O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Avançam os trabalhos de restauro do Palácio Gustavo Capanema

Avançam os trabalhos de restauro do Palácio Gustavo Capanema

Avançam os trabalhos de restauro do Palácio Gustavo Capanema
Avançam os trabalhos de restauro do Palácio Gustavo Capanema, Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. Image © thefuturistics, via Flickr. CC
Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. Image © thefuturistics, via Flickr. CC

Como parte das atividades comemorativas de 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representantes da instituição realizaram no dia 5 de maio uma visita às obras de restauro e revitalização em curso no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, exemplar icônico da arquitetura moderna brasileira.

Financiado pelo PAC-Cidades Históricas, o Projeto de Restauração e Modernização do Palácio Gustavo Capanema é coordenado pelo Iphan, por meio de equipes multidisciplinares formadas por especialistas da instituição e profissionais de escritórios contratados. A ação inclui um plano para revisão do programa de uso do monumento, privilegiando a sua vocação cultural e sua identidade como marco do movimento moderno brasileiro. O objetivo é que o prédio se torne um centro cultural com uma dinâmica própria, promovendo a interação do público com as bibliotecas, os arquivos e oferecendo programas educativos, concertos, exposições, performances, instalações e manifestações artísticas contemporâneas. 

A antiga sede do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES) foi projetada pelo arquiteto urbanista Lúcio Costa e sua equipe, composta por Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira, Oscar Niemeyer, em 1937, ano de criação do Iphan e do marco regulatório da proteção ao patrimônio cultural brasileiro. A equipe teve como referência estudos feitos por Le Corbusier, que esteve no Brasil em 1936, convidado pelo Ministro Gustavo Capanema. O edifício foi construído entre 1937 e 1945 e sua estrutura foi projetada pelo engenheiro Emílio Baumgart.

© Flickr Gleidison Souza. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© Flickr Gleidison Souza. Used under Creative Commons

O prédio está parcialmente fechado para visitação - a restrição não abrange os serviços prestados ao público pelo Iphan, Funarte, Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares e a representação do Ministério da Cultura – desde abril de 2013, com o início dos trabalhos.

Etapas do restauro

A primeira etapa das obras, finalizada em 2014, compreendeu a substituição dos seis elevadores, os serviços de impermeabilização da cobertura, dos terraços-jardins, a restauração do gnaisse (espécie de pedra) das fachadas Leste e Oeste e das colunas do térreo e a recuperação dos jardins-terraços projetados por Burle Marx em 1982.

© Flickr jcoarq. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© Flickr jcoarq. Used under Creative Commons

Na fase atual, iniciada em janeiro de 2015, o esforço concentra-se nas fachadas, compreendendo a restauração dos sistemas das esquadrias de estrutura metálica de aço carbono, a substituição das pastilhas conforme o projeto original e a recuperação do sistema dos brises-soleils (para-sóis externos das janelas). A restauração dos elementos construtivos das fachadas Sudoeste e Noroeste irá permitir o resgate do sistema de ventilação cruzada concebido por Dr. Lúcio Costa - um dos atributos arquitetônicos de maior relevância do monumento. As esquadrias e os brises-soleis não funcionavam mais na sua totalidade, causando intenso calor nos ambientes internos de trabalho. 

© Flickr Luis Saguar. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© Flickr Luis Saguar. Used under Creative Commons

Após a conclusão dos trabalhos na fachada, como terceira e última etapa, serão realizados os projetos de restauração e modernização dos espaços internos da construção que abrange em um único projeto cultural o urbanismo, a arquitetura, o paisagismo e as artes plásticas. Os painéis de azulejos, o afresco Ciclos Econômicos e a têmpera Jogos Infantis de Portinari, as escultura de Bruno Giorgi, Celso Antônio, Adriana Janacópulos fazem parte do acervo de artes plásticas integrado à arquitetura do monumento, que receberá tratamento de conservação e restauro. Para esse momento da obra, um programa educativo prevê a visitação do público durante os trabalhos de restauração por meio do Atelier Aberto.

O grande volume de documentação e registros fotográficos presentes nos arquivos do Iphan são as fontes de pesquisa e de informação que subsidiam a restauração, assim como as escolhas e as decisões de projeto. Um dos grandes desafios do projeto foi encontrar a solução técnica para a climatização  do edifício que fosse coerente com o conceito original arquitetônico. Assim, preservando as soluções da sua arquitetura bioclimática adotada pela equipe coordenada pelo Lúcio Costa, o sistema de ventilação cruzada natural será mantido nos meses de temperaturas amenas da cidade, permitindo que a brisa da baía da Guanabara entre no edifício, circule nos espaços internos, de modo a impulsionar a saída do ar quente dos ambientes pela fachada noroeste.

O sistema de ar condicionado deverá ser acionado apenas nos meses de calor. Entretanto, as áreas que abrigam as bibliotecas e os arquivos históricos serão climatizadas por sistema mecânico com controle de temperatura e umidade durante todo o ano, diante da necessidade de conservação de seus acervos.

Via Iphan

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Avançam os trabalhos de restauro do Palácio Gustavo Capanema" 09 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786960/avancam-os-trabalhos-de-restauro-do-palacio-gustavo-capanema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.