Luis Diaz Diaz

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Equidade, otimismo e descentralização: 5 jovens escritórios europeus

O New Generations é uma plataforma europeia que analisa jovens escritórios inovadores, proporcionando um novo espaço de troca de conhecimento e confronto, teoria e produção. Desde 2013, o New Generations já envolveu mais de 300 escritórios em um programa diversificado de atividades culturais, como festivais, exposições, chamadas públicas, vídeo-entrevistas, workshops e formatos experimentais.

Lavanderia, um luxo dispensável – ou onde colocar a máquina de lavar na casa contemporânea?

Na arquitetura residencial, sempre houve espaços indispensáveis e outros que podemos ignorar. Ao projetar uma residência, nossa tarefa é basicamente configurar, conectar e integrar diferentes funções da forma mais eficaz e eficiente possível, obrigando-nos a priorizar. E embora hoje muitos apostem numa arquitetura cada vez mais fluida e indeterminada, poderíamos dizer que o dormitório, o banheiro e a cozinha são o núcleo fundamental de toda casa, permitindo o descanso, o preparo da comida e a higiene pessoal. Em seguida, surgem alguns espaços de reunião e outras áreas de serviço, e com eles possivelmente existem saguões, corredores e escadas que os conectam. Cada espaço agrega novas funções que seus moradores podem desempenhar com maior facilidade e conforto, e assim a vida começa a se desenvolver de forma mais adequada.

No entanto, menos metros quadrados no banheiro podem nos permitir ampliar a sala de estar. Ou ainda, eliminar alguns espaços aparentemente dispensáveis ​​poderia proporcionar uma agradável espaço aos seus futuros habitantes. Em um mundo superpovoado com cidades cada vez mais densas, quais funções temos descartando para dar mais espaço ao essencial? Analisamos o caso da lavanderia, que foi reduzida e integrada nas outras zonas da casa para dar o seu espaço a outras funções.

Transformação da Praça em Mallabia / azab

© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz+ 15

  • Arquitetos: azab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AISLUX, MADERGIA, Maderplay

Apartamento Torremuelle. Uma sala de frente para o mar / Estudio Primitivo González

© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz+ 17

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ecophon, Forbo, Kettal, Klein, Roca, +5

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura

A New Generations é uma plataforma dedicada a descobrir e promover o trabalho de arquitetos jovens e emergentes no cenário europeu, proporcionando um espaço de troca e aprendizado, voltado tanto aqueles que se dedicam a prática quanto a teoria na arquitetura. Desde a sua fundação em 2013, a New Generations trouxe à público mais de 300 escritórios promissores de arquitetura, apresentando um cenário diversificado de studios e ateliês dedicados às mais diferentes atividades culturais, promovendo festivais, exposições, chamadas abertas, entrevistas e oficinas.

Mirante da Cova / ARROKABE Arquitectos

© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz+ 47

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Accoya

Reorganizar, pintar, cultivar: maneiras de animar sua casa em tempos de isolamento social

À medida que cidades em todo o mundo ficam paralisadas por conta do surto de COVID-19, muitas pessoas foram solicitadas a ficar em casa, deixando apenas trabalhadores essenciais continuando a sair para manter o mundo funcionando. Grande parte das famílias e indivíduos passaram a maior parte do tempo em casa, autorizados a sair apenas para comprar mantimentos essenciais. Como muitos podem sentir ansiedade devido ao confinamento e à falta de interação, sugerimos maneiras diferentes de animar sua casa durante o distanciamento social, melhorando o espaço interior por meio de atividades produtivas.

© Marcelo Donadussi© Tres a Uno EstudioCourtesy of A'Lentil Design© Jan Vranovsky+ 18

Apartamento Mixtape / AZAB

© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz+ 14

  • Arquitetos: AZAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cinca, EGE, Finsa, Viabizzuno, iGuzzini

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável

Durante as últimas décadas, os espaços interiores tornaram-se cada vez mais abertos e versáteis. Desde as paredes grossas e múltiplas subdivisões das villas paladianas, por exemplo, às plantas livres e multifuncionais de hoje, a arquitetura tenta combater a obsolescência, fornecendo ambientes mais eficientes para a vida transcorrer, facilitando as experiências cotidianas de pessoas no presente e futuro. E enquanto as antigas vilas de Palladio ainda podem acomodar uma variedade de recursos e estilos de vida, reajustando seus usos sem alterar um centímetro de sua simetria e modulação originais, hoje a flexibilidade parece ser a receita para prolongar a vida dos edifícios tanto quanto possível.

Como projetar espaços neutros e flexíveis o suficiente para se adaptar ao ser humano em evolução, oferecendo as soluções que cada pessoa demanda hoje em dia? Um elemento antigo pode ajudar a redefinir a maneira como concebemos e habitamos o espaço: cortinas.

Emperor Qianmen Hotel / asap. Image © Jonathan LeijonhufvudReady-made Apartment / azab. Image © Luis Diaz DiazPURE / Sílvia Rocio + Mariana Póvoa + esse studio. Image © Francisco NogueiraJL Madeira Office / Metro Arquitetos Associados. Image © Ilana Bessler+ 48

Apartamento ready-made / azab

© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz DiazApartamento ready-made / azab© Luis Diaz Diaz+ 16

  • Arquitetos: azab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Berker, Cinca, Etap Lighting, HAY, Ikea, +3

Residências Los Huertos / Ensalada Works + Architecture NRA

© Luis Diaz Diaz
© Luis Diaz Diaz

© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz© Luis Diaz Diaz+ 33

Sallent de Gállego, Espanha

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha

Seria a madeira o material de construção definitivo do futuro?

As histórias que as casas de madeira na Espanha contam parecem ensinar algumas lições sobre sua utilização, tanto para construir estruturas modulares, leves e transportáveis como revestimentos internos ou externos. Não só em novos projetos, mas em mobiliários e reformas.

Loft em Barcelona / MH.AP Studio

© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz+ 14

  • Arquitetos: MH.AP Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Conexões entre arte e arquitetura: inaugurada a segunda Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco

Inaugurada no último dia 10 de outubro, a Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco estará aberta aos visitantes até o próximo dia 12 de dezembro em uma série de espaços espalhados pelo território da comunidade autônoma do norte da Espanha. Conhecida como MUGAK, a Bienal Basca é um evento que não apenas busca explorar novas relações entre arte e arquitetura, mas que sobretudo tem o objetivo de aproximar a arquitetura das pessoas, promovendo a cidadania e promovendo a interdisciplinaridade da arquitetura. MUGAK tem se firmado no cenário arquitetônico internacional com um importante lugar de encontro e diálogo, uma bienal de arquitetura voltada à construção de cidades melhores, mais equilibradas e igualitárias.

Resgate e respeito pelo patrimônio: 16 projetos de renovação na Espanha

© Luis Diaz Diaz© Imagen Subliminal© Mariela Apollonio© Pol Viladoms+ 18

Nos últimos anos, a arquitetura europeia tem se voltado para a renovação e remodelação de edifícios e centros históricos, visando deminuir a expansão urbana horizontal e promover o readensamento dessas regiões. 

Além de adensar zonas anteriormente degradadas, esta tendência permitiu, em alguns casos, que populações deslocadas para as periferias voltassem a habitar os centros, desfrutando de melhores condições de acesso à infraestrutura urbana. 

Entre os países europeus que mais se destacam nesse tipo de projeto está a Espanha. Reunimos, a seguir, 16 projetos de renovação de edifícios antigos naquele país.

Residência Can Canyís / Estudio Caballero Colón

© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz© Luis Díaz Díaz+ 19

Capdepera, Espanha