Residência (Des)Ordem / BEAR

Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraResidência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Pia, BancadaResidência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, PortaResidência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaResidência (Des)Ordem / BEAR - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: BEAR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Arquitetos Responsáveis: Ane Arce e Iñigo Berasategui
  • Equipe Bear: Julene Larrea, Arthur Debelle
  • Cliente: Privado
  • Cidade: Getxo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Luis Diaz Diaz
Residência (Des)Ordem / BEAR - Imagem 14 de 17
Planta - Atual
Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
Gif

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada ao lado da Ponte Colgante e aberta em direção ao estuário, esta casa está esperando por uma oportunidade de se libertar e se livrar de uma distribuição que a oprime, projetada para uma vida, esperamos que já esquecida, de servir e ser servido. Seus novos cúmplices, um jovem casal, querem redescobri-la para poder desfrutá-la intensamente, trabalhar nela, descansar e sobretudo compartilhá-la.

Residência (Des)Ordem / BEAR - Imagem 15 de 17
Planta - Proposta
Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Luis Diaz Diaz

O casal também têm o famoso vírus do colecionador, acumulando vinis, objetos e roupas que se tornam uma extensão material de seus gostos, hobbies e companhias de viagem. Com esta premissa, a casa foi esvaziada e estruturada em torno de duas grandes estantes que se dobram e se destacam das diretrizes geométricas dadas pelo perímetro da construção, introduzindo uma certa alteração ou desordem que nos convida a passar por elas, virá-las e adentrar este mundo nelas contido.

Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Luis Diaz Diaz
Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela
© Luis Diaz Diaz

Dentro deste novo elemento ficam escondidos os banheiros e o closet-academia e, para o lado de fora, esta faixa de objetos e música protagonista contínua da casa que acompanha e permite especificar os ambientes, pois ele vai se adaptando em posição e tamanho conforme o uso que atende.

Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Pia, Bancada
© Luis Diaz Diaz

Outro destaque na casa é a cozinha que nada mais é do que uma tradução de como seus usuários utilizam esse espaço: para uma conversa com amigos, uma celebração do dia a dia que toma forma como o topo dessa grande estante com uma grande ilha poligonal em granito brasileiro que abraça o pilar e descansa sem peso sobre portas espelhadas. Uma cozinha para cozinhar olhando para a vista, com os amigos e para os amigos.

Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Luis Diaz Diaz

Os materiais são outro elemento de destaque do projeto, gerenciando esta tensão cuidadosa entre suas condições de sóbrio, barato ou áspero e sua posição, design e detalhes sofisticados como o piso de tiras de cortiça portuguesa e ripas de pinho que enfatizam a direcionalidade de suas peças, ou mobiliário à base de tábuas industrializadas com soluções singulares: portas curvas, grandes portas ocultas nos móveis, um carrinho móvel para o equipamento musical e para poder tocar em diferentes áreas, ou cores ou acabamentos que o personalizem e o imbuam daquele ar de prazer que é, em última análise, o que se procurava nesse projeto.

Residência (Des)Ordem / BEAR - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Luis Diaz Diaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Las Arenas, Getxo, Vizcaya, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência (Des)Ordem / BEAR" [Vivienda (Dis)Order / BEAR] 06 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997376/residencia-des-ordem-bear> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.