José Campos

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas / Menos é Mais Arquitectos + João Mendes Ribeiro

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 19

Casa do Pinheiro Manso / Atelier in.vitro

© José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 19

Porto, Portugal
  • Arquitetos: Atelier in.vitro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Villa Bunkherr / Phillip Architekten BDA

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 22

Wehrheim, Alemanha

Casa em Ansião / Espaço P2

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 31

Ansião, Portugal
  • Arquitetos: Espaço P2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten

© José Campos Cortesia de Philipp Architekten Cortesia de Philipp Architekten © José Campos + 30

Passau, Alemanha

Minimalismo contemporâneo: a arquitetura dos retiros rurais

O minimalismo molda a arquitetura há mais de um século, abraçando novos materiais e rejeitando ornamentos, o movimento modernista fundamentou a arquitetura minimalista através da forma e função racionais. Ao longo do século XX, os arquitetos retomaram o minimalismo ao trabalhar com vidro, aço e concreto armado, porém com o tempo, tornaram-se condicionados também ao custo e estética dessas construções.

© Doublespace Photography © Marc Goodwin © Torfi Agnarsson © Jose Campos + 14

Casa da Lany / Merooficina

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 27

  • Arquitetos: Merooficina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Como as cores influenciam a Arquitetura

Assim como as cores de uma pintura ou de uma fotografia abstrata podem despertar um certo humor, as cores de um edifício ou sala podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. Fisiologicamente, diversos estudos mostraram que a luz azul retarda a produção de melatonina, mantendo as pessoas mais alertas ou acordadas mesmo à noite. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas - por exemplo, elas podem perceber a cor vermelha como ameaçadora ou assustadora por causa de sua conexão com o sangue.

No geral, a maneira como uma sala é pintada pode ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, ao mesmo tempo que uma fachada pode ser percebida de maneiras dramaticamente diferentes, dependendo de como são suas cores. Abaixo, resumimos as associações emocionais de todas as cores, avaliando seus efeitos diferentes à medida que cada uma é usada no espaço arquitetônico.

Design Wing / Coordination Asia. Image © Coordination Asia Hotel Encanto Acapulco / Miguel Angel Aragonés. Image © MAA Family Box Qingdao / Crossboundaries. Image © Xia Zhi Le Soufflet / NatureHumaine. Image © Adrien Williams + 52

Casa da Piscina / António Cruz Lopes

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 35

Marco de Canaveses, Portugal
  • Arquitetos: António Cruz Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Casa Chã / Pablo Pita Arquitectos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 21

Casa em Afife / Guilherme Machado Vaz

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 22

Afife, Portugal

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG + 19

Empreendimento Turístico em Espaço Rural – Casa de Campo em Lugar da Lapa / Adapteye

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 29

Cinfães, Portugal
  • Arquitetos: Rui Filipe Veloso
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  278
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Nobrand / FCC Arquitectura

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 24

  • Arquitetos: FCC Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  427
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Casa Moreira / César Machado Moreira

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 32

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  288
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Hotel em Coimbra / depA

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 47

Coimbra, Portugal
  • Arquitetos: depA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017