Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa

O Aeroporto Internacional de Atenas foi desativado em 2001 e levou duas décadas para o governo local reunir fundos e estabelecer diretrizes para transformar os 242 hectares (600 acres) não utilizados no maior parque costeiro da Europa. O escritório de arquitetura Sasaki está liderando o projeto de transformação para criar o Parque Metropolitano Ellinikon, que contará com diversos equipamentos de uso público e um centro cultural para a cidade de Atenas.

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 2 de 27Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 3 de 27Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 4 de 27Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 5 de 27Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Mais Imagens+ 22

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 11 de 27
Frente da Orla Ellinikon. Imagem © SASAKI

A história do terreno representa um dos pontos de partida para o projeto. O salão do terminal dos anos 60 projetado por Eero Saarinen será preservado e reutilizado de forma adaptativa como peça central de um grande espaço para eventos no centro do empreendimento. Os arquitetos também estão observando o caráter dos espaços públicos em Atenas, muitos dos quais são paisagens passivas adjacentes a antigas ruínas ou praças urbanas e ruas. O novo parque visa ajudar os cidadãos a se reconectarem com a natureza e reacender uma afinidade cultural com a paisagem grega. A intervenção também aumentará em 44% a proporção de espaços abertos por habitante em Atenas.

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 16 de 27
Parque Metropolitano de Ellinikon - Setor Saarinen. Imagem © SASAKI

A expressão visual orgânica destaca a intenção de restaurar o ecossistema e o caráter topográfico do local, enquanto as expressões lineares mais rígidas se referem ao legado das pistas de aeroportos e campos esportivos olímpicos. O projeto estabelece um equilíbrio entre a expressão cultural e a necessidade de restaurar o habitat vital. Uma análise rigorosa identificou espécies de plantas fundamentais que fornecem benefícios ecológicos importantes. Mais de 30.000 novas árvores de 86 espécies foram selecionadas por seu ecossistema e adaptabilidade ao perfil distinto do solo do local, transformando a área em um hotspot de biodiversidade.

A escassez de água também era uma preocupação. Através de estratégias eficazes de gestão e conservação da água, a demanda de água para irrigação será atendida inteiramente através de água de reaproveitamento. Um antigo parque olímpico de canoa/caiaque foi reformulado para coletar águas pluviais durante a estação chuvosa. O lago inclui uma zona úmida de recirculação de fluxo e serve como um reservatório de emergência para o controle de secas e incêndios. Terras úmidas, jardins pluviais e uma rede de valas biológicas completam as imagens da maior instalação de infraestrutura verde da Grécia.

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 2 de 27
Parque Metropolitano de Ellinikon - Setor do lago. Imagem © SASAKI

O projeto alavanca os recursos materiais existentes e prioriza materiais duráveis e de ciclo de vida longo para reduzir a pegada geral de carbono do parque. O concreto das pistas do aeroporto existente é reutilizado em todo o parque para contar a história do passado do local. Usando as ferramentas Carbon Conscience e Pathfinder, as decisões de projeto foram baseadas no aumento do carbono sequestrado e armazenado e na redução do carbono incorporado. Dentro de 35 anos, o Parque Metropolitano de Ellinikon alcançará a neutralidade de carbono. A gestão do solo, a reutilização de materiais, sistemas eficientes de água, produção de alimentos e energia, e criação de habitat contribuem para uma paisagem funcional centrada na restauração ecológica, resposta ao clima e acesso equitativo para todos os atenienses.

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 7 de 27
Parque Metropolitano de Ellinikon - Colina das Esculturas. Imagem © SASAKI

O escritório de arquitetura internacional Sasaki também completou o masterplan para um novo desenvolvimento urbano paisagístico para o Distrito Empresarial do Lago Wuhan Yangchun, o projeto para o Parque Comunitário Greenwood de 660 acres e o Plano Diretor do Zoológico Baton Rouge. No início deste ano, a Sasaki lançou o Density Atlas, uma nova plataforma online para arquitetos, urbanistas, incorporadores e estudantes imersos no domínio público. A ferramenta ajuda os usuários a explorar as limitações da densidade e define um conjunto padronizado de métricas para entender e comparar a densidade em diferentes contextos globais.

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 5 de 27
Parque Metropolitano de Ellinikon - Praça Parque Olímpico. Imagem © SASAKI

Créditos do projeto:

  • Equipe de Projeto: SASAKI
  • Clientes: Lamda Development
  • Arquiteto Paisagista Local: Doxiadis+
  • Consultoria em Sustentabilidade e Design de Iluminação: Atelier10
  • Projeto Fonte: Fluidity Design Consultants
  • Arquitetura do Parque: AREA
  • Engenharia Civil Internacional: Langan
  • Sinalização e Wayfinding: Pentagrama
  • Engenharia Civil e MEP local: LDK
  • Projeto Estrutural: Kalliergos
  • Assessor de Ecologia: Dr. Panayotis Dimopoulos
  • Orientador de Ciência do Solo: Dr. Konstantinos Kosmas
  • Operações e Manutenção: ETM Associates

Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa - Imagem 20 de 27
Planta Ilustrativa do Parque Metropolitano de Ellinikon. Imagem © SASAKI

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Aeroporto abandonado em Atenas será transformado no maior parque costeiro da Europa" [Abandoned Airport near Athens, Greece, Set to be Transformed into Europe’s Largest Coastal Park] 30 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993722/aeroporto-abandonado-em-atenas-sera-transformado-no-maior-parque-costeiro-da-europa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.