Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos

Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de ExteriorRampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - ConcretoRampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de ExteriorRampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de ExteriorRampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Mais Imagens+ 7

Santiago de Compostela, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  333
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luís Díaz Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Granichan, iGuzzini
Mais informaçõesMenos informações
Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A entrada do Caminho de Santiago na cidade coincide com o encontro entre os pés do sagrado Monte do Gozo e as infraestruturas de alta velocidade que o rodeiam. Até então, uma longa e íngreme escada resolvia esta intersecção final de descida, construída sobre o corte dado pelos trilhos, rompendo a continuidade do percurso e dificultando a acessibilidade das pessoas, impedindo a mobilidade em cadeira de rodas, bicicleta ou a cavalo.

Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Concreto
© Luís Díaz Díaz
Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz

A rampa recupera a ideia do caminho e substitui a escada, aproveitando os cortes feitos no declive. Seu declive suave permite parar e observar a cidade que surge ao longo do caminho. As curvas, com as suas voltas e reviravoltas, são utilizadas como espaços de transição em que se dá a mudança para o urbano, mas também a memória da natureza que vai ficando para trás. Nesse sentido, o percurso sinuoso de 111 metros de comprimento e 2,5 de largura, além da melhoria funcional, funciona como um marco da mudança de tempo (chegada) e espaço (entre a montanha e a cidade).

Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Imagem 9 de 12
Planta

Construída em formato de "U", com concreto e pedra nas suas extremidades, a estrutura se apoia e se separa do solo com vãos de 25 metros, acompanhada por um vão que abriga os cortes de iluminação e expansão que servem para drenagem. Todo canal acompanha o peregrino que entra na cidade e tem o próximo objetivo, a catedral.

Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz
Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rampa de Chegada ao Caminho de Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos" [Rampa - Llegada del camino francés a Santiago / CREUSeCARRASCO Arquitectos] 30 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967590/rampa-de-chegada-ao-caminho-de-santiago-creusecarrasco-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.