Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço

Nas discussões arquitetônicas atuais, a sustentabilidade é um tema chave. As empresas de arquitetura adotam o termo como uma parte fundamental de seu ethos de design, e as escolas de arquitetura globalmente integraram o projeto de arquitetura “verde” como um componente central de seus currículos. Essa conversa sobre sustentabilidade também foi filtrada em ações mais individuais que podem ser tomadas em seu contexto imediato. On-line, por exemplo, há muitos guias sobre como tornar sua casa mais ecológica e eficiente em termos de energia.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 2 de 16Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 3 de 16Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 4 de 16Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 5 de 16Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Mais Imagens+ 11

A vida sustentável, no entanto, tem uma questão premente desde a escala doméstica até a escala urbana – a do espaço. As crises habitacionais que assolam as cidades em todo o mundo são reflexo dessa questão. No Reino Unido, os profissionais debateram se a capital de Londres é uma cidade "superconstruída" ou se há simplesmente um espaço desperdiçado que não é aproveitado. No mercado imobiliário existente no país, o espaço doméstico é limitado. Comparado com qualquer país europeu, o Reino Unido tem as menores casas por área útil, com a área média residencial sendo de 76 metros quadrados. A área média do espaço residencial da Dinamarca, por exemplo, é cerca de 137 metros quadrados.

Em Hong Kong, a questão espacial é ainda mais documentada. Apenas 7% dos terrenos são zoneados para habitação, com a maioria destinada aos moradores mais ricos. Isso significa que pessoas de todas as faixas etárias são forçadas a viver nos chamados “micro-apartamentos”. Esses moradores pagam centenas de dólares mensais de aluguel por espaços que, em média, totalizam menos de 9 metros quadrados.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 12 de 16
Hong Kong - Tiny Apartments. Imagem © Benny Lam - Society for Community Organisation
Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 13 de 16
Hong Kong - Tiny Apartments. Imagem © Benny Lam - Society for Community Organisation

solução para a escassez de moradias na cidade, onde apartamentos com menos de 37 metros quadrados estão se tornando cada vez mais comuns. Os investidores citaram custos mais baratos, e alguns destacaram que padrões espaciais maiores não são a resposta, à medida que as cidades têm se tornado cada vez mais densas.

Mas o espaço é uma questão multifacetada. Soluções habitacionais apropriadas, infelizmente, ainda são muito ditadas pelas forças do mercado. No entanto, o ponto de vista dogmático defendido por muitos na indústria da construção, de que construir casas maiores equivale a um projeto mais caro, nem sempre é verdade. Um caso em questão é encontrado no trabalho dos vencedores do Prêmio Pritzker de 2021, Lacaton & Vassal. Defendendo a “generosidade” seu projeto de 2005, “Cité Manifeste” foi um exercício para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Em vez da habitual área de habitação de três quartos com 70 metros quadrados, eles aumentaram a área útil para 150 metros quadrados.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 10 de 16
Cité manifeste, Mulhouse - Lacaton & Vassal. Imagem © Phillipe Ruault

O empreiteiro apresentou ao profissional que executaria o projeto uma estimativa mais cara devido ao aumento da área – mas isso ocorreu apenas porque as grandes empresas de construção baseiam suas cotações no preço por metro quadrado de uma residência padrão. Desejando manter a área de 150 metros quadrados, eles solicitaram cotações de fornecedores para vários componentes - como colunas de concreto e planos de vidro. O resultado final foi uma moradia de 150m2 que custou o mesmo que a moradia de 70m2. Mais espaço por  exatamente a mesma quantidade de dinheiro.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 11 de 16
Cité manifeste, Mulhouse - Lacaton & Vassal. Imagem © Phillipe Ruault
Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 14 de 16
Cité manifeste, Mulhouse - Lacaton & Vassal. Imagem Cortesia de Lacaton & Vassal

Em um contexto menor, a Lacaton & Vassal projetou a "Maison Latapie" – um projeto de baixo orçamento que, no entanto, conseguiu oferecer muito espaço. Uma casa para um jovem casal com dois filhos necessita de uma área útil maior, e o projeto oferece 120m2 de acomodação, com um jardim posterior de 65m2. O compromisso entre espaço e os materiais foi feito usando uma paleta acessível - aço galvanizado corrugado, policarbonato e madeira compensada formando uma casa não convencional, mas ainda assim espaçosa.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 7 de 16
Maison Latapie - Lacaton & Vassal. Imagem © Phillipe Ruault
Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 8 de 16
Maison Latapie - Lacaton & Vassal. Imagem © Phillipe Ruault

A área construída relativamente maior da Maison Latapie significa que os espaços podem ser divididos como os clientes acharem melhor, com ambientes se expandindo e contraindo de acordo com as mudanças sazonais. O movimento da micro-casa explodiu em popularidade nos últimos anos, mas a perspectiva da Lacaton & Vassal é interessante em uma época na qual os setores público e privado procuram se contentar com as menores áreas possíveis. Sua filosofia é que se pode fazer mais quando tem mais espaço - as divisórias podem ser colocadas para subdividir os cômodos se preferir menos espaço, enquanto aqueles que precisam de mais espaço podem abrir os ambientes para sua satisfação.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 9 de 16
Cité manifeste, Mulhouse - Lacaton & Vassal. Imagem © Phillipe Ruault

Maison Latapie, no entanto, é uma casa suburbana. Habitações de alta densidade acessíveis com áreas construídas maiores, como Cité Manifeste em cidades maiores, infelizmente ainda são poucas e distantes entre si, e soluções de micro-apartamentos ainda estão sendo apresentadas. Arquitetos em Hong Kong projetaram micro-apartamentos para serem embutidos em tubos de concreto, em uma tentativa de resolver a crise habitacional de baixo custo, mas esta é uma solução limitada. Pessoas com deficiência, por exemplo, são amplamente deixadas de fora da conversa e, mesmo em apartamentos que atendem às diretrizes de acessibilidade para deficientes, o tamanho da sala é sacrificado para aumentar as cozinhas e os banheiros.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 16 de 16
James Law Cybertecture - OPod 1 project. Imagem © James Law Cybertecture

Uma habitação menor produzirá menos emissões de carbono. Casas menores são, em geral, mais sustentáveis. Mas essa área menor ainda precisa ser acessível. Como os projetos de reutilização adaptativa convertem vários edifícios em habitações – áreas generosas ainda precisam ser priorizadas.

Os micro-apartamentos podem ser anunciados como soluções acessíveis e de baixa emissão de carbono para a crise habitacional, mas enquanto apartamentos de luxo em cidades como Londres continuam a ser construídos e não são vendidos, fica claro que as soluções arquitetônicas podem fazer muito mais em meio a essa desigualdade de espaços.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço - Imagem 6 de 16
Maison Latapie - Lacaton & Vassal. Imagem © Phillipe Ruault

Este artigo é parte do tópico do ArchDaily: Caminho para uma arquitetura neutra em carbono apresentado por Rander Tegl.

Randers Tegl pretende assumir a responsabilidade e pensar sustentável como parte do alcance da meta do Net Zero, tanto em termos de como os materiais de construção afetam o clima e como os materiais envelhecem, mas também com foco na arquitetura. É por isso que a Randers Tegl criou sua série sustentável GREENER, que surge com a documentação completa na forma de EPD, para ser possível utilizar o produto em programas de cálculo técnico.

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço" [Sustainability: The Space Debate] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978969/sustentabilidade-e-suas-implicacoes-no-desenho-do-espaco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.