O artigo também compara a construção com outros projetos como pontos e aceleradores de partículas, além de obras antigas, como a Grande Pirâmide de Gizé, a Grande Muralha da China, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, ou a Estação Espacial Internacional - esta última atingindo a cifra de US$ 110 bilhões. Mas comparar edifícios monumentais e projetos de engenharia apresenta algumas ressalvas, como: "o que é exatamente um objeto individual?", "Os custos são medidos com base nos valores atuais ou na época de suas construções?", "Estamos falando de métodos modernos ou aqueles usados antigamente?" Leia o artigo completo aqui.
"Taking Care, Projetando para o bem comum" é o tema que a Itália selecionou para seu pavilhão na Bienal de Veneza em 2016, examinando a arquitetura como um serviço que se preocupa com as pessoas, os espaços,os princípios e os recursos. A exposição apresentará 20 projetos de estudos de arquitetura italiana que abrangem uma vasta gama de problemas; da saúde à habitação, educação e cultura. A curadoria da exposição será organizada pela equipe TAMassociati, composto por Massimo Lepore, Raul Pantaleo e Simone Sfriso.
Criada para o Milan Design Week de 2016, a instalação “Invisible Borders”, do MAD Architects, é parte da exposição “Open Borders” curada pela revista italiana Interni. Sediada na tradicional praça Cortile d’Onore da Università degli Studi di Milano, a instalação é um dossel feito de fitas de ETFE em um gradiente de cores, um material leve e flexivel que gera um assovio sutil ao vento. De acordo com a MAD, "a instalação representa as tonalidades do céu durante o dia, deixando transparecer as colunas e as galerias. À noite, torna-se uma superfície luminosa que traz vida à praça com novas cores".