Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 2 de 43Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 3 de 43Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 4 de 43Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 5 de 43Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Mais Imagens+ 38

Antes de ser um motorista ou ciclista, todos somos pedestres. Pensar modos mais seguros do trânsito a pé, mas que também tragam alternativas de lazer e contemplação para os transeuntes, é conceber uma cidade mais justa e que brinda uma maior qualidade de vida - que respeita a todos seus cidadãos e preza pela saúde destes. Sendo assim, reunimos aqui alguns parques, travessias e passarelas que foram pensadas exclusivamente para o uso não motorizado.

Espaços de conexão e acessibilidade

Em Cabo Verde, a Reabilitação Urbana de Alto de Bomba reconhece o a malha urbana existente - muitas vezes em estado precário -, a partir da qual se organiza uma discussão permanente que possibilita ativar os espaços ao produzir uma maior acessibilidade e conceber zonas de encontro para a comunidade.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 6 de 43
Reabilitação Urbana de Alto de Bomba / OUTROS BAIRROS. Foto: © Marcelo Londoño
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 8 de 43
Reabilitação Urbana de Alto de Bomba / OUTROS BAIRROS. Foto: © Marcelo Londoño

A importância do patrimônio histórico edificado e a conciliação dos diversos usos existentes e desejados para o importante eixo de ligação no Centro Histórico de Salvador, no Brasil, são priorizados no projeto da Ladeira da Barroquinha, que aproveita a morfologia do terreno que acompanha os desníveis da Rua Chile e cria plataformas em concordância com a inclinação da rua.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 9 de 43
Ladeira da Barroquinha / Metro Arquitetos Associados. Foto: © Ilana Bessler
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 36 de 43
Planta - Ladeira da Barroquinha / Metro Arquitetos Associados

Outros possíveis destaques são a Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago que recupera a ideia do caminho a partir de um percurso sinuoso, que além da melhoria funcional, se apresenta como um marco da mudança de tempo (chegada) e espaço (entre a montanha e a cidade), e as Escadas do Monte dos Judeus que aborda a estratégia dos novos “percursos pedonais mecanizados” e reforça a interligação urbana pedestre, traduzida num percurso circular de larga escala que liga a parte alta da cidade ao rio e vice-versa.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 13 de 43
Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos. Foto: © Luís Díaz Díaz
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 12 de 43
Escadas do Monte dos Judeus / depA architects + Pablo Pita Arquitectos. Foto: © José Campos

Por fim, a Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac demonstra como pensar a conexão entre diferentes distritos pode trazer espaços de contemplação da paisagem que respeitam a natureza e ajudam a gerenciar as águas pluviais.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 28 de 43
Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig. Foto: © Jordi Surroca

Explorando o contato com a água

Projetar ao lado da orla de rios e praias, não se trata apenas de contar com o elemento da água como principal fator do projeto, mas também em favorecer a construção de espaços públicos de qualidade para a cidade. Como demonstra o projeto Tapete Albanês, que cria uma praça para pedestres, minimizando a circulação e a presença de carros, a partir de uma área de pavimentação compartilhada.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 19 de 43
Tapete Albanês / Casanova + Hernandez Architects. Foto: © Ergys Zhabjaku
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 40 de 43
Planta - Tapete Albanês / Casanova + Hernandez Architects
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 23 de 43
Reabilitação da Orla Minhang / SPARK Architects. Foto: © Shine Lab
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 41 de 43
Planta - Reabilitação da Orla Minhang / SPARK Architects

Vale também destacar a proposta de Reabilitação da Orla Minhang que gera um ambiente recreativo e facilita melhores conexões de pedestres ao promover um ambiente de vida mais saudável e sustentável, e a Orla Marítima de Aldilonda que cria uma promenade que se alarga e configura espaços de descanso, além de permitir uma maior interação com o próprio mar.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 17 de 43
Orla Marítima de Aldilonda / Dietmar Feichtinger Architectes. Foto: © Dietmar Feichtinger Architectes / David BoureauDavid Boureau

Espaços de contemplação

Outro destaque para projetos que priorizam o movimento humano está em espaços de contemplação que são criados como mirantes e que muitas vezes são concebidos com uma linguagem que convida as pessoas a desbravarem seus espaços.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 26 de 43
Passarela-Mirante sobre as Minas de Rioseco / Zon-e Arquitectos. Foto: © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 42 de 43
Isométrica - Passarela-Mirante sobre as Minas de Rioseco / Zon-e Arquitectos

Desacelerar, desconectar, deixar-se envolver pela imensidão da paisagem e refletir é um dos objetivos da Passarela-Mirante sobre as Minas de Rioseco, uma proposta que valoriza a paisagem natural, bem como o patrimônio industrial, a história e a memória da mineração na Espanha. Já o Chemin des Carrières, a trilha das pedreiras, é um laço ondulado na paisagem, um convite para caminhar e descobrir paisagens esquecidas por trás da ambiciosa reconquista da ferrovia Rosheim-St Nabor, na Alsácia.

Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 30 de 43
Chemin des Carrières / Reiulf Ramstad Arkitekter. Foto: © 11H45
Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar - Imagem 43 de 43
Croqui - Chemin des Carrières / Reiulf Ramstad Arkitekter

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Pedestres em foco: projetando espaços de qualidade para o caminhar" 26 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973170/pedestres-em-foco-projetando-espacos-de-qualidade-para-o-caminhar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.