Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia"

A 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, com curadoria de Lesley Lokko, está programada para abrir em menos de um mês e terá como o tema O Laboratório do Futuro. A mostra apresenta o continente africano como força motriz na formação do mundo que está por vir e desafia as noções convencionais do que o futuro pode trazer e do que um laboratório pode ser. Apresentando 63 pavilhões nacionais, 89 participantes e 9 eventos paralelos na cidade, a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023 convida profissionais de uma ampla gama de disciplinas e origens a explorar novas possibilidades.

Fundadora e diretora do African Futures Institute (AFI) com sede em Accra, Gana, Lesley Lokko é uma arquiteta, educadora e romancista ganesa-escocesa. Com uma carreira que abrange Joanesburgo, Londres, Accra e Edimburgo, ela ocupou vários cargos como professora e é amplamente reconhecida em seu campo. A professora Lokko foi nomeada curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia, em dezembro de 2021, depois de ter atuado como membro do júri do Golden Lions Awards da edição anterior da Bienal de Veneza. Em sua primeira entrevista ao ArchDaily, após ser nomeada curadora da Bienal de Arquitetura de 2023, Lesley Lokko compartilha ideias sobre os preparativos, o tema e esta 18ª edição.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 2 de 9Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 3 de 9Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 4 de 9Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 5 de 9Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia - Mais Imagens+ 4

Continue lendo para saber mais sobre o aguardado evento que será aberto ao público no dia 20 de maio de 2023 e acontecerá até 26 de novembro de 2023, no Giardini, no Arsenale e em vários locais em Veneza, e confira a cobertura abrangente do ArchDaily da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.


Artigo Relacionado

Artigo Relacionado

ArchDaily (Christele Harrouk): A Bienal de Veneza 2023 será inaugurada no dia 20 de maio de 2023. Como estão os preparativos até agora?

Lesley Lokko: Estamos bem no meio do período mais intenso, que é o período de instalação. Mas até agora, tudo bem!

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 4 de 9
Foto por Andrea Avezzù. Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: Como você descreveria o processo de trabalho com os participantes e como você os ajudou a “apresentar ideias ambiciosas e criativas que nos ajudam a imaginar um futuro mais equitativo e otimista em comum”?

LL: Em primeiro lugar, teria sido impossível sem a ajuda da minha equipe. Trabalhar com cerca de 100 participantes nas várias partes da exposição é uma tarefa logística enorme que vem com responsabilidades emocionais, conceituais, financeiras e gerenciais. Imagino que todo curador diga isso, mas é genuinamente um processo colaborativo. Não sei se descreveria nossas conversas como 'úteis': em vez disso, tentei garantir que as declarações curatoriais fossem as mais claras possível, livres de jargões e do tipo de linguagem complicada que os arquitetos adoram, para que os participantes pudessem responder com clareza e precisão conceitual.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 5 de 9
Foto por Andrea Avezzù. Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: O tema deste ano, “O Laboratório do Futuro”, convida os arquitetos a considerar o continente africano como protagonista do futuro. Como você montou essa ideia, o que você aspira, o que você busca com essa abordagem?

Sempre considerei meu continente natal como um laboratório intenso — cheio de perguntas sobre como queremos viver, como devemos viver, como não queremos viver — então, foi menos sobre criar uma ideia e mais sobre sempre ter carregado essa ideia.

LL: Em um nível muito pragmático, a Bienal tem sido uma oportunidade de 'esclarecer' esses interesses que foram centrais para muitos de nós por tanto tempo, mas foram considerados marginais ou periféricos à cultura arquitetônica, pelo menos até a pandemia e o movimento Black Lives Matter trazerem esses assuntos à tona.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 8 de 9
Accra/ Festus Jackson-Davis. Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: “A nível antropológico, somos todos africanos […] E o que acontece na África acontece em todos nós”, foi uma frase citada por você no comunicado oficial da Bienal. Você está procurando soluções para a África ou a África é uma metáfora?

Não estou procurando soluções, mas sim respostas inteligentes e ponderadas para perguntas que possam conter soluções, mas também outras perguntas, novas investigações, narrativas mais profundas.

LL: A África está  interligada com o resto do mundo de muitas maneiras, certamente não apenas biologicamente - mas é preciso coragem e imaginação para pensar além dos estereótipos convenientes e preguiçosos e questionar o que a palavra (ou nome) realmente significa. Muitas vezes é um atalho, uma metáfora - mas não é nenhum dos dois. É um lugar real, com pessoas reais, vidas reais, problemas reais, oportunidades reais, sonhos reais – nem mais, nem menos do que em qualquer outro lugar.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 7 de 9
Laboratório do Futuro/ Fred Swart.Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: Além disso, você trouxe de volta a palavra científica “laboratório” para o campo da arquitetura. O que você espera alcançar juntando esses dois reinos?

LL: Na declaração, expliquei por que escolhi a palavra 'laboratório', não para replicar o 'espaço' científico, clínico e neutro de investigação, que é a maneira como costumamos pensar em laboratórios, mas no sentido mais antigo, mais confuso, mais colaborativo de um 'workshop', um lugar onde os participantes e o público se reúnem para explorar e experimentar juntos a busca por significado e propósito coletivamente.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 3 de 9
Foto por Andrea Avezzù. Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: O tema foi anunciado em 31 de maio de 2022. Como os participantes e o público global reagiram até agora a este tópico?

LL: Não sei como o público global reagiu! Eu tento não ler comentários. Sei como os participantes reagiram: com ambição, alegria, alívio, paixão, coragem...

AD: Muitos “iniciantes” e “escolhas novatas” para esta bienal: da escolha do curador à escolha do tema, a edição de 2023 mostra, nas suas palavras, “escolhas ousadas e corajosas”. O que você acha que o comitê organizador está procurando? E como essas escolhas estão alinhadas com as necessidades do mundo de hoje?

LL: Só posso falar honestamente sobre minha ambição, que era abrir o máximo de espaço possível para vozes que historicamente nunca foram ouvidas em exposições globais dessa escala, ao lado de vozes que sempre foram. Entendo a Bienal como uma conversa, não um solilóquio. É difícil ter uma conversa consigo mesmo!

É importante (pelo menos para mim) que seja uma mistura de vozes, algumas novas, outras experientes; alguns africanos, outros não.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 9 de 9
Presidente de La Biennale di Venezia, Roberto Cicutto, e a Curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, Lesley Lokko por Jacopo Salvi. Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: Em sua nomeação como curadora, o presidente Roberto Cicutto afirmou que "acredito que essa imersão, na verdade, seja a melhor forma de dialogar com as questões levantadas pela Bienal 2021 com curadoria de Hashim Sarkis”. Qual é a ligação desta bienal com a anterior? E na sua opinião, as bienais de Veneza em geral estão interligadas de alguma forma?

LL: Todas as exposições, especialmente nesta escala, se sustentam nas anteriores. De uma forma muito prática, construímos sobre o esqueleto da exposição deixada por Cecilia Alemani, em vez de derrubá-la e reconstruí-la. Isso tem muito a ver com abordar a questão dos recursos de maneira mais sensível e sustentável e homenagear uma estrutura notável que herdamos. Se eu olhar para as cerca de uma dúzia de Exposições de Arquitetura nos últimos vinte anos, cada uma contribuiu de alguma forma para o discurso da seguinte.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 2 de 9
Foto por Giulio Squillacciotti. Imagem Cortesia de La Biennale di Venezia

AD: À medida que o mundo volta ao “normal” após alguns anos de pandemia e lockdowns, e com o ressurgimento de eventos físicos, quão relevantes são as exposições de arquitetura hoje em dia? Especialmente a Biennale di Venezia? E como vê o futuro das exposições de arquitetura?

LL: As exposições são extremamente importantes, não apenas como eventos físicos onde nos encontramos e vemos coisas fora de nosso(s) contexto(s) imediato(s), mas como registros e termômetros do zeitgeist. Ver as coisas de maneira diferente, ver o mundo pelos olhos dos outros – tudo isso tem um impacto enorme. Em todas as conversas sobre sustentabilidade e uso inteligente de recursos, raramente falamos sobre impacto.

Que impacto terá esta Bienal? Que impacto espera ter? Espero que ressoe, que provoque o público a pensar de forma diferente e talvez com mais empatia sobre aquelas partes do mundo que parecem, à primeira vista, ter pouco a ver com ele, que proporcione momentos de alegria, surpresa e curiosidade - não muito diferente de qualquer Bienal, imagino.

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia" - Imagem 6 de 9
Lesley Lokko. Imagem © Murdo Macleod

AD: Para finalizar, você fala em “imaginar o que o futuro pode trazer”, estou intrigado em saber como Lesley Lokko o imagina.

LL: Com esperança.

Convidamos você a conferir a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia"" [Lesley Lokko on the 2023 Venice Architecture Biennale: "I Hope It Provokes the Audience to Think Differently and More Empathetically"] 17 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999893/lesley-lokko-sobre-a-bienal-de-veneza-2023-espero-que-ela-provoque-o-publico-a-pensar-com-mais-empatia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.