Escadas do Monte dos Judeus / depA architects + Pablo Pita Arquitectos

Escadas do Monte dos Judeus / depA architects + Pablo Pita Arquitectos

© José Campos© José Campos© José Campos© José Campos+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  760
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Liftech
  • Arquitetos Responsáveis:depA architects + Pablo Pita Arquiitectos
  • Cliente:Câmara Municipal do Porto
  • Engenharia:Edgar Brito, CPX, Alexandra Vicentes, MSE
  • Sinalética:OKPA Studio
  • Cidade:Porto
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estratégia dos novos “percursos pedonais mecanizados” procura reforçar a interligação urbana pedestre, traduzida num percurso circular de larga escala que liga a parte alta da cidade ao rio e vice-versa. Na cota alta da cidade a circulação está historicamente consolidada, procurando-se agora ligar a encosta do Palácio de Cristal até Miragaia e, finalmente, daí até ao morro das Virtudes.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

Para tal, elementos arquitectónicos desenham “transposições mecanizadas” e funcionam como um grampo urbano em pontos estratégicos, fechando o percurso circular que é criado.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

Assim, a velha escadaria que percorre a escarpa de Miragaia foi profundamente trabalhada para integrar três conjuntos de escadas mecanizadas. O projecto estrutura-se a partir de um grande muro existente de pedra (que era já visível na planta topográfica da cidade do século XIX), que divide a nova escadaria mecanizada em três secções não axiais, evitando um grande rasgo linear na malha histórica. Esta estratégia de desencontro entre os vários tramos permite também uma fusão mais orgânica e fluída dos novos elementos com a sua envolvente.

© José Campos
© José Campos
Planta
Planta
© José Campos
© José Campos

Procurando lidar com a história da cidade, o seu ambiente e a sua materialidade, a intervenção desenha-se em simbiose e continuidade com essa identidade, sem deixar de assumir os novos elementos enquanto marcos do novo tempo de intervenção: aqui as novas pedras de aresta viva e as paredes de betão bujardado colorido são essenciais – ligam-se materialmente aos espaços e elementos pré-existentes e assumem-se simultaneamente contemporâneos. A escadaria existente foi conservada conforme o original e é agora pontuada por pequenos espaços ajardinados ao longo da subida.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escadas do Monte dos Judeus / depA architects + Pablo Pita Arquitectos" 31 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962493/escadas-do-monte-dos-judeus-depa-architects-plus-pablo-pita-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.