Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria

Shigeru Ban Architects, em colaboração com a ONG Voluntary Architects’ Network, desenvolveu uma versão aprimorada da habitação temporária projetada para ajudar as pessoas afetadas pelo recente terremoto na Turquia e Síria. O novo protótipo representa uma atualização do sistema de tubos de papelão implantado no noroeste da Turquia após o terremoto de 1999. Esta nova versão leva em consideração questões de eficiência e a necessidade de minimizar o tempo de construção no local.

Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 2 de 9Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 3 de 9Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 4 de 9Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 5 de 9Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Mais Imagens+ 4

Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 2 de 9
Cortesia de Shigeru Ban Architects

O novo sistema utiliza painéis de madeira para construir as paredes entre as colunas de tubos de papel posicionadas a cada 1,2 metros. Isso permite um tempo de construção mais curto. A fundação é composta por engradados de cerveja cheios de sacos de areia, enquanto o teto é feito de armações de tubos de papel e chapas de madeira compensada. Grandes orifícios são cortados no compensado para garantir a segurança durante a construção, a fim de permitir que as pessoas trabalhem através deles, em vez de precisar subir no telhado. Como resposta ao clima frio, isolamento adequado é adicionado ao piso, paredes e telhado.

Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 4 de 9
Cortesia de Shigeru Ban Architects

A estrutura final foi planejada para medir 3,6 m por 6 metros em planta. A equipe montou um protótipo menor da solução de habitação temporária, medindo 3,6 m por 3,6 m, em Tóquio, com planos de implantar o sistema na Turquia. Shigeru Ban também forneceu seu Paper Partition System (PPS) para transformar rapidamente edifícios existentes em centros de evacuação de emergência para abrigar as vítimas do terremoto. O sistema consiste em uma estrutura de oito tubos de papelão individuais com grandes furos nas extremidades, conectados por tubos menores e tecido drapeado para garantir a privacidade.

Shigeru Ban desenvolveu os primeiros abrigos de papel em 1994 para ajudar as pessoas deslocadas pelo genocídio em Ruanda. Em 1995, o arquiteto fundou a ONG Voluntary Architects’ Network para coordenar trabalhos humanitários e promover esforços de socorro em desastres por todo o mundo. Por mais de três décadas, a empresa, liderada pelo ganhador do Prêmio Pritzker de 2014, continuou a implantar abrigos de alta qualidade e baixo custo para as vítimas de desastres em todo o mundo.

Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 9 de 9
Instalação do PPS no SC Galychyna na Ucrânia. Imagem © Serhii Kostianyi

O mesmo sistema foi montado perto da fronteira dos países vizinhos da Ucrânia para ajudar os refugiados ucranianos deslocados pela guerra. Desde março de 2022, o PPS foi instalado na Polônia, Eslováquia, França e Ucrânia por Shigeru Ban Architects e VAN, colaborando com arquitetos locais e estudantes voluntários. Abrigos de emergência também foram criados em várias cidades da Ucrânia, com a ajuda dos arquitetos Mykhailo Schevchenko, Oleksandr Anisimov e Oleg Drozdov, para fornecer moradia de emergência aos desabrigados no país.

Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria - Imagem 5 de 9
Montagem de um abrigo em Paris. Imagem cortesia de Voluntary Archiects' Network

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Shigeru Ban apresenta protótipo de habitação temporária para vítimas do terremoto na Turquia e Síria" [Shigeru Ban Unveils Updated Prototype for Temporary Housing in Response to the Turkey-Syria Earthquake] 05 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999057/shigeru-ban-apresenta-prototipo-de-habitacao-temporaria-para-vitimas-do-terremoto-na-turquia-e-siria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.