Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas

Desde as primeiras civilizações, a natureza tem sido um pilar fundamental para servir a humanidade como um habitat natural, oferecendo abrigo, alimentos e outros recursos. Nos tempos modernos, as revoluções industriais e tecnológicas tomaram conta da paisagem, remodelando a forma como os humanos interagem com a natureza. No entanto, hoje, e devido aos eventos que experimentamos enquanto sociedade, é cada vez mais necessário focar na criação de cidades e espaços que integrem a natureza à vida cotidiana

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 2 de 8Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 3 de 8Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 4 de 8Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 5 de 8Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Mais Imagens+ 3

Uma das tendências que está ganhando cada vez mais força no mundo da arquitetura e do design de interiores é o "design biófilo". A palavra biofilia tem origem no grego e significa "amor pelas coisas vivas". O termo foi usado pela primeira vez pelo psicólogo Erich Fromm em 1964 e posteriormente popularizado nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, ao perceber que a humanidade estava promovendo uma forte desconexão com a natureza.

O que se busca com esse princípio é conectar os seres humanos à natureza para melhorar o bem-estar. Isso é alcançado integrando a natureza aos espaços. Devido ao clima de alguns países, como México e Filipinas, que compartilham condições semelhantes, é muito comum encontrar edificações com pátios, já que esta é uma maneira de trazer sol e chuva para dentro da casa. Reunimos aqui uma seleção de obras nas Filipinas que buscam conectar-se com esses princípios para oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus usuários. Algumas delas se concentram no interior das edificações, enquanto outras buscam integrar terraços e elementos como o sibi às áreas comuns dos conjuntos.

Casa das Telas / PXP Design Workshop Co

"Muitas vezes considerada a “casa das telas”, fazendo alusão aos vários painéis de madeira que revelam parcialmente o outro lado, esta casa tropical em uma vila particular em Quezon, nas Filipinas, foi projetada para uma pequena família de quatro pessoas: um casal de empresários e seus dois filhos, ambos na faculdade. A "casa das telas" será a segunda casa da família. Eles sentiram que sua primeira casa era inadequada para seu novo estilo de vida, então decidiram construir uma segunda moradia. Desta vez, seguindo uma nova demanda de projeto, de acordo com o estilo de vida que desejam alcançar: uma atmosfera tropical relaxante e espaços mais amplos."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 3 de 8
House of Screens / PXP Design Workshop Co. Image

CG Villa (Calatagan Gym Villa) / 8x8 Design Studio Co

"Localizada em Calatagan, Batangas, a CG Villa foi projetada para ser uma estrutura de apoio à casa existente do cliente e abrigaria atividades de bem-estar e encontros sociais para familiares e amigos. A edificação ocupa uma clareira existente em meio a um conjunto de mangueiras. A verticalidade das árvores foi a pista inicial dos arquitetos para destacar dois planos horizontais que se tornam o piso e o teto da edificação."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 5 de 8
CG Villa (Calatagan Gym Villa) / 8x8 Design Studio Co. Image

ET New Manila House / PXP Design Workshop Co

"A casa fica em uma propriedade de 2.000 m² voltada para o oeste. Divide-se em quadrantes — os quadrantes norte e sul são dedicados a um jardim, enquanto a casa de hóspedes e a casa principal ocupam os quadrantes oeste e leste, respectivamente. Todos estão estrategicamente posicionados para que cada edificação possa desfrutar de vista para o amplo jardim. O objetivo do cliente era ter uma casa que abraçasse a paisagem — um espaço que diluísse os limites dos espaços exteriores e interiores, onde não se pode distinguir se estão dentro ou fora da casa."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 4 de 8
ET New Manila House / PXP Design Workshop Co . Image

Residência B / Sim Ateliers

"O acesso da casa é feito por um saguão aberto conectado ao pátio principal. Ele divide a casa em dois volumes: à esquerda a sala de entretenimento, onde os moradores recebem seus convidados, e à direita o espaço de estar principal. A sala de estar tem pé-direito duplo e é delimitada por um jardim na parte de trás e um pátio na frente, garantindo ao espaço o máximo de luz e ventilação."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 6 de 8
B Residence / Sim Ateliers. Image

Residência Bahay Sibi / Platform 21 Architecture

"Criar uma casa representativa do arquétipo filipino é o que a Platform 21 Architecture pretendia para Bahay Sibi. O sibi, uma extensão do telhado sobre uma janela, é um componente-chave do bahay kubo - uma conhecida casa vernacular filipina. O sibi atua como uma proteção primária contra as intempéries, desde chuvas fortes a luz solar intensa, e é um componente importante para a arquitetura em climas tropicais. Guiado por esse princípio, o escritório transformou o sibi em uma casa moderna, utilizando sua própria interpretação para uma abordagem mais contemporânea. Com o terreno voltado principalmente para o norte e o leste, a generosa luz do sol da manhã foi levada em consideração. Os principais espaços, como as áreas de estar e de jantar, se situam respectivamente nos lados leste e norte da propriedade, com o jardim e a varanda localizados ao longo da porção nordeste."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 7 de 8
Bahay Sibi House / Platform 21 Architecture. Image

Centro de ensino infantil Mas-in Village / Native Narrative

"A Native Narrative trabalhou em estreita colaboração com ONGs e o governo filipino para desenvolver protótipos de instalações de ensino que precisavam ser tecnicamente simples, construídas com materiais disponíveis localmente e certificados. Além disso, as edifícações deveriam ser facilmente montadas por trabalhadores locais. A colaboração do projeto é uma resposta à recém-aprovada Lei de Proteção de Emergência Infantil nas Filipinas, que aumenta a responsabilidade das agências locais e nacionais para priorizar a proteção e o desenvolvimento das crianças."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 8 de 8
Children's Learning Center, Mas-in Village / Native Narrative. Image

Streetlight Tagpuro / Eriksson Furunes + Leandro V. Locsin Partners + Boase

"No dia 8 de novembro de 2013, o tufão Haiyan devastou a região central das Filipinas, destruindo mais de quatro milhões de casas e tirando a vida de milhares de pessoas. As ondas causadas pelo tufão arrasaram o assentamento informal de Seawall e um Centro de Estudos construído pela ONG Streetlight junto a três estudantes de arquitetura em 2010. A Streetlight apoiou as famílias e crianças durante o desastre e logo após retomou seu programa educacional e profissional. Alexander Eriksson Furunes, Sudarshan Khadka e Jago Boase foram convidados a reconstruir o escritório, orfanato e centro de estudos da Streetlight dentro da zona de realocação chamada Tagpuro."

Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas - Imagem 2 de 8
Streetlight Tagpuro / Eriksson Furunes + Leandro V. Locsin Partners + Boase. Image

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Design biofílico na arquitetura contemporânea: sete projetos nas Filipinas" [How To Apply Biophilic Design In Contemporary Architecture? A Selection Of Works In The Philippines] 23 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998704/design-biofilico-na-arquitetura-contemporanea-sete-projetos-nas-filipinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.