Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação

A luz está presente na arte há séculos. Pensar o barroco ou o gótico sem este elemento seria impossível. No entanto, foi no século XX que artistas começaram a explorar qualidades lumínicas e as transformaram num meio próprio para materializar a arte. Esculturas, instalações imersivas e formas de moldar o ambiente através da luz, suas cores e intensidades, trouxeram novas percepções espaciais ao traçar uma relação única com a arquitetura.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 2 de 9Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 3 de 9Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 4 de 9Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 5 de 9Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Mais Imagens+ 4

Questões que vão além da estética ou do espaço, ressaltando tópicos políticos, de identidade e memória são abordadas por artistas através do uso da iluminação no ambiente. Ações que revelam outros modos de se apropriar do espaço e o potencial existente em cada ocupação. Ao se deparar com tais obras, é possível se inspirar para pensar como a incorporação das qualidades lumínicas podem influenciar na imagem da arquitetura em si. Assim, destacamos dez artistas que, apesar de diferentes abordagens, possuem a luz como principal meio de criação para suas obras e revelam, a partir delas, novas formas de se apropriar e intervir nos espaços.

Carlos Cruz-Diez (1923 - 2019, Venezuela)

Um dos pioneiros a trabalhar com a iluminação, Cruz-Diez ficou conhecido por suas contribuições para os movimentos Cinético e Op Art. Ele enfatiza a importância da luz na criação da cor ao desenvolver o conceito de "indução cromática". Entre as obras mais celebradas, está a série Cromosaturações: instalações imersivas que consistem em salas preenchidas por luzes coloridas, nas quais o espectador pode experimentar a cor como um fenômeno físico e sensorial, ao invés de simplesmente visual. 

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 3 de 9
Exposição: A liberdade da cor - Carlos Cruz Diez. Foto: © Daniela Moura

Dan Flavin (1933 - 1996, EUA)

O trabalho de Flavin é conhecido principalmente pelo uso de luminárias fluorescentes em instalações que enfatizavam as qualidades físicas e perceptivas da luz. Seus arranjos são normalmente instalados em uma grade ou formação linear, muitas vezes dialogando com o contexto arquitetônico. Uma obra que explora a criação de cores vivas e saturadas ao manipular o espaço através do uso de luz e sombra.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 2 de 9
Dan Flavin, Installation Shot - Hirshhorn Museum and Sculpture Garden | Smithsonian. Foto: DanDean Hochman, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons

Fred Eversley (1941, EUA)

Com formação em física e engenharia, Eversley tem seu trabalho frequentemente descrito como uma fusão dos campos da escultura, ótica e ciência. Suas obras são feitas de resina fundida com outros materiais que resultam numa superfície lisa que refrata a luz, criando um jogo de cores e efeitos visuais. Como resultado, quebra-se a estaticidade dos objetos pois, dependendo do ângulo da luz e da posição do espectador, uma nova imagem é gerada a cada interação. Ele diz que cria "instrumentos ópticos", projetados para revelar as propriedades ocultas da luz e sua interação com distintos materiais. 

James Turrel (1943, EUA)

James Turrell certamente é um dos artistas mais importantes quando o tema é trabalhar a luz como material. Ao utilizar formas geométricas e uma iluminação cuidadosamente calibrada, Turrel cria ambientes imersivos a partir da manipulação da luz, criando molduras e um jogo de cores que se relacionam com distintas estruturas arquitetônicas.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 4 de 9
James Turrell, The Light Inside. Museum Fine Arts Houston. Foto: Ed Schipul from Houston, TX, US, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons

Anthony McCall (1946, Reino Unido)

Anthony McCall cria instalações imersivas que desfazem os limites entre a escultura, o cinema e a performance. Seu trabalho envolve o uso da luz projetada para criar formas escultóricas e ambientes interativos que convidam o espectador a interagir com a obra.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 6 de 9
Anthony McCall. "Between You and I" (2006). Installation view, Peer/The Round Chapel, London, 2006. Photograph by Hugo Glendinning. LNickou, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Jenny Holzer (1950, EUA)

Conhecida pelo uso de frases impactantes e manipulação da luz em suas obras de arte, Jenny Holzer cria instalações de grande escala que apresentam questões de identidade, gênero e violência política. Seu trabalho nem sempre acontece em espaços museográficos, quando realizado no espaço público ganha uma nova esfera ao levar as mensagens para todos os transeuntes e transformar o entorno. O uso de projeções ou faixas de LED são uma marca da artista, que utiliza tais elementos para elaborar um contexto específico onde as obras são instaladas.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 7 de 9
Jenny Holzer, installation at Guggenheim New York. Foto: Jerónimo Pérez , CC BY-NC-ND 2.0 via Flickr

Kimsooja (1957, Coreia do Sul)

Ao utilizar espelhos e filtros refletores, Kimsooja cria uma sensação de espaço contínuo e telúrico.Ela transforma o ambiente a partir das cores que surgem e ressalta a continuidade entre o interior e o exterior, sugerindo novas potencialidades no espaço para aqueles que o atravessam.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 8 de 9
Kimsooja, To Breathe at Villa Empain - The Light House. Foto: fabonthemoon, CC BY-NC-SA 2.0 via Flickr

Anila Quayyum Agha (1965, Paquistão)

O trabalho de Agha frequentemente envolve o uso de padrões geométricos, criando instalações que são visualmente deslumbrantes e conceitualmente ricas ao abordar temas de identidade, cultura e gênero. Sua obra Interesecções, que consiste num grande cubo de painéis de madeira cortados a laser suspenso e iluminado desde o seu interior, ganha ainda mais força pelo contraste que a sombra gera e que lava todas as superfícies da sala. É um exemplo de como a composição entre arte e arquitetura pode levantar questões sobre as fronteiras culturais, que podem ser tanto divisórias quanto unificadoras.  

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 9 de 9
Anila Quayyum Agha, Intersections exhibited at Grand Rapids Art Museum. Foto: CochN981, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Olafur Eliasson (1967, Dinamarca)

A luz também pode ser utilizada de uma maneira mais dinâmica e interativa. Ao menos é o que o artista dinarmaquês demonstra ao criar desde objetos até instalações de grande escala que incentivam o espectador a se mover e interagir com a obra. Sua obra, muitas vezes, utiliza a luz para criar ilusões e distorções ópticas. Além disso, Eliasson também incorpora elementos arquitetônicos, tais como espelhos, lentes e prismas, para refletir e refratar a luz de formas inesperadas.

Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação - Imagem 5 de 9
Olafur Eliasson, Your Rainbow Panorama, Aarhus. Foto: Harkolufs, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Rafael Lozano-Hemmer (1967, México)

Através da tecnologia e da luz, o artista mexicano consegue criar instalações interativas que intensificam a relação entre o indivíduo e o espaço. Uma de suas obras mais famosas é a Pulse, na qual os espectadores são convidados a colocar seus dedos em um sensor, que mede seu batimento cardíaco e faz com que as lâmpadas cintilem no ritmo de seu pulso, tal efeito permite às pessoas ver e sentir a presença física dos outros no espaço, criando uma sensação de partilha de experiência e conexão.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Luz como matéria: 10 artistas que transformam o espaço com a iluminação" 20 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997229/luz-como-materia-10-artistas-que-transformam-o-espaco-com-a-iluminacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.