Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada?

A maioria de nós usa escadas todos os dias, mas poucas vezes paramos para contemplar seu design ou pensar muito em sua função. Com seus degraus, espelhos e guarda-corpos, elas são facilmente um dos elementos arquitetônicos mais fundamentais em qualquer edificação com mais de um pavimento. Além de fornecer um acesso seguro, simples e fácil de um andar ao outro, é através de escadas que os arquitetos criam formas espaciais exclusivas e visuais fortes. De longe, pode-se observar pessoas se movendo para cima e para baixo repetidamente; De dentro, o usuário é apresentado a novos ângulos e maneiras de perceber um espaço. Portanto, uma boa escada é mais do que apenas um meio de circulação vertical. Através de sua força e escala, pode se tornar o protagonista de um espaço - um ponto focal de design que sobe ao nível da arte. Neste artigo, apresentamos suas características versáteis e qualidades materiais através de uma seleção de exemplos inspiradores, todos os quais podem ser encontrados na seção 'Escadas' do Architonic.

As escadas evoluíram drasticamente ao longo dos anos. Dos projetos intrincados e ornamentados do Art Nouveau, até a estética de linhas limpas mais minimalista de hoje. Com tecnologias inovadoras e métodos de fabricação aprimorados, as escadas agora podem adotar formas esculturais complexas, explorar novas possibilidades criativas e até desafiar as limitações estruturais. E graças a essa alta flexibilidade de design, há praticamente opções infinitas para escolher ao selecionar o ajuste certo para sua casa. Obviamente, a maioria de nós não substitui as escadas interiores com muita frequência; portanto, seja para novos projetos ou reformas, é importante para arquitetos, designers e proprietários escolher sabiamente.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 2 de 21
BSP20 House / Raúl Sánchez. Image

Alguns fatores a serem considerados ao projetar uma escada

Antes de qualquer decisão estética, um dos primeiros fatores a levar em consideração é o orçamento, pois pode restringir automaticamente o material e as opções estilísticas. O aço, por exemplo, geralmente é mais caro que a madeira - assim como as escadas em espiral são mais caras que as retas. Segundo, seguir as normas construtivas locais é crucial para garantir a segurança, especialmente quando há crianças ou membros idosos na casa que possam exigir escadas mais robustas e sem acidentes. A escolha também é limitada pelas dimensões disponíveis. Enquanto um espaço maior exige uma grande escada, em um espaço limitado pode-se incluir apenas uma escada curva ou em espiral. Nesse sentido, pode ser útil lembrar como calcular as dimensões da escada.

Depois que esses pontos são definidos, há muitos tipos de escadas para escolher, sendo as mais comuns: retas, curvas, em leque, espirais e helicoidais. Como as escadas retas aumentam toda a sua ascensão ao longo de apenas um eixo linear, são mais fáceis de instalar e podem ser empurradas para um dos lados do espaço, oferecendo uma aparência elegante e minimalista, mas podem ser simples demais para alguns. As escadas curvas permitem que os especificadores as apertem nos cantos de uma planta, exigindo uma área mais curta, mas mais larga, nos dois pavimentos. Dependendo do número de curvas de 90 graus, elas podem ser em forma de L, U e até S. Escadas com leques, por outro lado, usam dois degraus de 45 graus ou três, com 30° para virar a esquina, proporcionando uma curva suave.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 3 de 21
Peter's House / Studio David Thulstrup. Image

Embora as tipologias espirais e helicoidais sejam frequentemente misturadas, elas são realmente bem diferentes. Enquanto as escadas em espiral são mais apertadas - envolvendo a borda fina de seus degraus em torno de um eixo central - as escadas helicoidais incluem degraus mais profundos que aumentam de maneira mais ampla e gradual. Com sua elegância e complexidade, ambos os estilos representam o auge da artesania da escada.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 4 de 21
Casa do Monte / Leopold Banchini Architects + BUREAU. Image © Dylan Perrenoud

A importância de selecionar os materiais corretos

Independentemente do estilo, que tende a ser definido pela quantidade de espaço de qualquer maneira, talvez a decisão mais importante diz respeito ao material principal com o qual a escada será construída - concreto, madeira, aço ou vidro, entre outros. Mas por que isso é tão crucial? Escolher o material certo não apenas contribui para a estética de uma casa; também define as limitações de integridade estrutural, desempenho, ciclo de vida e design, além de influenciar os custos e o volume de tráfego de pedestres. Por fim, tudo se resume ao gosto e prioridades pessoais. Enquanto alguns podem preferir uma escada de vidro para combinar com um estilo luxuoso, outros podem querer priorizar a durabilidade com uma escada de concreto.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 5 de 21
C-15 House / Ábaton Arquitectura. Image

Para facilitar o processo de seleção, abaixo, exploramos as características únicas dos materiais mais comuns para escadas, juntamente com uma série de exemplos inspiradores que certamente fazem uma afirmações nas casas modernas.

Concreto: moderno e durável

O concreto, com sua capacidade única de ser moldado em qualquer forma complexa, é o material mais popular para construir escadas. Oferecendo uma aparência moderna, está especialmente em tendência em sua forma crua e aparente. Como o processo de fabricação - desde a preparação da base até a cura do material - pode ser bastante demorado, as escadas de concreto geralmente têm um custo mais alto do que as feitas de aço ou madeira. Elas fornecem, no entanto, excelente absorção de ruídos e calor, resistência ao fogo e durabilidade, com uma capacidade inigualável de suportar cargas pesadas e alto impacto. E como o concreto pode ser esmagado para ser reutilizado novamente em novas misturas, essas escadas também podem ser fabricadas de forma sustentável.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 6 de 21
House T / LANZA Atelier. Image © Dane Alonso
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 7 de 21
56 Leonard Street / Herzog & de Meuron. Image © Hufton+Crow
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 8 de 21
Jardins House / CR2 Arquitetura. Image © Fran Parente
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 9 de 21
C-15 House / Ábaton Arquitectura. Image Courtesy of Ábaton Arquitectura

Para mais exemplos, visite a categoria de produtos 'Escadas de concreto' no Architonic.

Madeira: quente e versátil

Graças ao seu aconchego, as escadas de madeira existem há algum tempo, alcançando uma sensação rústica tradicional ou um visual moderno e elegante. Mas nem todas as opções de madeira são apropriadas para escadas. Em vez de madeira fabricada como chapas de compensado ou MDF, a melhor escolha tende a ser madeira maciça como abeto, faia, carvalho ou nogueira. Embora estes diferem em preços e qualidades visuais, geralmente têm um desempenho muito bom nas escadas. Embora a madeira exposta não dure tanto quanto o aço, é possível obter desempenho excepcional com métodos de fabricação aprimorados, uma manutenção de rotina e acabamentos como goma-laca e laca. Sem esse cuidado, é provável que a escada sofra danos no uso diário.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 10 de 21
Condeixa House / BAAU + Diego Inglez de Souza. Image © Attilio Fiumarella
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 11 de 21
Heat 360 / Azovskiy&Pahomova architects. Image © Andrey Avdeenko
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 12 de 21
House Breukelen / Zecc Architects + BYTR Architects. Image © Stijn Poelstra
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 13 de 21
SDM Apartment / Arquitectura en Movimiento Workshop. Image © Bharath Ramamrutham

Para mais exemplos, visite a categoria de produtos 'Escadas de madeira' no Architonic.

Aço: industrial e flexível

Com a aparência industrial sofisticada ganhando popularidade nos últimos anos, as escadas de aço voltaram aos holofotes. O material é flexível e pode ser fabricado em muitas formas estreitas diferentes - pintadas ou deixadas expostas, perfuradas ou contínuas. Suportando grandes esforços, as escadas de aço duram uma vida inteira. De fato, mesmo que o material seja reutilizado repetidamente, sua força e durabilidade nunca são comprometidas. Essas escadas também são facilmente montadas com porcas e parafusos ou soldagem, geralmente sendo mais rápida e mais barata para instalar do que as escadas de madeira, por exemplo. No entanto, o aço pode ser muito barulhento, o que pode criar inconvenientes em áreas da casa que exigem silêncio.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 14 de 21
Brutalist Duplex Apartment in de Riverside Tower / Studio Okami Architects. Image © Olmo Peeters
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 15 de 21
Mendelkern / DZL Architects. Image © Tal Nisim
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 16 de 21
Pan House / 2BOOKS design. Image © Millspace&Workpaperpress
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 17 de 21
Wrap House / APOLLO Architects & Associates. Image © Masao Nishikawa

Para mais exemplos, visite a categoria de produtos 'Escadas Metálicas' no Architonic.

Vidro: luxuoso e surpreendentemente forte

O vidro é a melhor opção de alcançar uma aparência luxuosa ultra-contemporânea. Dando a impressão de caminhar no ar, seus vários níveis de transparência permitem que a luz natural passe em diferentes intensidades. Inicialmente, vidro e escadas não parecem compatíveis. Mas, graças a melhorias tecnológicas significativas, um material outrora delicado agora adquiriu grande força. Usando vidro arquitetônico especial que é tratado quimicamente, temperado e laminado, é possível construir escadas de vidro com grande resistência às cargas estruturais. Eles podem suportar o desgaste diário, além de suportar choques e impactos. No entanto, entre outros materiais comuns, as escadas de vidro ainda permanecem as menos duráveis, precisando da manutenção mais regular.

Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 18 de 21
GC House / YourArchitectLondon. Image © Adrián Vásquez
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 19 de 21
Sardinera House / Ramón Esteve. Image © Mariela Apollonio
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 20 de 21
Sing House Vitznau / Gole GmbH. Image © Damian Poffet
Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada? - Imagem 21 de 21
Light Loft / LPzR architetti associati. Image © Chiara Pranzo-Zaccaria, Gabriele Pranzo-Zaccaria

Para mais exemplos, visite a categoria de produtos 'Escadas de vidro' no Architonic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Concreto, madeira, aço ou vidro: como escolher o material de uma escada?" [Concrete, Wood, Steel and Glass: How to Choose the Material of a Staircase?] 25 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983268/concreto-madeira-aco-ou-vidro-como-escolher-o-material-de-uma-escada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.