Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Prateleira, Cadeira, VigaCasa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, MesaCasa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Mais Imagens+ 29

Grândola, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CR Cerâmicas, Kebony, OHM, Secil, panoramah!®
  • Arquiteto Líder: Gonçalo Bonniz
  • Equipe De Projeto: Teresa Cabido
  • Estrutura: Elíptica - Engº Rui Pires
  • Instalações: Sustentável - Engº Jorge Rosa
  • Paisagismo: Greengest - Arqtª Ana Videira
  • Decoração: Flores Textile Studio - Emma Pucci, Valentina Pilia
  • Construtora: Matriz - Engº Filipe Queiroz
  • Cidade: Grândola
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar a casa Fonte das Perdizes foi um desafio bastante diferente, pois o programa exigia uma casa de linhas simples e contemporâneas, totalmente integrada na paisagem natural agreste do Alentejo.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior
© José Campos

O local certo para a construção da casa foi naturalmente escolhido, pois era o único que permitia que a casa dominasse a paisagem, tivesse o melhor contacto com a envolvente natural e preservasse as azinheiras existentes. Esta preocupação com as árvores, ajudou a esculpir a forma da casa, e contribuiu para valorizar as suas áreas, tornando-as mais integradas no terreno.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Geraldine Bruneel
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Geraldine Bruneel

A utilização de cores naturais foi essencial para o desenvolvimento deste projeto, a sua integração cromática foi um fator preponderante para provocar a integração natural da casa na paisagem rural, privilegiando-se a utilização de materiais que se misturassem com cores autóctones, e ao mesmo tempo oferecessem a durabilidade exigida pelo clima rigoroso do Alentejo. A existência de rochas multicoloridas, com pigmentos cinzentos e castanhos, foram as cores chave que orientaram a seleção dos materiais.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Geraldine Bruneel
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Imagem 30 de 34
Planta - Térreo
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© José Campos

Sendo o betão um dos materiais pré-selecionados, apenas tivemos de ajustar a sua cor ao tom pretendido, um cinzento-escuro. Por outro lado, para combinar com a cor castanha, precisávamos de um material mais quente, tendo sido selecionada madeira de Pinho, com tratamento especial para permitir a sua utilização nos interiores e exteriores da casa, resultando numa combinação perfeita entre o betão cinzento-escuro e uma madeira escura e sedosa.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Geraldine Bruneel

A forma da casa, feita em 3 alas de 45 graus, segue uma orientação Este-Oeste e separa radicalmente o Norte do Sul, com um muro cego de betão com 47 metros de comprimento e 3,50 metros de altura. A entrada principal da casa foi pensada para ser feita através de um pequeno pátio privado, marcado por uma velha azinheira, que serve de charneira e ponto de equilíbrio a todo o projeto.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Geraldine Bruneel
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Imagem 32 de 34
Cortes
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga
© Geraldine Bruneel

Ultrapassada esta barreira norte, a casa abre-se amplamente para a paisagem alentejana, onde a sua área social, de 170m2, partilha uma janela de 35 metros de largura, protegida por uma pala de betão com 5 metros, que protege o interior da casa do calor abrasador do verão.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior
© José Campos

A cozinha, situada na ala central da casa, separa a zona de refeições, no lado nascente, da zona de estar, no lado poente, abrindo-se para um amplo terraço. A parte privada da casa situa-se nas alas laterais, nascente e poente, com acesso por longos corredores iluminados pelas 2 portas de entrada da casa, que conduzem aos quartos.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Viga
© José Campos
Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior
© José Campos

Os interiores da casa utilizam os mesmos materiais que foram escolhidos para o exterior, minimizando ao máximo a sua variedade e o esquema de cores do projeto. Assim, as paredes, tetos e pavimentos utilizam o mesmo betão aparente cinzento-escuro e todas as carpintarias foram concebidas para manter uma linguagem arquitetónica uniforme ao longo de toda a casa, utilizando a mesma madeira de pinho, nos revestimentos das paredes, portas, armários, cozinha e portadas.

Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fonte das Perdizes / gonçalobonniz arquitectos" 28 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011947/casa-fonte-das-perdizes-goncalobonniz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.