Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam

Durante o século XIX, os esforços para melhorar a qualidade da vida urbana se concentraram na criação de jardins e parques, iniciando assim a evolução do paisagismo como a disciplina moderna que conhecemos hoje. No entanto, embora existam exemplos notáveis ​​em todo o mundo, estruturas excessivas e a artificialidade dos jardins urbanos foram contra as motivações que lhes deram origem. Em muitos casos, seu design resultou em espaços públicos descontextualizados e ineficientes, altamente exigentes em recursos e afastados da verdadeira sustentabilidade.

O uso estrito da geometria e a imposição de espécies difíceis de adaptar e cuidar estão gradualmente dando lugar a uma abordagem mais orgânica ao paisagismo, adaptada aos ecossistemas locais e mais eficiente em seu desenvolvimento e conservação. As florestas nativas incorporam todos esses aspectos positivos. Elas não apenas restauram ecologicamente as áreas degradadas, mas também melhoram a qualidade do ar e mantêm a água da chuva, criando espaços verdes com biodiversidade que conectam profundamente as pessoas à natureza. Conversamos com Magdalena Valdés, fundadora e diretora do Bosko, que explica por que as florestas nativas são o caminho certo para o paisagismo consciente e verdadeiramente ecológico.

José Tomás Franco: Para criar florestas nativas de rápido crescimento, você usa o método Akira Miyawaki de restauração ecológica. O que esse sistema consiste e por que é importante no contexto atual?

Magdalena Valdés (Bosko): O método Miyawaki é um sistema intensivo de restauração ecológica. Isso significa que, com o objetivo de reconstituir um determinado ecossistema de referência, ele visa imitar as condições desse ecossistema em sua versão madura. Por exemplo, se o ecossistema corresponder a uma floresta temperada, são observadas as condições do solo e as espécies vegetais que existiriam naquele local se não houvesse nenhuma intervenção humana. 

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 2 de 11
Bosque Miyawaki "Los Maitenes" en Pirque, Chile, a 2.5 años de su plantación. Image Cortesía de Bosko

Então, o solo é trabalhado para melhorar sua oxigenação e enriquecido com matéria orgânica, até atingir certas características semelhantes ao solo de uma floresta temperada madura. Da mesma forma, as espécies possíveis são selecionadas de todos os estratos típicos desse ecossistema e são plantados em alta densidade, ou seja, de 3 a 5 plantas por metro quadrado. Dessa maneira, é promovida a colaboração entre as espécies que coexistiram por centenas de milhares de anos, e sua competição por nutrientes e luz é estimulada, assim como em qualquer floresta.

Finalmente, o solo é coberto com uma camada de cobertura morta para protegê-lo da radiação solar e promover a multiplicação da vida microbiológica, o que facilita as interações da floresta e a torna cada vez mais complexa.

O método Miyawaki permite recuperar as propriedades do ecossistema original e obter benefícios ambientais, como melhorar a qualidade do ar, reduzir a temperatura ambiente e filtrar e reter a água da chuva. No entanto, um de seus benefícios significativos é que ele produz florestas nativas com crescimento acelerado, o que se traduz em espaços altamente atraentes a partir de uma perspectiva humana. Ele nos permite perceber como os solos degradados crescem e se transformam em florestas exuberantes, que se tornam abrigos para a biodiversidade e as pessoas em pouco tempo.

Isso os torna ideais para instalação em espaços urbanos. Seu impacto não é apenas ecológico, capturando o CO2 e outros poluentes, mas também profundamente social, aproximando as pessoas do conhecimento, apego e cuidado de sua própria herança natural dentro da cidade. Centenas de florestas de Miyawaki foram criadas em cidades da Ásia e da Europa e agora em Bosko, estamos fazendo o mesmo em diferentes partes do Chile.

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 5 de 11
Plantación del Jardín Nativo Adriana Hoffmann, Museo Interactivo Mirador (MIM) en Santiago de Chile. Image Cortesía de Bosko
Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 6 de 11
Parque Mahuida en La Reina, Chile (600 m2). Image Cortesía de Bosko

José Tomás Franco: O conceito de restauração é amplamente utilizado para aproximar as estratégias de circularidade da arquitetura. No entanto, parece ser limitado apenas a projetos específicos e à seleção e gerenciamento de seus materiais. Como a restauração ecológica pode ajudar a integrar um projeto de arquitetura no espaço natural onde está localizado e além?

Magdalena Valdés (Bosko): A restauração ecológica visa ajudar na recuperação de ambientes naturais degradados, danificados ou destruídos, reconstruir sua biodiversidade e restaurar seus serviços ecossistêmicos.

O desenvolvimento de um projeto de arquitetura afeta necessariamente o local onde está situado e seu ecossistema. Nesse contexto, agir com a lógica da conservação (quando é um projeto localizado em um ambiente natural com uma intervenção mínima) e após a restauração ecológica pode ser uma perspectiva valiosa para integrar adequadamente um projeto em seu ambiente natural e mitigar as consequências da intervenção intrínseca.

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 4 de 11
Antes: Parque Vicente Huidobro en Pirque, Chile (800 m2). Image Cortesía de Bosko
Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 3 de 11
Después de 8 meses: Parque Vicente Huidobro en Pirque, Chile (800 m2). Image Cortesía de Bosko

O sistema Miyawaki, em particular, é uma excelente ferramenta para abordar terrenos altamente degradados, especialmente nas cidades. Devido ao seu alto grau de trabalho por metro quadrado, ele gera um impacto positivo significativo no curto prazo, acelerando o reparo e a recuperação de um espaço danificado e transformando-o em um núcleo com biodiversidade. Nosso trabalho visa contribuir para imaginar um pedaço de terra, um bairro ou uma cidade como uma rede verde integrada e eficiente de florestas e vegetação urbana, ampliando seu impacto e alcançando objetivos socioambientais mais ambiciosos com uma visão holística.

As florestas urbanas apresentam uma oportunidade de reintroduzir a natureza para nossas cidades, criando fontes dinâmicas e biodiversidade que também podem melhorar a qualidade de vida das pessoas: elas purificam o ar, reduzem o efeito das ilhas de calor, melhoram a resiliência climática e conferem uma infinidade de uma multidão de bem documentados benefícios para a saúde física e mental das pessoas.

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 7 de 11
Después de 10 meses: Parque "Los Maitenes" en Pirque, Chile (270 m2). Image Cortesía de Bosko

José Tomás Franco: O paisagismo associado a projetos arquitetônicos parece priorizar a seleção de "espécies da moda" para fins estéticos, que parecem ir contra o que você propõe. Como você aborda o paisagismo tradicional de maneira diferente e que benefícios adicionais ele pode oferecer? Até que ponto é possível gerenciar e acomodar a aparência visual de uma floresta de Miyawaki?

Magdalena Valdés (Bosko): Em Bosko, nos consideramos agentes de um tipo distinto de paisagismo que é ecológico, estético e funcional, com o objetivo de alcançar uma conexão mais profunda entre as pessoas e a natureza.

As florestas nativas fornecem um tipo mais sensorial de paisagismo que conecta as pessoas de uma maneira mais íntima à natureza, fornecendo abrigo, sombra, espaços íntimos, fluxos, ritmos, sons e cheiros.

O design de uma floresta de Miyawaki pode ser altamente adaptável em seu layout, incorporando caminhos, passarelas, espaços vazios e completos. No entanto, os critérios ecológicos devem sempre ser a prioridade, respeitando o "corpo da floresta", que é uma área mínima necessária para que a natureza floresça e se desenvolva adequadamente. Projetamos florestas de Miyawaki, priorizando a colocação de espécies dentro, criando uma floresta rica e diversificada. Para o contorno, no entanto, nossos critérios são mais estéticos na seleção das espécies nativas mais atraentes, como as herbáceas com flores vistosas, para melhorar sua aparência selvagem e densa.

As florestas Miyawaki criadas pela ONG suíça Sugi, um grande colaborador e inspiração para Bosko, para a Fundação Vuitton e Moet Chandon em Londres, são belos exemplos da fusão entre ecologia e estética.

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 8 de 11
Bosque Miyawaki SUGI para Louis Vuitton & Moet Chandon en Londres, Reino Unido. Image Cortesía de Bosko

Outro exemplo recentemente executado por Bosko no Chile é o jardim nativo de Adriana Hoffmann no Museu Interativo de Mirador (MIM), onde o design incorpora formas e caminhos, juntamente com uma distribuição adequada de espécies e alturas, criando espaços acolhedores e atraentes para os visitantes.

José Tomás Franco: Você poderia explicar o processo para restaurar um "novo solo"? Que fatores devem ser levados em consideração e quanto tempo normalmente leva para que o solo seja restaurado?

Magdalena Valdés (Bosko): O processo de melhoria do solo começa com observação e análise. O objetivo de uma floresta de Miyawaki é imitar o ecossistema de referência em seu estado maduro. Isso significa projetar o mesmo solo para intervir, como se não houvesse intervenção humana. Em um espaço onde uma floresta deveria ter existido, o solo deve ser afrouxado, oxigenado e cheio de vida microbiológica associada a bactérias e fungos, além de matéria orgânica. Além disso, deve ser coberto com folhas típicas das florestas, incluindo galhos, troncos deteriorados, inúmeras folhas e insetos mortos. A missão é afrouxar o solo para oxigená-lo, incorporar matéria orgânica em uma dose que permita atingir um mínimo adequado para o desenvolvimento saudável da floresta e cobri-la com a cobertura para simular a ninhada de folhas protetora no chão da floresta.

A duração desse processo, que é fundamental na criação de uma floresta de Miyawaki, pode variar de 3 dias a 2 semanas, dependendo de fatores como a complexidade do solo e o tamanho da futura floresta.

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 9 de 11
Plantación comunitaria en Parque Mahuida en La Reina, Chile. Image Cortesía de Bosko

José Tomás Franco: Como você viu a evolução de suas primeiras florestas e projetos de paisagismo regenerativos após alguns anos? Que tipo de benefícios você pode começar a notar?

Magdalena Valdés (Bosko): Nossa primeira floresta Miyawaki, que cobre uma área de 280 m2 no Pirque (Chile), foi plantada há três anos e meio. Atualmente, as copas atingem mais de 8 metros de altura, em grande parte composta por Maytenus e Quilaias. A floresta possui alta biodiversidade, com aproximadamente 80% das espécies de flora nativas sobrevivendo e servindo como um habitat próspero para uma variedade de pássaros e insetos, incluindo borboletas de Quebracho, beija-flores gigantes e besouros.

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 11 de 11
Bosque Miyawaki "Los Maitenes" en Pirque, Chile. Image Cortesía de Bosko

Seu solo é macio, úmido e coberto com lixo orgânico. Sua temperatura é consideravelmente menor que a temperatura externa e, ao entrar em suas clareiras, projetadas especialmente para a prática japonesa de "banho de floresta" ou Shinrin-yoku, experimenta-se uma sensação de paz e desconexão.

Desde o seu plantio, essa floresta de Miyawaki reduziu o consumo de água em 60% e não requer manutenção, exceto para interesses pessoais. Como Akira Miyawaki disse: "A melhor administração de uma floresta é o seu não-gerenciamento".

Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam - Imagem 10 de 11
Círculo central del bosque Miyawaki "Los Maitenes" en Pirque, Chile. Image Cortesía de Bosko

Para mais detalhes sobre este trabalho, visite o site oficial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Florestas nativas, o paisagismo que as cidades precisam" [Bosque nativo, el paisajismo que las ciudades necesitan] 23 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998962/florestas-nativas-o-paisagismo-que-as-cidades-precisam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.