Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza de 2016: "Entre Leste e Oeste: um Golfo"

O terceiro Pavihão do Kuwait na Bienal de Veneza 2016, intitulado "Between East and West: A Gulf" [Entre Leste e Oeste: Um Golfo], se voltará para as fronteiras passadas do Kuwait e para a disputada hidrografia do Golfo Persa/Árabe, a fim de propor um novo masterplan para a região. Com curadoria de Hamed Bukhamseen, do Kuwait, e Ali Karimi, de Bahrain, o pavilhão irá, numa área dividida física, religiosa e politicamente, "contar a história das ilhas do Golfo e as possibilidades para um projeto territorial unificado".

O pavilhão, que será construído no Arsenal, apresentará um catálogo com mais de 300 ilhas no Golfo, elaborado em sua história e função, ao lado de propostas — tanto de práticas arquitetônicas novas ou já estabilizadas na região — de como um masterplan poderia ser implementado através destas disputadas águas. A exposição contará com contribuições de AGi Architects, o Behemoth Press com Matteo Mannini Architects, Design Earth, ESAS Architects, X-Architects, PAD10, e Fortuné Penniman em parceria com Studio Bound.

Batimetria e mapeamento territorial do Golfo Árabe/Persa. Imagem © 2016 Kuwait Pavilion Team

De acordo com os curadores: "o terceiro numa série de pavilhões arquitetônicos que exploram o público em Kuwait, este capítulo considera o papel do país na região como parte de uma conservação maior em direção a paz e cooperação. Uma inesperada iniciativa para uma participação nacional do Golfo, o tema da exposição deste ano foi escolhido pela NCCAL para seu próprio objetivo em iniciar a conversa entre os países que fazem fronteira com a água e imaginar um projeto coletivo para unificar a região".

Expedição arqueológica dinamarquesa de Failaika. Imagem Cortesia de Kuwait National Museum Archives – NCCAL
Kethra – Pavilhão do Kuwaits de 2012. Imagem © Abdulaziz Alkandari
Kethra – Pavilhão do Kuwait de 2012. Imagem © Faisal Alfouzan

A exposição foi encomendada por Zahra Ali Baba do NCCAL (National Council for Culture Arts and Letters) do Kuwait e será acompanhada por um publicação de pesquisa tanto em inglês quanto em árabe que será disponibilizada no espaço da exposição na data de abertura.

Adquirindo modernidade – Pavilhão de Kuwait de 2014. Imagem © Andrea Avezzù, Courtesy of la Biennale di Venezia
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza de 2016: "Entre Leste e Oeste: um Golfo"" [Kuwaiti Pavilion at 2016 Venice Biennale Entitled "Between East and West: a Gulf"] 09 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786941/pavilhao-do-kuwait-na-bienal-de-veneza-de-2016-entre-leste-e-oeste-um-golfo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.